Recuperação de fotografias de agremiações futebolísticas profissionais de Santa Maria-RS



RECUPERAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE AGREMIAÇÕES FUTEBOLÍSTICAS PROFISSIONAIS DE SANTA MARIA-RS ATRAVÉS DE PROGRAMA GERENCIADOR DE CONTEÚDO 

Alexander Rossatto Tittelmeyer

Mestrando em Patrimônio Cultural, Licenciado em História e Bacharel em Arquivologia (UFSM) – Autor

 

 

RESUMO

 

 

Este artigo apresenta uma proposição de resgate histórico através de processo de recuperação de fotografias de agremiações futebolísticas profissionais da cidade de Santa Maria – RS, no caso o Esporte Clube Internacional e o Riograndense Futebol Clube, através da História Social, da Memória e da Utilização de Imagens, na composição de um banco de dados fotográfico que remete às suas próprias valorizações enquanto instituições. O intento é a demonstração de construção de um trabalho conjunto da Arquivística em si, além de temas como História, Memória, Fotografia e Patrimônio Cultural, com aspectos ligados a entidades esportivas de cunho futebolístico, demonstrando a importância e relevância da conjugação de temas aparentemente dissociáveis e ainda não estudados profundamente, pelo menos no que condiz à realidade local do município de Santa Maria-RS. A pesquisa demonstra um resgate da memória institucional das agremiações esportivas em questão, suas organizações e posterior recuperação fotográfica, como forma de ressaltar o surgimento de um campo de trabalho ligado à área esportiva. O trabalho está dividido em capítulos, os quais tratam da História, da Memória, da Fotografia, do Patrimônio Cultural e do Uso de Imagens. Partes complementares da pesquisa tratam exclusivamente do Futebol e da sua História, demonstrando a relevância e significância do tema em diversos aspectos, como o caráter sociológico e cultural, entre outros. Para tal, buscou-se a elaboração de um instrumento eletrônico de caracterização da história dos clubes através de imagens e complementações sob forma de uma enciclopédia virtual, na busca de soluções práticas que atendam às necessidades do usuário em relação ao universo do futebol local.

 

Palavras-chave: Banco de Imagens, Esporte Clube Internacional, Riograndense Futebol Clube.

 

 

 

 

ABSTRACT


This article presents a proposition through a historical process of retrieving photographs of professional football associations of the city of Santa Maria - RS, if the Sports Club International and Riograndense Football Club, through the Social History, Memory and the Use of Images , the composition of a photo database that refers to their own valuations as institutions. The intent is to demonstrate the construction of a joint work of the Archives itself, plus topics such as History, Memory, Photography and Cultural Heritage, with aspects related to the nature of football sports bodies, demonstrating the importance and relevance of the combination of subjects apparently dissociable and not yet thoroughly studied, at least as consistent with the local reality of the municipality of Santa Maria-RS. The research demonstrates a rescue of the institutional memory of the sporting clubs in question, their organizations, and subsequent recovery photography as a way of highlighting the emergence of a labor camp on the sports field. The work is divided into chapters, which deal with the History, Memory, Photography of, Cultural Heritage and the Use of Images. Complementary parts of the research dealing exclusively with the Football and its history, demonstrating the relevance and significance of the theme in several aspects, such as the sociological and cultural, among others. To this end, we sought the preparation of an electronic instrument to characterize the history of the club through images and additions in the form of a virtual encyclopedia on finding practical solutions that meet user needs in relation to the world of football.

Keywords: Image Bank, Sport Club Internacional, Riograndense Football Club.

