A creatina pode fazer mal à saúde?



Ao pensar em utilizar os suplementos de creatina, muitas pessoas ficam em dúvida se tomar esse suplemento pode ser prejudicial à saúde de alguma forma. Os suplementos de creatina começaram a ser utilizados a partir da década de 1980, e se expandiu na década seguinte, especialmente por ter sido utilizado por muitos atletas de destaque nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992.

É bom esclarecer que a creatina não é um esteroide anabolizante, e também não pode ser considerada doping por nenhum órgão internacional, inclusive o Comitê Olímpico Nacional. Um dos grandes atrativos na utilização da creatina é o ganho de massa muscular que ela pode proporcionar em pouco tempo. Mas esse ganho de peso tão rápido pode ser apenas de retenção de líquido, que costuma acontecer quando a suplementação de creatina é rica em sódio.

Apesar de não termos ainda conclusões definitivas a respeito dos efeitos colaterais da creatina, acredita-se que quando ela é de boa qualidade e tomada na dosagem recomendada, ela não causa nenhum efeito colateral importante às pessoas saudáveis. Mas é preciso estarmos atentos, já que foi comprovado cientificamente que um alto grau de proteínas e aminoácidos podem ocasionar desaceleração da perda de função dos rins em pessoas que sofrem de insuficiência renal crônica. Por esses motivos, o uso da creatina não é indicado para essas pessoas.

Quem já tem problemas com a asma precisa ter cautela no seu uso, pois poderá ter mais crises da doença. Há quem acredite que existe uma relação entre a creatina e o aparecimento de cálculos renais, mas nada que foi comprovado pelos médicos. Os efeitos colaterais mais comuns causados pela creatina são: desidratação, diarreias, câimbras e náuseas. Por isso, é importante beber bastante água enquanto tiver fazendo uso da creatina, e preste atenção se sente mais alguma coisa diferente.

Hoje em dia o consenso que os médicos chegaram é de que doses de 20 gramas de creatina não faz mal, mas é preciso acompanhar os seus efeitos a longo prazo. Por isso, é importante que a creatina seja administrada com a supervisão de um médico e um profissional de educação física.


Autor:


Artigos Relacionados


Mitos E Verdades Sobre A Creatina

O Que é A Creatina?

Guía De Informacão Sobre A Creatina

Suplementos Para Recuperação Muscular

Suplementos Para Te Ajudar Na Hipertrofia Muscular.

Efeitos Benéficos Do Uso Da Creatina

Suplementos Para Musculação