Dicas para a criação de uma página web para pessoas com dislexia usando princípios básicos de usabilidade para a web



A dislexia é a dificuldade de aprendizado da Linguagem, bem como a Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculos Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não é causada pela falta de interesse, motivacional, esforço ou de vontade, como não tem nada a ver com deficiência visual ou deficiência auditiva. Tendo diferentes graus e sua principal característica, 80% dos casos, é o aprendizado da leitura.

Estima-se que 17% da população mundial tenha dislexia. No Brasil, cerca de 200mil pessoas, de acordo com os dados do Ministério da Educação, o que significa que em cada escola 3% dos alunos sofram com esse distúrbio.

Com tantas pessoas sofrendo com esse distúrbio, é preciso pensar agora em fazer sites que pensem nesse tipo de usuário. Para isso vou dar aqui algumas dicas para a montagem de um web site, utilizando-se de princípios básicos de usabilidade para a web:

  1. Utilize parágrafos curtos e pequenos em cada página, o jornal é um bom exemplo de como o texto deve ser para uma boa legibilidade. Se o artigo for muito longo use de índices no começo da pagina para que o leitor disléxico possa reconhecer o assunto de seu interesse.
  2. Sempre manter textos alinhados a esquerda, porque para um disléxico é difícil à leitura de textos centralizados ou alinhados a direita. Não use textos justificado porque o espaço entre as letras pode acabar o distraindo e atrapalhando sua leitura.
  3. Certifique-se de não usar textos em itálico, porque dificulta a leitura. Existe hoje em na internet fontes de letras próprias para ajudar na leitura de uma pessoa disléxica, diminuindo o numero de ocorrências que ele possa ter trocando as letras e invertendo elas durante a leitura.
  4. Mantenha sempre um padrão de cores no site.
  5. Use imagens e fotografias pelo site, imagens ajudam a quebrar a pagina em pequenas porções e para um disléxico dão um estimulo visual imediato e uma memoria visual para o futuro.
  6. Não use de imagens em movimentos. Elas causam distrações e atrapalham a leitura não só de um disléxico, mas de qualquer pessoa.
  7. Deixe um meio para que o usuário disléxico possa escolher a cor de fundo, o tipo de letra, tamanho, etc.
  8. Use caixas de textos e balas para quebrar parágrafos e enfatizar assuntos importantes no texto.
  9. Crie um índice de links importantes no final de cada paragrafo, para que o leitor disléxico não precise ler o texto todo para achar o link que procura. Tenha certeza de ter explicado bem para que cada link serve

10. Use ícones para facilitar a navegação.

11. Facilite a Web pagina para que ela possa ser usada em tecnologias assistivas – programas de leituras de paginas da web -. Esses programas têm limitações para isso é preciso usar pequenas linhas de orientações que facilitem a leitura desses programas.

Espero ter ajudado, nesse meu primeiro artigo, no entendimento do que é dislexia e como tornar seu site acessível não apenas para pessoas que sofrem desse distúrbio, mas a todos os usuários da rede de internet.


Autor: Stéphanie Sodré Barcelos


Artigos Relacionados


Dislexia

Como A LingÜÍstica Explica A Dislexia

Dislexia: Um Disturbio De Leitura E Escrita

A Informática Como Instrumento De Intervenção Pedagógica Em Crianças Com Dislexia

Dislexia Na Sala De Aula

DislÉxico, Agressivo E Deprimido

7 Grandes Erros Na Criação De Sites