 

 

 

Introdução

 

 

O presente artigo intitulado “Recuperação de Fotografias de Agremiações Futebolísticas Profissionais de Santa Maria-RS através de Programa Gerenciador de Conteúdo” constitui-se no processo continuado de pesquisa do Trabalho de Conclusão do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria-RS, de título “A Trajetória Histórica do Esporte Clube Internacional de Santa Maria-RS: Um resgate pela Arquivística e pelo uso de Imagens. O intento é a demonstração de prosseguimento de um trabalho conjunto de temas como História, Memória, Fotografia e Patrimônio Cultural, com aspectos ligados a entidades esportivas locais, mais precisamente de cunho futebolístico, no caso o Esporte Clube Internacional de Santa Maria-RS e o Riograndense Futebol Clube, demonstrando a importância e a relevância da conjugação de temas aparentemente dissociáveis e ainda não estudados profundamente, pelo menos no que condiz à realidade local do município de Santa Maria-RS. A ideia é a continuidade de um trabalho vinculado ao universo futebolístico, mais precisamente em relação aos aspectos histórico, de resgate, conhecimento e valorização do acervo documental e fotográfico produzido e mantido por entidades esportivas, o qual ajuda retratar o patrimônio cultural e documental de parte da história do futebol. O objeto é resgatar a importância da memória institucional, como forma de ressaltar o possível surgimento de um novo campo de trabalho, o da área esportiva.

A recuperação da memória institucional consta da recuperação da história dos clubes em questão relatada através de fotografias, fichas de jogos, tabelas, diplomas, imagens e objetos que comprovem a existência dos fatos acontecidos desde a fundação até a atualidade. As imagens são organizadas, catalogadas e disponibilizadas por meio de um programa informacional, o que auxiliará ainda mais no tocante à valorização e difusão do acervo. Importante ressaltar que todas as imagens que constam no programa desenvolvido pertencem concomitantemente ao Esporte Clube Internacional de Santa Maria-RS e ao Riograndense Futebol Clube, mesmo este último não sendo contemplado na pesquisa anterior. Da mesma forma, relevante salientar que o programa de banco de imagens já formulado não foi divulgado ao grande público.

A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o acervo fotográfico do Esporte Clube Internacional de Santa Maria-RS e do Riograndense Futebol Clube, propondo um resgate da história utilizando-se para tal um banco de dados composto por imagens. Em termos específicos, pretende-se focalizar a importância da memória institucional das agremiações futebolísticas profissionais locais, bem como sua organização, elaborar e editar continuamente um instrumento informático/eletrônico de divulgação da trajetória histórica através da documentação e pelo uso de imagens, por meio de banco de dados e exposição virtual, utilizando-se, para tal, programa específico, além de difundir, sob vários formatos, as imagens coletadas e organizadas, como meio de conhecimento da história dos clubes em prol da sociedade.

O campo metodológico do estudo constitui-se de leituras e análises, em obras direcionadas aos assuntos que compõem a fundamentação teórica utilizada ao longo do trabalho da pesquisa, se constituindo como uma revisão teórica e histórica. Algumas leituras mais relacionadas ao universo esportivo e futebolístico são efetuadas, com o intuito de aprofundar o assunto em questão, mais voltado ao futebol desenvolvido pelo Esporte Clube Internacional de Santa Maria-RS e pelo Riograndense Futebol Clube, tanto no próprio município, como em nível regional, estadual e nacional. A História do Futebol no Brasil, no Rio Grande do Sul, em Santa Maria-RS, as competições, as federações e o caráter social, bem como os históricos dos clubes a serem analisados serão contemplados no decorrer do desenvolvimento do trabalho, mais precisamente servindo de apoio histórico em relação às imagens.

No tocante à recuperação de imagens que compõem a exposição virtual do instrumento eletrônico de resgate e difusão dos clubes, algumas são visualizadas nas próprias sedes dos mesmos. Outras imagens são obtidas através de conversas informais com ex-atletas/jogadores, que cedem gentilmente o material para ser digitalizado e tratado. Trata-se, da grande maioria, de fotografias colhidas em álbuns pessoais e reproduções de jornais/recortes. Quanto a esse ponto, no tocante às atividades desenvolvidas, em um primeiro momento, é efetuada uma seleção/classificação do material, seguida de identificação das imagens, processamento técnico e digitalização. Alguns pontos com vistas à identificação das imagens dizem respeito ao nome do autor, título do campeonato/evento a que faz referência, local e data, e resumo, nem sempre disponíveis, por falta de informações ou esquecimento dos entrevistados/cedentes do material.

