“OLHAR E NÃO VER” em Ensaio Sobre a Cegueira ¹



Resumo

O presente trabalho tem como principal finalidade apresentar a temática da cegueira da modernidade com base na obra Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, livro este que foi Publicado inicialmente em 1995 e mostra o caos que se chega quando um dos sentidos falta a uma grande parcela da população. Evidencia uma epidemia de cegueira que atinge toda a população, a obra de Saramago critica os valores sociais, mostrando-os frágeis, pois onde ninguém vê, teoricamente nada aparece, elucidando que os valores, sejam morais ou materiais, são atribuições que homem faz. Neste contexto, a obra mostra desde aventuras sexuais, o pudor, que já não existe porque não é visto, até à imundície que se instala por toda a cidade. Utilizaremos referências bibliográficas como: NORVAL BAITELLO JR (2007), HUTCHEON (1991), SARAMAGO (1999) a obra, ensaio sobre a cegueira, e outros. Pois, Saramago em seu texto, mostrou para o homem, que precisamos enxergar o próximo, respeitar as diferenças sociais, respeitar a mulher, respeitar o mundo.

 

Palavras chaves: Saramago. Cegueira. Imagens. Desumanização.

Introdução

 O Ensaio sobre a cegueira  é uma crítica aos valores sociais, expondo o caos a que se chega quando a maioria da população cega. Revela traços da sociedade portuguesa contemporânea, vislumbrando a maneira como as pessoas vivem através de suas descrições das casas, dos utensílios, das roupas. As personagens não têm nomes, sendo descritas por características próprias – o primeiro cego, o médico, a mulher do primeiro cego, a rapariga de

óculos, entre tantos outros que aparecem no desenrolar da narrativa, onde uma epidemia se alastra a partir de um homem que cega esperando o semáforo abrir.

A obra de Saramago, retratar a sua crítica ao homem moderno, ao governo, a sociedade, faz desse artigo uma ferramenta de explanação a indignação a condição do homem moderno em convívio com a sociedade. Colocaremos em análise sua literatura comprometida com o leitor, com seu público que possui papel de modificadores das ações humanas. Sua literatura é para refletir, criticar, argumentar e conduzir a uma modificação. Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos, e ver. Enxerga as necessidades do próximo, que várias vezes são esquecidas pela velocidade da vida moderna.

 

“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

                                                      (Saramago)

 

Vivemos em uma sociedade completamente dependente da visão, onde o capitalismo impera com suas artimanhas de manter seu poder e, de ser a único sistema para ser seguida pela sociedade humana. Os detentores dos sistemas têm ações ideológicas, que estão nos mais diversos espaços da esfera social, usando suas estratégias de alienação, através do consumismo, do anseio pelo de poder e dinheiro. Agindo com se fosse uma “anestesia ao espírito humano”. Tornando os homens cegos pela alienação, cegos pelo orgulho, pela vaidade, pela competição.

            Todo esse processo de desumanização causado pelo capitalismo bruto e selvagem, creio que é principal agente do caos humano e da sua lenta destruição, acaba por fazer desaparecer junto a ideias capitalistas todo os sentimentos, a moral, a ética, a civilidade, a solidariedade. Construindo assim, a era do individualismo, a era da cegueira de seres “não mais humanos”.

Na nossa sociedade contemporânea, a sociedade do consumo, tudo gira em torno da imagem. Tudo é imagem. Somos cercados e bombardeados por imagens de todos os tipos. Somos incapazes de imaginar determinadas coisas sem enxergá-las, e mesmo representações de elementos não-visuais são feitas de forma visual, como o som. Te tanto ver e se tornar dependentes delas que acabamos por deixar de ver, ficamos cegos.

Em vista isso, analisaremos algumas reflexões sobre a alegoria/metáfora da cegueira utilizada por José Saramago em O Ensaio sobre a cegueira. O não saber olhar da sociedade contemporânea, o que é o principal motivo da sua desestruturação, numa possibilidade de ler a cegueira como uma metáfora da alienação, reconhecendo no texto literário as expressões que conduzem à discussão dos conceitos atinentes a olhar, ver e reparar na sociedade contemporânea, a partir da noção de que ter olhos é muito mais que ver, é perceber, é cuidar, é olhar os outros com olhos mais humanos. Tal tarefa apresenta-se muitas vezes difícil, como ocorre nas passagens do texto de José Saramago, em que o autor propicia aos leitores contemporâneos imagens que representam situações de calamidade, fatos aos quais já chegaram os homens por não verem mais.

