O Ensino da História no Ensino Médio



Geovane dos Santos Damaceno[1] 

RESUMO

A educação está em crise desde os níveis mais fundamentais até os níveis superiores. Crise formada por um sistema que não se altera a mais de duzentos anos, isso acaba tendo reflexo na sala de aula e no ensino de história. Mas acompanhando tal mudança na sociedade brasileira e tentando combater a crise que assola o mundo inteiro, o governo brasileiro depois de tantos questionamentos com relação à educação e apelos dos professores, lançou os Parâmetros Curriculares Nacionais. Esses direcionam de maneira mais heterogenia os estudos a serem abordados na escola, esses tentam atender a um contexto sócio-político cultural de cada região do país. Muitos autores não chamam a crise do sistema de ensino de transformação, que está mudando os papeis dos professores e alunos. Ambos estão vivendo essas transformações que coloca os conceitos da escola tradicional (onde os alunos são meros consumidores de materiais e valorizando a concepção reprodutiva da educação que leva o aluno a uma mecanização dos dados e informações passadas pelo professor) abaixo e começasse a valorizar o aluno criador e produtor de saberes nessa escola o professor tem um papel maior que da escola tradicional porque ele domina não apenas os métodos de construção do conhecimento, mas um conjunto de saberes que possibilita sua socialização e sua reconstrução no processo de ensino e aprendizagem. Nessa concepção o professor de história não é mais aquele que transmite o conteúdo e sim aquele que estimula o aluno a produzir junto a ele o conhecimento. Muitos alunos ainda identificam a História como uma matéria que se memoriza. E não há nada que os faça pensar diferente. E essa identificação é, em parte, herança da ditadura militar que impôs um ensino acrítico e não-reflexivo da matéria, e reflexo da História que seus pais aprenderam. Dessa forma as crianças não encontram vontade de estudar, nem os pais conseguem ajudá-los, pois estão presos no desânimo com que aprenderam. Os tempos mudaram, mas alguns problemas persistem: a falta de leitura, a má qualidade do ensino, sua desvinculação da realidade, não contribuem para que as práticas em sala de aula se transformem. Nem mesmo os usos de novas tecnologias tão distantes da sala de aula no passado e tão comuns hoje em dia constroem a ponte entre o passado e o presente, o aluno e o professor e esse com os pais. E isso, é claro, incide sobre o estudo da História e seus resultados escolares. Assim, o objetivo central deste artigo de revisão de literatura, foi analisar como pode ser o processo moderno de ensino de história no ensino médio. 

Palavras-chaves: ensino médio, história, aprendizagem.

Download do artigo
Autor: Geovane Dos Santos Damaceno


Artigos Relacionados


Práticas De Relacionamento Em Sala De Aula

Entrevista Com Professor E Aluno De Língua Inglesa - A Problemática Do Ensino De Inglês Hoje.

Ensino Da Matemática Na Educação Infantil E Especial

O Processo De Transição Do Ensino Médio Para O Ensino Superior

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

Implementação Da Capoeira Nas Aulas De Educação Física Do Ensino Fundamental Ii E Médio Das Escolas Públicas De Macapá

O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil