Avaliação da aprendizagem em geografia na 10ª classe, caso da escola secundária 28 de janeiro de Massinga, 2011-2012



Introdução

“Avaliação da aprendizagem em Geografia na 10ª classe, Caso da Escola Secundária 28 de Janeiro de Massinga, 2011-2012” constitui o tema desta Monografia e enquadra-se na linha de pesquisa do Departamento de Ciêncais Sociais, curso de Geografia na UP denominada Qualidade de ensino e Avaliação.

O mesmo surge no âmbito da conclusão do curso de Licenciatura em ensino de Geografia na UP-Massinga.

A reflexão sobre a avaliação de aprendizagem tornou-se central em temas de pesquisas nas instituições de ensino em Moçambique.

Esta preocupação deve-se ao facto de a avaliação nas nossas escolas estar trilhando por caminhos tortuosos, assumindo um carácter tradicional, classificatório, constituindo os testes escritos e as respectivas notas, os únicos elementos centrais deste processo.

É uma concepção que vem sendo criticada pelos educadores dada a sua inadequação a um ensino que vise formar cidadão crítico e reflexivo no meio onde vivem daí que, é na procura de formas alternativas de avaliar a aprendizagem que emana a presente monografia.

A monografia, para além da introdução é constituida por três capítulos. Na introdução faz-se a apresentação geral do estudo e o enquadramento temático do trabalho. Aqui apresentam-se os objectivos do trabalho, as metodologias usadas, as motivações que levaram a elaboração da monografia, o problema colocado e as respectivas hipóteses.

O primeiro capítulo diz respeito a fundamentação teórica do tema em pesquisa. Apresentam-se os conceitos da avaliação  da aprendizagem na perspectiva de vários autores, tipos da avaliação, funções da avaliação, instrumentos da avaliação e por fim a importância da avaliação no PEA de Geografia.

O segundo capítulo faz a análise do programa de ensino Geografia, no que tange aos seus objectivos, conteúdos, indicações metodologicas e a avaliação da aprendizagem.

No terceiro capítulo faz-se a apresentação dos dados e discutem-se os resultados obtidos durante a pesquisa. Por fim apresentam-se as conclusões finais da pesquisa, as recomendações  possivéis face a problemas detectados, a bibliografia consultada bem como anexos e apêndices.

Download do artigo
Autor: Silvino Alfredo Chavane


Artigos Relacionados


O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil

Avaliação Da Aprendizagem No Ensino Superior

O Uso Da Internet No Ensino De Geografia

Avaliação Da Aprendizagem Escolar Abordando Leitura E Escrita

Avaliação Da Aprendizagem Sob Uma Nova Perspectiva

Fórum De Discussão: Um Instrumento Avaliativo No Ambiente Virtual De Aprendizagem

A Linguagem Cartográfica Nas Aulas De Geografia