Webmarketing: a nova ferramenta



WEBMARKETING: A NOVA FERRAMENTA

Marlon Eduardo D’Andrea Santos - Administrador de Empresas E-mail: [email protected]

A globalização não é apenas um fenômeno empresarial e do capital, mas também um desafio e uma oportunidade individual.” Simon Franco

Devido a criação da Internet, inúmeras empresas passaram a atuar no ambiente web, além do ambiente “convencional”, com isso foi necessário uma readequação dos formatos de marketing para serem utilizados na web, um ambiente novo. Temos então o surgimento do webmarketing, tido como uma nova ferramenta, uma vertente a mais do marketing.

O webmarketing nada mais é que o marketing aplicado na internet, um de conjunto de instrumentos e modos de operação que visam realçar a presença de uma empresa, profissional, pessoa, ou o que quer que seja, através da utilização da Internet. Com a utilização de mecanismos simples, muitas vezes semelhantes aos utilizados no marketing “convencional”. Empresas em todo mundo adotam estratégias de webmarketing, devido ser uma forma eficaz e de baixo custo de se promover e divulgar produtos.

Graças ao crescimento assombroso do número de internautas, o que trouxe os consumidores para o ambiente on-line, houve um crescimento no volume de transações de comércio e serviços e isso atraiu a atenção das grandes corporações, que passaram a se integrar com o ambiente virtual, com o intuito de atender as novas necessidades de seus clientes.Existem inúmeras ferramentas que são utilizadas na internet, muitos conhecem mas não a tem como uma ferramenta de marketing , algumas delas são:

• Banners;

• E-mail marketing;

• Links patrocinados;

• Programa de afiliados;

• Rich Media (são animações que surgem na tela do pc);

• Sites de busca e comparação.

As empresas têm vislumbrado excelentes lucros com a atuação nas duas frentes, física e virtual, uma auxiliando de certa forma a outra, assim o comércio eletrônico conquistou seu espaço e vem crescendo ano-a-ano. Como exemplos de empresas que crescem com o marketing pela internet podemos citar dois casos o Google e o BuscaPé, um internacional e o outro nacional, ambos se utilizam do modelo gratuito de distribuição da informação o que lhes dá ampla vantagem sobre outras empresas do gênero. O Google não é um mero site de buscas como muitos já devem ter notado, mas diversas vezes vemos esse pensamento, hoje ela é uma das empresas que mais fatura no mundo e se utiliza de algo muito simples, que é a propaganda na internet a baixo custo, onde o cliente tem exposto seus anúncios nas páginas do Google e diversos outros sites das mais diferentes categorias, através do programa AdSense, onde empresas e pessoas que possuem sites podem se filiar ao programa com a finalidade de serem rentabilizadas pela exposição de anúncios em suas páginas, assim o Google divide parte de sua receita com esses terceiros. Além disso, o Google oferece a seus clientes e visitantes inúmeras inovações e soluções para o cotidiano.

O BuscaPé não é muito diferente do “modelo Google”, suas principais diferenças se encontram no modo de operação de seu site que está centrado na busca e comparação de preços, de produtos e serviços, o que atualmente o Google vem propiciando a seus usuários. Outro ponto é que o BuscaPé conta com o sistema de afiliados muito semelhante ao AdSense, onde donos de sites se filiam com o intuito de gerar renda através da exposição de anúncios.Ambos os sites auxiliam as empresas que migraram para o ambiente on-line a alcançar uma maior visualização junto aos novos consumidores, auxiliando-as a expor seus produtos, servindo como uma espécie de vitrine.

Assim elas praticam algumas das estratégias de webmarketing.Alguns fatores são preponderantes para se utilizar o marketing na Internet:

• Alcança as camadas formadoras e multiplicadoras de opinião;

• Trata-se de uma mídia com custo absoluto e relativo muito baixo, oferecendo alto índice de retorno sobre investimento em comunicação;

• Oferece mais que qualquer outra mídia, a interatividade imediata, potencializando o efeito da mensagem publicitária, se bem criada e produzida;

• Reduz custos e aumenta a agilidade;

• Facilidade de acesso às informações dos seus produtos e/ou serviços;

• A Internet é uma das maiores mídias do mundo, se não a maior.

Download do artigo
Autor: Marlon Eduardo Dandrea Santos


Artigos Relacionados


QuestÃo Fundamental No Processo De Ensino E Aprendizagem De Uma LÍngua Estrangeira

Anunciar Em Sites: Um Novo Modo De Propaganda

Criação De Sites: útil, Mas Não Suficiente

Dicas Para O Desenvolvimento De Sites

Bussiness To Bussiness (b2b)

Múltiplos Olhares Sobre O Meio Ambiente

O Que é O Marketing Na Internet?