Em uma entrevista concedida Saramago foi questionado o que o tinha levado a escrever de tal maneira o enredo sobre essa cegueira, onde ele diz :

 

Estava em um restaurante em Lisboa. Sozinho até, e de repente pensei: E se fossemos todos nós cegos? E depois praticamente num segundo seguinte: respondi a mim mesmo a pergunta que acabava de fazer: Mas nós estamos todos nós cegos: cegos da razão, cegos da sensibilidade, cegos enfim daquilo que fazem de nós, um ser razoavelmente funcional no sentido da relação humana, mas do contrário, um ser agressivo, um ser egoísta, um ser violento, isso é o que somos. E o espetáculo que o mundo nos oferece é precisamente esse, um mundo de desigualdade, um mundo de sofrimento sem justificação, explicamos o que se passa, mas não tem justificação.    (Saramago, s/d)

Estabelece, assim, o autor a dicotomia ver/olhar, atribuindo o ato de olhar àqueles que, embora tendo olhos, experimentam outro tipo de cegueira. O ato de ver não é para todos, mas para uns poucos, que são dotados de faculdades especiais, que os distinguem de outros seres humanos.

Em Ensaio sobre a cegueira, a sua ausência, isto é, a cegueira, constitui a alegoria criada para convidar o leitor a repensar o mundo em que vive. A proposta do o autodescobrimento com a descoberta do outro, assim como também chamando-nos a atenção para a realidade da ação democrática dos nossos dias, bem como para os sentimentos ambíguos que a acompanham.   A descrença da capacidade de intervenção das massas tem levado o homem a incorrer no erro da alienação.   A ignorância dos assuntos públicos, aliada à deformação que alguns dos representantes que elegemos fazem do poder que lhes conferimos constitui uma ameaça ao exercício da democracia.   A preservação dos direitos do homem, o exercício da liberdade, exige, em contrapartida, a responsabilidade social. A nossa cegueira, como diz o autor, é fruto da anestesia do espírito. “(...) não é só quando não temos olhos que não sabemos aonde vamos.” (SARAMAGO, 2004 p.275)

            Visto isso, vem-nos a pergunta: porque a cegueira é branca ao contrário da cegueira normal que é preta, escura?

            O narrador questiona, nesse romance, com a alegoria da cegueira branca, o que é elucidado sobre os olhos do espírito cegos do coração e da alma. Essa cegueira não é como uma luz que se apaga, mais como uma luz que se acende (SARAMAGO, 1999: 22). Como realça o primeiro cego: É como se tivesse caído um mar de leite, Mas a cegueira não é assim, disse o outro, a cegueira dizem que é negra, Pois eu vejo tudo branco (SARAMAGO, 1999: 13).

            Essa é uma metáfora alegórica muito bem utilizada pelo autor, em que “o ver demais” com um simbolismo bem legal, o fato de o branco ser a presença de todas as cores, o fato de vermos tanto faz com que no fundo não vemos nada. Por consequência da era da imagem que a modernização a globalização e o capitalismo nos impes. Assim como o fato de atribuirmos valores excessivos no nada e, onde o que realmente deveríamos observar ignoramos.

Com base nisso, Norval Baitello Jr, um pesquisador ligado à PUC-SP, bastante  atento à nossa sociedade, criou este termo criou um termo Iconofagia referente essa disseminação da imagens no meio social. Iconofagia, pela própria morfologia da palavra, se refere à devoração de imagens (ou pelas imagens).

Iconofagia é um conceito curioso. No fundo, originalmente, ela é uma relação de morte. Isso porque a palavra ‘imagem’ vem da palavra latina 'imago', que significa retrato da pessoa morta.  Daí me veio a idéia da iconofagia, do conceito de que nós devoramos imagens, nós consumimos imagens, nós engolimos imagens. Até fisicamente mesmo. Muitas vezes a própria comida que a gente come é mais imagem do que substância nutritiva. A alimentação rápida do chamado fast-food é muito mais imagem do que comida.Nós devoramos imagens o tempo todo. Temos fome delas. Quando não temos essas imagens, tentamos recriá-las. O problema é que, ao devorar estas imagens, também somos devorados por elas. Um devora outro e ambos nunca se satisfazem.

(Norval Baitello Jr, 2007)

Assim temos uma desrealização da cegueira representada pela ideia de brancura, o branco que é, por muitas vezes, representante de uma “luz”, a “luz” que é frequentemente  colocada como ideia de salvação. E é essa brancura que vai levar toda humanidade a viver no íntimo de sua animalidade, em um mundo do qual já não fazem parte às regras de civilização, onde os homens "são o que são".

Diante das necessidades animais os humanos deixam em segundo plano os seus vínculos afetivos e princípios morais.

O tema da visão, principalmente em Ensaio sobre a cegueira, evolve para a conscientização fato de que nós, seres humanos, não enxergamos o que existe, apenas o que desejamos ver. Padecemos de uma cegueira voluntária, mas conveniente. Portanto, no contexto do romance, "ter olhos" passa a ser sinônimo de "ousar ver". “Estamos cheios de cegos vivos.” (SARAMAGO, 1999, p.282)

A cegueira branca que se espalha, afetando a população de um local não nomeado no romance, reduz os homens ao grau zero da civilização, ao ponto onde tudo tem de ser refeito, recomeçado, reaprendido. O mundo de imagens passa a ser substituído por um mundo de ruídos e todos, com exceção da mulher do médico, a única que consegue ver.

