A história das bolsas de valores no Brasil



1.INTRODUÇÃO

A bolsa de valores é um mercado organizado onde se negociam ações de empresas públicas ou privadas de capital aberto .No Brasil, a principal administradora do mercado de bolsas de valores é a BM&FBOVESPA S/A (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros), atuando nos mercados de bolsas e de Balcão organizado.

Sendo as bolsas de valores um centro de negociações imobiliários, utiliza-se de um sistema eletrônico de negociação para efetuar compra e venda de valores.

No Brasil as bolsas de valores são organizados sobre formas de propriedade de ações ( S/A), regularizados pelo CVM (Comissão de valores Imobiliários).

As bolsas de valores tem como sua função primordial proporcionar um ambiente transparente e liquido, adequado á realização de negócios com valores imobiliários. Somente através das corretoras, os investidores têm acesso aos sistemas de negociação para efetuarem suas transações de compra e venda desses valores.

Para que as companhias possam negociar suas ações na bolsa de valores,além de serem empresas de capital aberto ou públicas, no sentido de pertencer ao público em geral suas ações, também devem atender aos requisitos exigidos pelo Lei das Sociedades Anonimas ( Lei nº. 6.404, de 15 de desmembro de 1976) e além das instruções da CVM adicionando-se ainda as normas estabelecidas pela bolsas de valores.

O Brasil chegou a ter 9 ( nove ) bolsas de valores , mas atualmente a BM&FBOVESPA, criada em 2008, com a integração entre Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) é a principal. Sendo atualmente a mair bolsa de valores da América Latina e a terceira maior do mundo. São negociados nela títulos e valores mobiliários, tais como: ações de companhias abertas,títulos privados de renda fixa, derivativos agropecuários (commodities), derivativos financeiros, entre outros valores mobiliários.

 

1.1 HISTÓRIA DA BOLSA DE VAOLORES

 

Na se sabe ao certo quando surgiu e onde surgiu a primeira Bolsa de Valores no mundo , alguns historiadores relatam que surgiu no Collegium Mercatorum Romano outros no Fundacks (bazar) palestino ou mesmo no Emporium Grego.

Em 1141, na França , foi criado por Luis VII a Bourse de Paris, onde se reuniam os agentes de changes , na Pont-Aux-Changes sobre o rio Sena .Com o Império de Napoleão I as reuniões continuam a ocorrer, mas forma transferidas para um prédio onde aconteciam de forma mais organizada os negócios realizados pelos corretores denominados de Corbeille.

Na Holanda, aproximadamente em 1631, foi inaugurada de maneira pioneira, através de recursos financeiros que vinham da Associação de Capitais, a Bolsa de Valores de Amsterdã, tendo como objetivo estabelecer um lugar onde poderiam ser discutidas as participações dos investidores nas recém-criadas Companhias das Índias.

Já em 1650, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, começava a negociar ações, com isso, o capital capital financeiro dos investidores passava ser remunerado com dividendos anuais que poderiam ser transferidos entre eles.

Na Inglaterra em 1744, as bolsas de valores inglesas já registrava a participação de 1/4 de novos valores no volume de capital das empresas que participava do pregão , o mercado financeiro inglês começava a surgir.

Em 1698, foi criado o Banco de Londres e a Bolsa de Fundos Públicos de Londres, implantando a fixação do padrão de purificação de ouro e a cunhagem de moedas. O público em geral não tinha acesso á bolsa de valores, cujo delegado orientava seu funcionamento, com os associados brokers (corretores intermediários) e os chamados jobbers (que negociavam por conta própria).

Nestes contexto, a Europa iniciou o primeiro sistema financeiro mundial integrado. Assim, no século XVIII, foi imposta aos banqueiros exigências do poder público para que os mesmos fracionassem os empréstimos em títulos de negociação

No Brasil, o surgimento da bolsa de valores está ligado ao desenvolvimento do sistema financeiro. Na segunda metade do século passado surgiram indivíduos que exerciam a função de banqueiros e corretores especializados em diferentes tipos de crédito , mas sem algo que os organizassem, foi então que em 1845 essa atividade foi regulamentada.

Em 1976 foi decretada a cotação de títulos em pregão e no ano seguinte correu a regulamentação do pregão. Tal evento, foi considerado o marco inicial do funcionamento da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Com o Decreto nº 417, em um dos seus artigos relatou que caberia ao Poder Executivo regulamento o exercício dos corretores e suas operações. Em 1978 surgiu a maior confiança no mercado da bolsa de valores.

