Pecado, circunstância que revela a profundidade do amor de Deus.



 

Aonde abundou o pecado, superabundou a graça – Rm 5: 20

Deus é inteligentíssimo para nos ensinar a respeito de sua própria pessoa e caráter. Criou o homem para esse propósito magnífico: conhecê-lo e amá-lo. Ainda no princípio, a criatura, apesar de já conhecer o bastante seu Pai, resolveu se aventurar e tomar suas próprias decisões. Por esse caminho, da independência, o homem se afastou do Criador e ficou mais longe ainda de desfrutar da imensidão maravilhosa que é Deus. Na magnitude de sua mente, o Poderoso, como num tiro de compaixão, planeja resgatar a humanidade e aproveita as circunstâncias para revelar-se mais ainda.

Porque Deus amou o homem de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna - Jo 3: 16. Conjetura-se que este verso é uma espécie de resumo da Bíblia. Tem tudo a ver. O homem apartou-se daquele que o gerou, e Deus, através do sacrifício de seu próprio Filho, o restaura novamente. A Palavra também fala que nós éramos seu inimigo. O ato de amar o inimigo ao ponto de dar o único Filho em sacrifício para resgatá-lo nos ensina quão profundo é o amor de Deus. Não é por acaso que o apóstolo João define: “Deus é amor”

O Deus Jeová chamou Abraão e prometeu multiplicar sua descendência como as estrelas do céu. O milagre tinha que acontecer, já que sua mulher era estéreo. O tempo foi passando e nada aconteceu, logo Abraão e Sara, sua mulher, deram uma ajudinha, uma concubina deu um filho a Abraão. Esse não era o plano de Deus, logo tudo foi alterado, e a promessa adiada. O problema agora já não era só a esterilidade, mas a velhice, Abraão então já com cem anos. Nesta circunstância de desobediência e maior complexidade, Deus revela-se sobremaneira, com propriedade, o milagre é bem maior, nasce Isaque.

Imagine uma pessoa que não sabe o que é o Corpo de Bombeiros e tenta conhecê-lo. Ela deverá ir ao quartel, conhecer todo seu funcionamento, treinamento, recursos materiais e humanos, sua missão, enfim, tudo que diz respeito a essa entidade. Mas conhecer na prática, em meio a uma operação, seria uma melhor oportunidade. Ver ali o sacrifício e risco da profissão. Imagine agora sermos o próprio alvo do resgate. É certo que dessa forma, sentir alguém dando sua própria vida em risco de morte, nos faz entender melhor quem são os bombeiros. Não é a toa que essa classe social é tão valorizada.  Essa ilustração nos remete a Jesus, mas o detalhe é que Ele tinha certeza da morte. Mergulhando nesse compartimento do coração do Pai, descobrimos com quão grande amor Deus nos amou.

O pecado era algo que Deus não queria, mas já sabia de todas as coisas. Deus é magnífico para transformar em benção a maldição. Usa circunstâncias ruins -pecados ou não- revertendo-as em benefício, e através delas revela seu misterioso e profundo caráter. 


 

 


Autor: Albanìsioribeiro


Artigos Relacionados


A Chamada De Abraão.

Quatro Leis Espirituais

Genesis 21 - 14 - Abraão,ismael E Isaque - Teste De Amor E Fé

O Amor Do Pai

Amor Maior Não Há

Tome Cuidado Com Os Atalhos!!!

Deus NÃo É Passageiro