Para a construção do instrumento informacional e utilização de seu banco de dados e imagens, proposto com a finalidade da pesquisa apresentada, vislumbra-se um sistema similar à Wiki, intitulado Archpedia, o qual é um aplicativo que tem como função primordial a elaboração de uma enciclopédia virtual. A opção se dá ao fato da relativa facilidade de operacionalidade, principalmente em relação ao preço, no caso um custo zero, por ser totalmente gratuito, e também por apresentar-se compatível com a grande maioria dos navegadores web habitualmente usados.

A imagem fotográfica em si não sobrevive sem os dados necessários de sua identificação, bem como de interpretação que tanto a situa quanto a valoriza. Para tanto, ocorre a elaboração de uma ficha de identificação para as fotografias, onde são observadas algumas normas concernentes ao Código de Catalogação Anglo-americano para materiais iconográficos, apresentando, porém, uma série de adaptações. Convém lembrar que nem sempre todos os campos podem ser devidamente preenchidos. Muitas informações, principalmente quanto à autoria, são desconhecidas. O objetivo, porém, mesmo assim, é o enriquecimento com múltiplas informações textuais complementares, diretamente relacionadas com as imagens, na busca de total e ampla satisfação das necessidades do usuário, no tocante às fotografias expostas, cujas datas baliza remetem aos anos de 1928 e 2012, no caso do Esporte Clube Internacional de Santa Maria-RS, e 1912-2012, em relação ao Riograndense Futebol Clube.

Em um primeiro momento, todas as imagens são salvas em pastas específicas, no intuito de facilitar a elaboração do trabalho. Convém lembrar que todas as fotografias foram nomeadas com o claro propósito de tornar prática a identificação e o posterior processo de carregamento de cada imagem. O programa utilizado prevê linguagem simplificada, apesar de termos em língua inglesa no quesito de edição de informações, capazes, dessa forma, de descrever diversos tipos de dados. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da Internet. A página inicial visualizada diz respeito ao primeiro ponto do sistema, sendo diferenciada em alguns pontos na interface, no que se refere ao usuário autenticado com uma conta específica em relação ao usuário em si. Para a edição de alguns dados e envio dos arquivos desejados é necessária uma autenticação. O passo seguinte consiste em pesquisar uma determinada página, no campo específico Pesquisa, subdividido nas ações Ir e Pesquisa. Se determinada página não consta no banco de dados, o sistema disponibiliza a opção Criar a Página nesta Wiki. O próximo passo é carregar as informações desejadas na página que se deseja criar. Constando a página desejada no banco de dados, esta é disponibilizada para pré-visualização através da sua denominação nas divisões intituladas Resultados nos títulos das páginas e Resultados nos textos das páginas, respectivamente. No caso específico, foram criadas algumas páginas com títulos explicativos, com os nomes dos clubes em questão e seus respectivos estádios, para fins de abertura do dispositivo de edição dos dados e das próprias imagens. As páginas são interligadas através de links, pois pode-se navegar de uma página a outra, tornando a pesquisa e a leitura com certo caráter de interatividade e continuidade. Cada imagem salva nas respectivas pastas já citadas são enviadas ao sistema, como arquivo individual. Após essa execução inicial, é atribuída a cada imagem ou grupo correspondente a cada evento analisado, uma qualificação, aqui chamada Categoria (Times de Futebol, Estádios de Futebol, Símbolos dos Clubes, Presidentes de Clubes e História, Formações e Jogos). Após os detalhes citados, o próximo passo é a edição de dados na opção Editar, a qual permite a edição de inúmeros detalhes, que são utilizados como forma de repetição de Título, Legenda, Data, Evento, Proveniência (doação, empréstimo, acervo pessoal, ou ainda acervo do Esporte Clube Internacional de Santa Maria-RS e/ou do Riograndense Futebol Clube), além de questões de Cromia, Conservação e Observações Gerais. A etapa seguinte constitui-se na de salvar a imagem com seus atributos individualmente ou grupo de imagens nos campos criados. O programa ainda permite uma descrição mais elaborada da imagem, através de um editor de textos.

