Caracteristicas de um líder para o sucesso da equipe



 Características de um líder para o sucesso da equipe.

1. INTRODUÇÃO 

Antes de se iniciar um discussão mais profunda acerca das características de  um líder  para promover o desenvolvimento da equipe que está inserido, e consequentemente da organização se faz necessário, essencial estabelecer a diferença entre grupo e equipe. 

Devemos deixar claro que grupo e equipe não são a mesmas coisa. Podemos definir grupo como dois ou mais indivíduos que , em interação ou interdependência , se juntam para atingir um objetivo. Um grupo de trabalho por exemplo, é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade. Os grupos de trabalho não tem a necessidade , nem oportunidade de se engajarem um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto, assim o desempenho é apenas somatório das contribuições individuais de seus membros. Não existe uma sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.

 

Já a equipe pode ser compreendida,como um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares , trabalhando em conjunto, para alcançar um objetivo comum. No trabalho em equipe os objetivos individuais são colocados em segundo  plano , o que eu prevalece é o objetivo universal do grupo todos trabalham com o mesmo foco de modo a beneficiar a todos os membros da equipe .

 

Em uma equipe de trabalho, diferentemente do grupo , é gerado um agrande sinergia positiva por meio doe esforço coordenado . Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquelas contribuições individuais. Esta definição visa explicar o porquê de muitas organizações , realizarem seus processos de trabalhos em equipe. O uso extensivo das equipes , gera maior desenvolvimento tanto para os membros da equipe como para a organização, o que está diretamente relacionado com a sinergia da equipe.

 

Em síntese,uma equipe é um grupo definido que é comprometido, capacitado e coordenado para obter os mesmos alvos, enquanto o grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. Como a equipe é um grupo coordenado, é necessário que tenha alguém que coordene a mesma, e eis que surge o Líder, que tem e deve ter um perfil totalmente diferente do chefe, uma vez que este é aquele que é posto na função, possuindo autoridade formal. O líder , é aquele indivíduo que surge graças a sua personalidade, capacidade, dirigindo um grupo social , com a participação espontânea dos membros da equipe. O líder de verdade deve apresentar algumas característica essenciais para o desenvolvimento do grupo e da instituição que está inserido. 

2. LÍDER E LIDERANÇA 

A liderança é um conceito controverso e de difícil definição. Mais poderíamos definir liderança como um processo social de dirigir e influenciar os membros da equipe de uma organização, levando-os á realização de objetivos comuns. A liderança envolve principalmente pessoas , a disposição do líder para a realização de um trabalho conjunto, e este deve apresentar algumas características para o sucesso do grupo. 

A palavra Líder vem do verbo em inglês lead, que tem diversos significados. No dicionário da Cambridge University, define como ir à frente de um grupo, mostrar o caminho, organizar, dirigir e ser a razão ou o motivo para alguma ação, devido à experiência prévia, conhecimento ou carisma.

 

A liderança tem um caráter espontâneo, ou seja, a pessoa que lidera o faz por conhecimento do assunto tratado, por experiência ou por características pessoais, como confiança ou carisma. E isso é que faz com o que o líder seja seguido. Além do carisma para ser um líder, é preciso conhecer o assunto tratado e reunir uma série de qualidades definidas por carisma, que fazem com que as pessoas     sigam    esse líder., tais como conhecimento, autocontrole, entre   outros.

 

As organizações devem conhecer as características, funções e qualidades inerentes aos líderes para que assim possam investir na formação de equipes. Um líder precisa ser entusiasmado. O líder precisa então desenvolver esta importante qualidade. Um líder desanimado transmite o seu desanimo para seus subordinados, afetando o desempenho do grupo.

 

2.1 Características de um verdadeiro líder

 

 

                      Agora vamos discutir mais afundo algumas característica inerentes a um verdadeiro líder.

 

Vejamos então algumas características do líder:

 

1. Um verdadeiro líder é companheiro e tem objetivos claros - uma das principais qualidades do líder é a de acompanhar seu grupo, estando atento a ele, verificando o progresso de seu trabalho, elogiando, reforçando as boas atitudes e propondo desafios, além do que uma grande característica do líder é a objetividade. Um bom líder precisa ter objetivos claros. Ninguém pode mostrar caminhos se não souber para onde quer ir.

 

2. Um líder tem  grande entusiasmo,  confia nos membros do grupo,  é um motivador e uma pessoa íntegra - Não é possível uma pessoa ser líder se ela só enxergar o aspecto negativo das coisas. Uma qualidade de um líder é fazer com que sua equipe acredite que pode atingir seus objetivos e, para isso, é preciso ter entusiasmo e ser positivo. A liderança, portanto, é fruto de um desenvolvimento contínuo, tanto técnico e acadêmico, quanto comportamental. A integridade é uma qualidade que o líder deve ter. Podemos dizer que um líder eficaz deve ser íntegro, a fim de ser merecedor da confiança de seus subordinados.

 

3. O líder ele é firme em seus propósitos e imparcial -  O líder deve manter a firmeza diante de qualquer situação. Deve ser firme na hora de cobrar resultados dos subordinados. Uma outra característica importante do líder é a imparcialidade é também uma qualidade importante no perfil do líder eficaz. Ele deve ser capaz de tratar cada indivíduo de acordo com suas características, pois ninguém é igual a ninguém. Contudo, o tratamento deve ser igualitário. Os líderes não podem ter favoritos, devem distribuir recompensas de maneira imparcial, baseado em critérios objetivos e bem definidos.