Em 1897, foi expedido o Decreto nº. 2.475, implantou a lei que regulamentava a Bolsa e as corretoras, mas somente no Distrito Federal. Sendo omissa quanto aos outros Estados .

Foi aprovada em 1894,em São Paulo, a primeira tabela de corretagem, por ato governo estadual. Criando apos, os primeiros cargos de corretores de fundos públicos Em 1897, o Governo de São Paulo instituía a Bolsa Oficial de Títulos de São Paulo.

As bolsas de valore s e corretoras dos demais Estados foram regulamentas pelo governo federal em 1934 abrangendo todo o Estado. A partir de 1964 as bolsas e corretoras passaram a ter o caráter que tem hoje.

 

2. BM&FBOVESPA

Foi criada em 2008, após integração entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) . Passemos a uma analise breve de cada uma.

 

2.1 BOVESPA

Foi criada em em maio de 2008, pelo economista por Emílio Pestana .

A BOVESPA, foi fundada em 23 de agosto de 1890, por Emílio Pestana. Até as reformas do sistema financeiro e do mercado de capitais, implementadas pelo governo no biênio 1965-1966, as bolsas de valores brasileiras eram entidades oficiais corporativas, vinculadas às secretarias de finanças dos governos estaduais e compostas por corretores nomeados pelo poder público.

As reformas institucionais assumiram, transformando em associações civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A figura individual do corretor de fundos públicos foi substituída pela da sociedade corretora, por sociedade por ações nominativas ou por cotas de responsabilidade limitada.

Até 1997 a BOVESPA ainda realizava pregão através do sistema viva voz, mas atualmente os negócios são realizados através do sistema Mega Bolsa. Em março de 1999, o Bovespa lançou o sistema Home Broker, que permitia que os investidores pudessem comprar e / ou vender ações e opções em suas casas através da internet. O que fez com que os negócios realizados pela Bovespa aumentassem a cada dia.

A BOVESPA em agoto de 2007, deixou de ser uma instituição sem fins lucrativos e se tornou uma sociedade por ações BOVESPA Holding, passando a ser responsável pelas operações dos mercados e de Balcão organizado.

Em maio de 2008 a BOVESPA integrou-se a BM&F formando a BM&FBOVESPA S/A.

3. A História da BM&F

Em 26 de outubro de 1917, foi criada a BMSP,( Bolsa de Valores de São Paulo) por empresários do ramo de exportação, comércio e agricultura. Essa instituição alcançou grande desenvolvimento no ramo do café na negociação de café, boi gordo e algodão.

Com o surgimento da Bolsa Mercantil & de Futuros, a BM&F,em 1991 , ela começou a negociar contratos futuros, de opções, a termo e a vista, referenciados em índices de ações, ouro,e em pouco tem teve grande destaque no cenário nacional.

Em 9 de maio 1991 correu a fusão da BM&F e da BMSP tendo com principal objetivo do desenvolvimento da desenvolver mercados financeiros e agropecuários. Já em maio de 2007 a BM&F tornou-se uma sociedade por ações com fins lucrativos.

Em 2008, BM&F e a BOVESPA unem-se formando a BM&FBOVESPA S/A, criando a 4ª maior bolsa do mundo e a 2ª das Américas. Com o valor avaliado em cerca de US$ 20,340 bilhões.

4. CONCLUSÃO

As bolsas de valores tem um importante papel na formação da econômica dos pais, uma vez que desenvolve a estrutura financeira do mesmo.

Este artigo tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento do mercado financeiro ao longo dos até a fusão da BM&F e a BOVESPA.


BIBLIOGRAFIA:

FORBES, Luiz F., ‘Mercados Futuros: Uma Introdução’ Editora Bolsa de Mercadorias & Futuros.
RUDGE, Luiz Fernando & CAVALCANTE, Francisco, “Mercado de Capitais”- terceira edição, CNBV ( Comissão Nacional de Bolsas de Valores).


Autor:


Artigos Relacionados


Os Integrantes Do Mercado Acionario - Tema De Monografia E Tcc

Mercado De Ações, Opções, Futoro E Bolsa De Valores

Muito Além Do Pregão

Xerife Põe Ordem Na Casa

Sistema Financeiro Nacional: Cvm

Curso Bolsa De Valores - Como Escolher

Investidor Cuidadoso E Principiante.