A etapa final consiste em pura e simplesmente salvar a operação, através da opção Salvar. Importante salientar que o programa permite uma pré-visualização, na opção Mostrar Previsão. O passo seguinte é clicar na opção Salvar Página, para confirmar o salvamento e posterior edição da imagem. O programa permite a edição posterior dos dados, caso se constate algum equívoco ou similar, bem como acréscimo ou retirada de informações. Busca-se fornecer as imagens numa ordem prática e amplamente acessível ao usuário. O intuito é uma ordenação sequencial e cronológica, com fins de facilidade, tornando a satisfação das informações dos usuários com caráter didático e amplamente informativo, sem perder o viés científico. Para tanto, é largamente utilizado o recurso que consiste em situar determinada fotografia ou imagem em capítulos que estão situados na história dos clubes, através de décadas ou assuntos específicos. A enciclopédia virtual propriamente dita é visualizada através do navegador (Browser) Mozilla Firefox, um software livre, o qual permite o acesso a todos os dados disponíveis concernentes a cada imagem. Importante salientar que o Mozilla Firefox constitui-se em uma suíte de aplicativos para Internet, multiplataforma. As imagens são visualizadas na parte superior, enquanto a descrição geral dos dados é visualizada logo abaixo. Clicando-se na imagem, esta se mostra com o tamanho aumentado, a fim de melhorar a visualização das suas características. A escolha das imagens a serem visualizadas dá-se com o simples clique da seta, direcionando-a conforme desejado. Cada clique corresponde na visualização de uma única imagem. Na nossa concepção, a apresentação elaborada dessa forma tende a ser prática, didática, objetiva e direta. Leva-se em conta toda uma perspectiva acerca da posição do usuário perante a imagem. O objetivo é o de uma construção prática, que possibilite certo nivelamento do espectador, cumprindo, como tal, o intuito social do proposto, ou seja, que o instrumento e sua exposição iconográfica de fotografias e de imagens estejam ao alcance tanto do pesquisador, profundo conhecedor do tema, quanto àquele mero interessado, curioso por satisfazer dúvidas acerca do assunto. No que diz respeito ao caráter de relevância social e de desenvolvimento regional, verifica-se que as instituições merecem ser analisadas em prol do conjunto da população, pois esta pode e deve conhecer as instituições e o que estas realizam e preservam. Sendo assim, as mais diversas instituições devem ser visualizadas e compreendidas como um fator cultural relevante na construção da identidade local, promovedores da memória e história, conscientizadores dos seus registros. As instituições de caráter esportivo merecem destaque, pois ao mesmo tempo em que preservam e fazem parte do patrimônio social, cultural e histórico de determinada cidade, região ou país, também denotam antropologicamente o modo de pensar, de se valorizar e se comportar de determinada sociedade. O esporte, principal e individualmente o Futebol, transmite alguns valores e condutas capazes de revelar o pensamento e os procedimentos sociais de determinado público ou conjunto da população, além da sua história e constituição como sociedade, pois envolve particular grau de participação e envolvimento emocional da população brasileira. Devemos considerar os aspectos pragmáticos e, por conseguinte a dimensão simbólica corporificada nos clubes e suas identidades próprias. O Futebol, um dos esportes mais praticados em nosso país, é um fenômeno de nível mundial que devido sua influência e popularidade, requer estudos abrangentes em determinados aspectos influenciadores em sua estrutura, sendo a presente questão algo relevante no tocante à administração e arquivística. A própria sociedade impõe desafios para entender tanto o esporte, de forma geral, bem como a valorização das instituições enquanto corporações que traduzem a sua própria imagem. Devido à inexistência e/ou escassez de estudos, a proposta de trabalho visa atingir uma relevância de cunho social, no intuito de aumento de préstimo da área citada, já reconhecida, porém pouco valorizada, com o resgate e reconhecimento de agremiações esportivas relevantes para o município de Santa Maria-RS.