 

                         4.O líder é compreensivo, humilde e devem passar confiança -  O zelo também é uma característica genérica dos líderes. É importante que o líder seja sensível, saiba agir com o coração, se preocupe com as pessoas e saiba lidar com elas. Os líderes eficazes também são humildes. A arrogância deve ser evitada ao extremo, já que ninguém gosta de trabalhar com pessoas arrogantes. O bom líder deve estar disposto a ouvir as pessoas, a não abusar do poder que lhe foi conferido. Os líderes devem transmitir confiança aos seus liderados, executando as suas tarefas ou delegações com convicção, demonstrando que realmente sabe o que está fazendo. Contudo, a confiança não deve ser excessiva, caso contrário pode se transformar em arrogância, que é uma qualidade (se é que podemos chamar a arrogância de qualidade) que os líderes não podem nem pensar em ter. No que se refere a humildade do líder, envolve aceitar os próprios erros e entender que a perspectiva dos outros deve ser ouvida. O líder não deve buscar as soluções sozinho, e sim unir a equipe para que juntos cheguem às melhores opções para aquele problema.

 

 5.O líder tem convicção, paixão pelo que faz, intuição, perspectiva e visão - A convicção do líder  não deve ser confundida com teimosia. Um líder convicto é aquele que acredita no potencial da equipe para superar as dificuldades e os leva até onde seja necessário com este objetivo. A paixão do líder pelo que faz  é a característica que suporta todas as outras. Se o líder não tem paixão pelo que faz, ele e sua equipe ficarão limitados. Na vida real, muitas vezes faltarão dados concretos para chegar facilmente à  solução para um problema. Nesta hora, o líder deve usar sua intuição para direcionar sua equipe. Intuir não é chutar, e esta característica deve ser adquirida com experiência e uma visão ampla do negócio. O líder que se fecha vendo somente um lado do problema terá muitas dificuldades.

 

 É importante aprender a ver diversas perspectivas da situação (por exemplo, a de seu cliente, seu fornecedor, seu parceiro), já que a solução pode ser mais simples do que se imagina e é fundamenta que o l´der tenha uma boa visão, que significa ver além da situação apresentada pelo problema. Toda crise é uma oportunidade, e o líder deve aprender a enxergar soluções fora do convencional.

 

São muitas as características, que compõe um um grande líder, além das que já foram citadas, podemos relacionar outras características de forma sucinta. Um grande líder possui um grande autocontrole , inteligência emocional, não externalizam seu problemas, ou seja, não mistura sua vida particular com o trabalho, não permite que seus problemas particulares afetem a harmonia da equipe, prejudicando assim o rendimento do mesmo. Anda temos como características de um líder, seu autêntico, honesto,estar sempre pronto para ouvir seus colegas, um pessoa que ao cometer seu erros, se responsabiliza pelas consequências dos mesmo, não atribuindo a responsabilidade dos seus atos aos seus colegas.

 

As características citadas acima, referem-se ao líder de uma equipe, mais são características que todos os membros do grupo deve ter ou procurar desenvolver, para melhorar como pessoa e como profissional, uma vez que as características no decorrer do texto, melhoram de forma significativa as relações humanas, promovendo por fim o desenvolvimento da equipe, pois na equipe o trabalho , é realizado com um objetivo comum a todos,estando todos unidos para alcançar as metas da equipe. Em resumo a equipe, pode ser considerada ao corpo humano, onde todos os órgãos , trabalham de forma harmoniosa, cada um desempenhando a sua função, para o bom funcionamento do corpo. 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A partir de tudo que foi apresentado no decorrer dese texto, acerca das caraterísticas de um líder, que contribua para o desenvolvimento da equipe, pode se concluir que  os líderes devem ter uma série de qualidades e características específicas, sendo que precisam desempenhar uma série de funções e atribuições enquanto líderes, para formar e gerenciar equipes de alto desempenho nas organizações.

O  papel do líder dentro da equipe é de extrema importância e sua função é estratégica, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Assumir um cargo de liderança, não é tarefa fácil, pois exige muita competência e muita dedicação, pois as pressões por resultados são grandes, e para atingir esse resultado, depende-se das pessoas da equipe.

 

Em síntese o sucesso do grupo não depende única e exclusivamente do  líder, mais principalmente deste, que deve ser um exemplo como    pessoa e profissional, despertando assim admiração e respeito dos seus colegas. Deve um exemplo em diversos aspectos, mais principalmente no que se refere ao caráter e respeito as pessoas, saber respeitar as diferenças e aceitar o modo de vida de cada ser humano, procurando modificar aquilo , que é negativo para o grupo ou até mesmo para a pessoa, como por exemplo no caso de um vício. O líder ele simplesmente coordena as atividades de uma equipe, procurando o melhor para todos os membros e a organização na qual estão inseridos, e o sucesso do grupo é resultado do esforço de cada um que ofereceu om melhor de si. 

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

BOMWDITCH, James L. ; BUENO, Anthony F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1997. 

BRUNETTA, Nádia. Comunicação social na prática do assistente social : Relações interpessoais / serviço social VI / Nádia Brunetta, Regiane Ribeiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.


Autor: José Clécio Silva De Souza


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