Uma forma da escola obter autonomia em si



 O que realmente significa autonomia na escola e para a escola?

 "Assim, torna-se importante reforçar a compreensão cada vez mais ampliada de projeto educativo como instrumento de autonomia e domínio do trabalho docente pelos profissionais da educação, com vistas à alteração de uma prática conservadora vigente no sistema público de ensino. É essa concepção de projeto político-pedagógico como espaço conquistado que deve constituir o elemento diferencial para o aparente consenso sobre as atuais formas de orientação da prática pedagógica." ( GADOTTI, 1994, p. 96)

 Autonimia seria seu proprio método de trabalhar, mais seguindo os parâmetros currículares, por isso o melhor meio seria pelo projeto pedágagico na unidade escolar. Ter autonomia, não significa que pode fazer como e quando quizer, cada série tem seus conteúdos a serem trabalhados. Mas essa autonomia entraria nas questões em aberto, como, avaliação, palestras, conflitos internos, horário, etc.

Ou seja, ter autonomia na unidade escolar, quer dizer, mais responsabilidade da educação com a sociedade lá fora. Já que a escola é um agente equalizador da sociedade e métodos para isso, não temos.

Autonomia no projeto é ter responsabilidade de que não está dano certo, poder mudar, pois projeto é isso, nunca esta pronto, finalizado, sempre aberto a mudanças para a melhoria da unidade em si.

 Buscar com a autonomia de um projeto feito em conjunto com a comunidade escolar, é busca uma maior possibilidade de oferecer uma educação mais justa, mais equalizadora para a sociedade que se está inserida.

Palavra-chave: Escola; Projeto Político Pedagógico; Qualidade.

REFERÊNCIAS

 

GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. Cadernos Educação Básica - O projeto pedagógico da escola. Atualidades pedagógicas. MEC/FNUAP, 1994.

 PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 8. ed., São Paulo: Cortez, 1999.

 VEIGA, Ilma Passos A. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.

 

 


Autor: Fernando Helder Cassimiro Da Silva


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