 

Conclusões

 

 O presente trabalho trata de questões relevantes de nosso passado, ligadas à Memória, à História, ao Patrimônio Cultural como um todo, à Fotografia e ao uso de imagens como vertente social, às quais se desdobram vivamente na história do nosso tempo, sendo estas tendo como pano de fundo o esporte, mais precisamente o Futebol, real e claro expoente e espelho da sociedade como um todo. A ênfase dada parte do princípio do Futebol como pura entidade sociológica que produz, reproduz e veicula significados públicos da população. Entidade esta vista como objeto de preocupação crescente em diferentes áreas do conhecimento, a fim de discutir os seus múltiplos significados, superando, dessa forma, o senso comum e os preconceitos que o envolvem, representando a consolidação de uma crítica essencial à compreensão de um aspecto importante da identidade cultural.

O Futebol enquanto fenômeno sociocultural que expressa e reflete a própria condição do ser humano nacional, sendo parte integrante da vida dos brasileiros, exige a formulação de trabalhos acadêmicos com vistas à sua valorização e reconhecimento cada vez maiores. Partindo desta necessidade e da de buscar uma melhor compreensão quanto à história e o papel das agremiações futebolísticas profissionais da cidade, caso do Esporte Clube Internacional de Santa Maria-RS e do Riograndense Futebol Clube, procurou-se, com a elaboração do presente trabalho, resgatar, primeiramente, seu processo de formação, assim como seu papel de instituições relevantes e presentes no cotidiano da sociedade do município de Santa Maria-RS. Nessa perspectiva, buscou-se um estudo sobre a temática proposta através do recurso a fontes bibliográficas, primárias e orais. Identificaram-se os contextos históricos do surgimento das instituições, bem como seus desenvolvimentos e afirmações históricas.

A pesquisa ocupou-se com a análise bibliográfica e documental, especialmente com imagens, tendo como perspectiva a construção do fazer histórico, social e cultural de Santa Maria-RS. Os resultados centram-se na diversidade de fontes, tais como fotografias, recortes de jornais e documentos, dos quais muitos, apesar do seu potencial a ser historicizado, não receberam o devido tratamento de conferir dignidade a esse fragmento histórico que é uma memória coletiva. O tratamento em relação à preservação da memória e o estudo e desvelo dos bens patrimoniais foi um aspecto respeitado, pois se constituiu como base marcante e operacional em relação ao estudo efetuado. Depois de efetuado um resgate histórico mais direcionado à história dos clubes em si, bem como uma narrativa histórica no tocante a própria história do Futebol no Brasil e no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Santa Maria, com as suas mais variadas nuances, seja de cunho político, social ou meramente de resultados obtidos em campeonatos, aproximando-se da visão mais comumente aceita e tradicional, buscou-se a construção de um instrumento que centralizasse as imagens captadas e adquiridas (por empréstimo, doação), com o real intuito de difusão e conservação das mesmas, valorizando e dando a conhecer a história da agremiação em questão. A escolha do referido instrumento eletrônico de conservação, de organização e difusão levou em conta, em primeiro lugar, a observância da gratuidade do programa informacional (software livre). Ao mesmo tempo, buscou-se certa facilidade no que diz respeito à utilização do mesmo.

