A Linguagem Do Cliente



A utilização da linguagem do cliente é importante e necessária para que a informação que se deseja passar chegue até ele de modo que entenda. Muitas empresas e profissionais tentam vender através das mensagens que eles conhecem, mas que os clientes não entendem. Sendo assim, existem muitos produtos e serviços excelentes, mas que não fazem sucesso por falta de informações que interessam diretamente o consumidor. Ou seja, na maioria das vezes, o que interessa é o “finalmente” e não o “entretanto”.
Os colaboradores devem ser instruídos na sua linguagem, para entenderem o que devem fazer, pois a comunicação deve ser clara e objetiva para quem ouve. Em uma entrevista, Gugu Liberato declarou não ser fã de seu programa, cujo conteúdo não é do seu gosto pessoal. Ele disse que o programa é feito para o grande público e é esse público que tem de gostar dele. Com isso, aprende-se que a mensagem deve ser transmitida do modo que interessa o seu público alvo e não do modo que nos agradaria mais.
Quando se treina colaboradores para desempenhar tarefas, tem que fazê-los entender e mostrar a ele as vantagens das instruções tanto para ele quanto para a empresa. Para o atendimento ao cliente, o treinamento deve ser transmitido ao colaborador na linguagem dele o que ele deve transmitir na linguagem do cliente.
Na relação funcionário-cliente, o funcionário deve ser convencido de que o cliente é o mantenedor da empresa, e por isso é importante tratá-lo com a merecida atenção e dedicação. As atitudes do funcionário mostram a seriedade e competência da empresa.
No aprendizado, o colaborador deve saber o que interessa ao cliente e o que ele espera da empresa e também perceber que através do que a empresa oferece é que ela recebe mais ou menos, a preferência do cliente.
Assim sendo, o cliente satisfeito e bem tratado é o que permite a existência de uma empresa.


Autor: Mírian Bertini


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