Bioturbação do solo?



Bioturbação do solo?

O que é a bioturbação do solo?

O termo bio significa vida, ou seja, seres vivos. Turbar por sua vez significa perturbar, revolver ou agitar. Desse modo, a bioturbação do solo pode ser entendida com o conjunto de processos realizados por organismos que movimentam os componentes do solo.  

No solo, os seres mais conhecidos que originam a bioturbação são as minhocas. Entretanto, cupins (também conhecidos como “térmitas”), formigas, caramujos, caracóis, centopéias, alguns insetos entre outros também atuam da mesma forma.

A título de exemplo, as minhocas transportam materiais orgânicos depositados sobre a superfície do solo para as camadas mais profundas do mesmo. Dessa forma, elas agem redistribuindo materiais.

As minhocas, ao escavarem pequenos buracos para se movimentarem dentro do solo aumentam a porosidade do mesmo. Dessa forma, a água da chuva consegue penetrar por meio desses poros e consegue atingir maiores profundidades. Por essa e outras razões, as a presença abundante de minhocas é muitas vezes considerada um indicador de que o solo apresenta condições adequadas para a sobrevivência das plantas a serem semeadas pelo agricultor.

Preparado a partir de:

BOT, A.; BENITES, J. The importance of soil organic matter. Rome: FAO. 2005. 78p.

 

 

 


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Entendendo Os Efeitos Do Preparo Convencional Do Solo Nas Propriedades Físicas Do Solo: Condições Superficiais Versus Subsuperficiais

Geração De Escoamento Superficial: O Que Seria A Precipitação Efetiva?

Análise Foliar: O Princípio Básico

Lençol Suspenso: Antrópico Ou Natural?

Entendendo As Conseqüências Da Compactação Do Solo

Matéria Orgânica Do Solo: Solo Cultivado Versus Não Cultivado

Retendo Cátions No Solo: A Capacidade De Troca Catiônica