Conclui-se que o dispositivo escolhido cumpriu o seu papel imaginado muito tempo antes, pois demonstra as imagens com rapidez e segurança, disponibiliza vários dados que as identificam, além de permitir a disponibilidade de dados complementares. Enfim, demonstrou ser uma positiva ferramenta que auxilia, ao mesmo tempo, a conservação e a difusão das imagens, bem como o resgate e valorização do Esporte Clube Internacional de Santa Maria-RS e do Riograndense Futebol Clube, propósito primeiro da pesquisa, como forma de tornar o mais amplo possível o conhecimento de instituições conhecidas e reconhecidas por todos, mas que necessitam de maior reconhecimento por parte da sociedade como um todo. Ocorre uma preocupação crescente em trazer as memórias de idos do passado, no intuito de fazer um viés para a compreensão da história. Quanto a isso, o programa oferta uma visita ampla, rápida e segura, na qual o usuário em si encontra a maioria dos dados que realmente o satisfaz, o que vem ao encontro com mais um das propostas da pesquisa, a qual é a observância e a valorização do aspecto social e de construção e reconstrução de uma memória coletiva.

 

Bibliografia

 

BELLOTTO, Heloisa Liberali. Arquivística: objetivos, princípios e rumos. São Paulo: AASP, 2002.

 

_________. Arquivos Permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1994.

 

BERNARDES, Ieda Pimenta. Como avaliar documentos de arquivo. São Paulo. Arquivo do Estado, 1998. (Projeto Como Fazer, 1).

 

CAMARGO, Ana Maria de Almeida; MACHADO, Helena Corrêa. 2 ed. Como implementar arquivos públicos municipais. São Paulo: Arquivo do Estado, 2000. (Projeto Como Fazer, 3).

 

CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado, 2000 (Projeto Como Fazer 5).

 

CÓDIGO de catalogação anglo-americano. 2 ed., rev. 2002. São Paulo: FEBAB: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

 

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES: MDT/Universidade Federal de Santa Maria. Pró-reitoria de Graduação e Pesquisa. – 6 ed. rev. e ampl. – Santa Maria: Ed. da UFSM, 2006.

 

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. – 2. Ed. rev. – São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

_______. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. Cotia – SP: Ateliê Editorial, 1999.

 

KUBRUSLY, Cláudio Araújo. O que é fotografia: /Cláudio Araújo Kubrusly. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos).

 

LOPES, Luis Carlos. A informação e os arquivos: teoria e práticas. Niterói. EDUFF: EDUFSCAR, 1996.

OLIVEIRA, Daise Aparecida Arquivo e documento. Revista do Arquivo Municipal, São Paulo, Departamento do Patrimônio Histórico, 200, 1991.

 

PEREZ, Carlos Blaya. Difusão dos arquivos fotográficos. In: Caderno de Arquivologia, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Documentação, Curso de Arquivologia. N° 2. Santa Maria: UFSM, 2005. p.7-22 

_____, Santa Maria em Preto e Branco/ Carlos Blaya Perez, Fernando Sarturi Prass, Simone Zavacki de Moraes. – Santa Maria: UFSM, 1999. 

RICHTER, Eneida Izabel Schirmer; GARCIA, Olga Maria Corrêa; PENNA, Elenita Freitas. Introdução à Arquivologia. 2. ed. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2004. 

SCHELLENBERG, Theodore Roosevelt. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. 

SILVA, Edna. MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3ª ed. Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, Florianópolis: 2001.

Download do artigo
Autor: Alexander Rossatto Tittelmeyer


Artigos Relacionados


Estádio De Futebol Da Fábrica Santa Cruz

PrudÊncia Acerca Do Estresse No Trabalho

O Mais Querido Do Ms

Times Com Maiores Médias De Público Em 2012

Analisar Em Um Estudo De Caso Como Que A História Familiar Levou A Um Problema Sintoma

Um Olhar Sobre A Realidade Através Da Arte Visual Em Diálogo Com A Literatura Brasileira

As Defesas Mais Vazadas Em Campeonatos Estaduais