            No momento em que todos estão cegos, há uma forte figura feminina aquela, que vê, que consegue enxergar toda decadência da humanidade, e percebe a vida em um caos, e ao mesmo tempo entende que um cachorro pode ser mais humano que qualquer outro que estiver a sua volta.

A mulher do médico consegue ter visão, pois, ao contrário dos demais, ela vê e possui a tarefa de olhar os personagens dentro do manicômio. Ela, ao mesmo tempo, os vê e os vela diante daquela situação, atravessa a superfície das coisas como nos remete o texto abaixo: d coisas, como nos remete o trecho em abaixo:

[...] A mulher do médico voltou para o seu catre, mas já não se deitou. Olhava o marido que murmurava sonhando, os vultos dos outros debaixo dos cobertores cinzentos, as paredes sujas, as camas vazias à espera, e serenamente desejou estar cega também, a atravessar a pele invisível das coisas e passar para o lado de dentro delas, para a sua fulgurante e irremediável cegueira.   (ESC, 1999: 64)

Olhou-os com olhos rasos de lágrimas, ali estavam, dependiam dela como as crianças pequenas dependem da mãe (SARAMAGO, 1999: 218).

Assim como Blimunda de Memorial de um Convento— "a mulher de olhos excessivos, que para descobrir vontades nasceu"—a mulher do médico tem um papel especial: ela é "a que nasceu para presenciar o horror". Embora de modos diferentes, ambas são mulheres dotadas de olhos excessivos, destinadas a ter olhos que ninguém mais tem.  Daí o que o autor nos chama atenção da “responsabilidade de ter olhos onde ninguém mais tem”.

Para o autor, ter olhos é muito mais que ver, é perceber, desvendar mistérios e verdades aparentemente ocultas, é cuidar, é olhar os outros com olhos mais humanos . É trabalhar na perspectiva olhar, ver e reparar.

Esta tarefa, a de olhar, não é tão fácil num mundo corroído de fugacidades e violências. Porém, o texto literário em voga poderá conduzir os leitores para a compreensão a que estamos expostos, e quiçá acordá-los, para poder ver e reparar com olhos mais apurados e desejosos de mudanças individuais e coletivas.

Argumentamos que, se os personagens chegaram às situações que chegaram, será necessário acordar, despertar e olhar de maneira diferente do que viam antes. Ou, caso contrário, naufragarão na própria existência. O olhar, então, passa por outro viés, o da compreensão e o da generosidade entre as pessoas, vistas agora mais como seres humanos, num mundo individualizado, em que se acaba perdendo as particularidades. É preciso voltar os olhos para o interior, ou seja, é preciso ver mais com os olhos da alma. Olhos que nós possuímos, mas que na contemporaneidade estão embaçados ou completamente cegos. E como nos lembra Rubem Alves (2009: 02), ao enfatizar que “os olhos são como reflexos para o mundo, cuja miragem está dentro de nós mesmos”.  Complementando com versos de Fernando Pessoa (Alberto Caeiro):

O meu olhar é nítido como o girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para direita e para a esquerda,

E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto.
(Alberto Caeiro, s/d)

 

Assim, podemos perceber o intuito do autor com a obra do quanto se faz importante recuperar o olhar, a percepção das coisas, refazer e reinventar o nosso estar no mundo. E, olhar para os homens e o mundo, certos de que a nossa passagem na Terra pode obter algum sentido nesta existência. Buscando ver o novo, um olhar que além de ver, repare. E a partir disso recuperar relações sociais de solidariedade de igualdade, de sensibilidade com o sofrimento alheio, de proximidade, de irmandade. .E que possamos olhar as pessoas como pessoas, antes de qualquer coisa.Além de não deixar a vida passar diante dos nossos olhos sem que possamos apreciar a sua beleza e todas as coisas boas que nos fazem pessoas melhores. E não deixar que o pior aconteça para reconhecer quem e o que de fato é importante em nossas vidas

Conclusão

 Concluímos afirmando que o livro Ensaio sobre a cegueira propõe uma discussão sobre as relações sociais no mundo de hoje, onde imperam os desejos pessoais, o consumo exacerbado e, acima de tudo, um esfriamento no cuidado com o outro. “Trata-se de questões éticas porque o autor nos leva a pensar: O que aconteceria se todos ficassem cegos? A proposta do autor leva-nos a enxergar que somente quando estamos cegos para nossas vaidades e vontades próprias é que podemos visualizar os outros em sua essência”.

Enfim, a obra de José Saramago é um convite a fazer-nos perceber nossa própria cegueira.

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¹ Artigo elaborado como requisito básico para aprovação na disciplina de Literatura Portuguesa II, ministrada pela professora Cristiane Melo Nobre.

² Acadêmica do Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA  7º período  Matutino


Referencias Bibliográficas

JÚNIOR, Norval Baitelo. Conjeturas & outras verdades. Núm. 05. Julho, 2007. Disponível em :http://www.conjecturas.com.br/edicao05/cerebrar/norval.htm

Acesso no dia 07 de junho de 2011.

 

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das letras, 2009.

 

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

 

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