Cidadania italiana: documentos necessários para fazer o pedido



Quando você conseguir juntar a documentação completa para poder tirar a sua cidadania italaina será então possível agendar um horário junto ao consulado italiano para poder apresentar seus documentos. 

Os documentos para poder conseguir a cidadania italiana serão aceitos apenas se estiverem completos, ou seja, não pode ter nada faltando no momento da entrega. 


Praticamente  a documentação necessária é aquela que consegue demonstrar a sua linha de parentesco com o seu antepassado italianao. Para poder demonstrar isso de modo oficial os descendentes de italianos precisam reunir uma série de documentos, como certidões de nascimento, casamento e óbito desde o imigrante italiano até você e seus filhos. 

O elenco de documentos completos envolve desde certidões brasileiras até certidões italianas. Para conseguir estas certidões na Itália você poderá entrar em contato direto com os arquivos das cidades italianas ou solicitar uma busca de documentos na Itália através de um profissional de pesquisa genealógica.

Cidadania italiana: documentos necessários ao processo

1. REGISTRO DE NASCIMENTO ou estratto dell’atto di nascita relativo ao cidadão italiano que foi o imigrante italiano que deu origem à família no Brasil. Este documento é a certidão de nascimento de seu antepassado que se encontra na Itália.

2. CERTIDÃO DE CASAMENTO DO ANTEPASSADO ITALIANO, emitido pelo Comune italiano, o chamado estratto dell’atto di matrimonio. Este documento é necessário se o matrimônio tiver ocorrido na Itália, caso tenha ocorrido no Brasil você deverá obter a certidão em inteiro teor brasileira e traduzí-la para o italiano.

Se você encontrar dificuldades para obter os documentos para tirar a cidadania italiana vale lembrar que existem muitos passo a passo do processo de cidadania italiana disponíveis gratuitamente na internet, um passo a passo gratuito de cidadania italiana pode ser obtido AQUI

 

3. CERTIDÕES NO BRASIL DE  INTEIRO TEOR

Certidões de Registro Civil de inteiro teor, (nascimento, casamento e óbito) desde o antepassado italiano até o requerente o reconhecimento da cidadania italiana e seus filhos menores de idade.

 

  • Exemplo: o cidadão italiano emigrou para o Brasil e casou-se aqui, então a documentação brasileira a ser apresentada inicia-se com a Certidão de Casamento e de Óbito dele (a de nascimento deve ser obtida na Itália). Na seqüência vem a Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito do filho ou filha dele nascido no Brasil, então as mesmas certidões do filho ou filha que recebe a cidadania e assim por diante em seqüência de descendentes até o requerente a cidadania e seus filhos menores de idade.

 

 DICA: os Consulados Italianos no Brasil exigem documentos recentes por isso o ideal é antes encontrar a certidão do antepassado na Itália, ou documentos no Brasil são fáceis de serem obtidos, é possível inclusive telefonar aos cartórios solicitando a emissão das certidões.

 

3. CERTIDÃO NEGATIVA OU POSITIVA DE NATURALIZAÇÃO, emitida pelo Ministério da Justiça brasileiro, Departamento de Estrangeiros. Será necessária para demonstrar que seu antepassado não se naturalizou brasileiro. Este documento pode ser obtido diretamente no site do Ministério da Justiça.

O processo de dupla nacionalidade  não é complicado, exige um pouco de tempo mas você poderá contar com uma ampla comunidade de descendentes de italianos que poderão lhe ajudar nos momentos difíceis até a conquista de sua cidadania italiana.

 

 


Autor: Beppe Buonagente


Artigos Relacionados


Requerer A Cidadania Polonesa é Um Passo Que Dá Trabalho, Mas Compensador

Fatos Divertidos Sobre Itália

Conseguir A Cidadania Polonesa Significa Um Caminho Para Obter O Passaporte Polones E Suas Facilidades

Nunca Estive Só

Inexplicável

Tudo Acaba

Um Dia Sem Você