O trabalho de campo como descoberta e criação



CLEIDE REGINA FERREIRA
DANIELE RAMOS COELHO
DIZIANE TEIXEIRA ALMEIDA
IRANILDE LEITE PACHECO
JANAÍNA RAMOS DE OLIVEIRA
KATIANE OLIVEIRA DOS SANTOS
PRISCILA LIMA DE SOUZA
QUEILA GONÇALVES
RAIMUNDA RITA
REGIANE DE OLIVEIRA MOREIRA
REGIANE MAURA
RENATA DA SILVA SANTOS
RODRIGO VIEGAS BARROSO
SUANA SILVEIRA DA CONCEIÇÃO

1.        INTRODUÇÃO 

Nas ciências sociais, tendo como linha de raciocínio a pesquisa qualitativa, o trabalho de campo se apresenta não só como uma possibilidade de aproximação com aquilo que desejamos estudar, mas também de criar um conhecimento, partindo da realidade presente no campo.

Demo (1991) diz que: o cientista em sua tarefa de descobrir e criar necessita, num primeiro momento, adotar uma postura questionadora o que o levará a produzir conhecimento de fato. Portanto o trabalho de campo deve estar em conjunto com a vontade e uma identificação com o tema, permitindo uma melhor realização da pesquisa.

Para muitos autores, a pesquisa de campo esta diretamente ligada a produção de material bibliográfica, mas, o autor afirma que a pesquisa de campo é fundamental para qualquer tipo de pesquisa.

Segundo Mynayo (1992) campo de pesquisa é o recorte que o pesquisador faz em termos de espaço, representado como uma realidade empírica a ser estudada a partir das concepções teóricas segundo o objetivo da pesquisa.

Download do artigo
Autor: Katiane Oliveira Dos Santos


Artigos Relacionados


Endocrinologia Da Gestação

CertificaÇÃo Digital

A Importância Da Pesquisa Na Escola

Os Desafios Na Educação De Jovens E Adultos Do Programa Projovem Campo: Um Estudo Exploratório Nas Comunidades Do Mandacarú E Curupati No Município De Jaguaribara/ce

A Pesquisa Social E Seus Parâmetros Metodológicos, Epistemológicos E éticos.

O Ensino Da Geometria Em Escolas Estaduais E Municipais .

Sem Comentário...