Windows vs Linux: o dilema do usuário



Windows vs Linux: o dilema do usuário

Um dos grandes problemas dos usuários ao se depararem com a pergunta “qual sistema operacional devo usar?” é: os próprios usuários não sabem o que querem.  Muitos pensam que são sistemas operacionais iguais e outros, por comodidade, preferem não comparar, usam o que já estão habituados a usar. Porém, existe fatores comparativos que valem a pena serem discutidos e podem esclarecer a mente de quem ainda está em dúvida.

alt

Para usuários que querem liberdade total, alterar o SO como bem entenderem, lançar novas versões e quem sabe até ganhar algum dinheiro vendendo seus aplicativos personalizados, o Linux oferece acesso livre ao código fonte, permitindo alterar completamente o kernel do sistema e instalar em quantas máquinas quiser, sem restrições de licença. A interface do Linux, por exemplo, pode ser totalmente personalizada, permitindo ao usuário deixa-la exatamente como ele quer. Já no Windows o usuário tem que ‘engolir’ aquilo que a Microsoft decidiu que é melhor, ou as opções que ela impõe.

alt

Por outro lado, um usuário leigo neste tipo de assunto não encontra vantagens na utilização desse tipo de sistema, para esse tipo de usuário, que geralmente procura facilidade no uso, a Microsoft já fez muitas mudanças e avanços para que o sistema Windows se tornasse mais fácil de usar. Para um usuário com dificuldades no uso das novas tecnologias o Windows pode não ser o sistema mais simples, mas com certeza é mais ‘fácil de usar’ do que Linux.

alt

Em termos de custo, a escolha do Windows sai mais cara, apesar de possuir muito softwares gratuitos compatíveis, para se adquirir uma licença deste sistema, hoje em dia, o usuário tem que desembolsar em torno de R$ 600,00 para a versão mais recente. Esse valor pode ser agregado na compra de um novo computador que venha com o Windows instalado, sem contar que para cada máquina em que o sistema for instalado, uma nova licença deve ser adquirida. O Linux pode ser baixado gratuitamente e instalado em quantas máquinas você queira, porém para recorrer ao suporte você deve procurar as respostas para as suas dúvidas em fóruns, comunidades e sites criados pelos próprios usuários para o esclarecimento de dúvidas. Já o Windows possui seu suporte pago via help-desk em que o usuário tem direito de ter seus problemas solucionados.

Se compararmos a compatibilidade de softwares e hardwares entre Windows e Linux, notaremos que, embora os desenvolvedores de hardware e software já tenham feito muitos avanços em relação ao suporte à plataforma Linux, devido à grande quantidade de usuários de Windows, há mais disponibilidade de software e um suporte de drivers fornecidos pelos fabricantes de hardware para muito mais amplo para Windows do que para Linux. Por esse motivo se o usuário não conhece muito bem seu equipamento e os programas que vai usar, corre o risco de que os mesmos não funcionem corretamente se optarem pelo uso do Linux.

Quando o assunto é segurança, quem se sai melhor é o Linux, o Linux não é mais seguro porque os criadores de vírus não tem interesse em fazê-los para ele, mas sim porque possui características mais seguras do que o Windows, como as permissões de usuários. Uma grande medida de segurança possível no Linux é entrar no sistema com uma conta de usuário “normal” e não como “root”. Fazendo isso, mesmo que algum programa malicioso consiga entrar no sistema, sua capacidade de destruição será bem pequena, isso acontece porque ele não terá como mudar suas permissões para atingir todo o sistema, pois o usuário que está infectado não tem permissão para tal coisa. O melhor é que o Linux trata tudo isso de forma nativa.

No geral, podemos dizer que o Windows é mais fácil de usar, uma vez que o usuário quase não precisa ter contato com a linha de comando, já no Linux, o uso da linha de comando é mais frequente, podendo ter que ser usado na instalação de programas ou montagens de drives de CD.

alt

Assim sendo, o usuário deve identificar suas necessidades e prioridades, para enfim se decidir por um sistema que melhor se adapte ao seu uso e ao seu cotidiano, suprindo todas suas necessidades, sejam elas praticidade, segurança, desempenho, liberdade, compatibilidade ou qualquer outra necessidade que o usuário tenha e o sistema deva suprir.

Referencias:

http://www.computerhope.com/issues/ch000575.htmhttp://linux.oneandoneis2.org/LNW.htm
Autor: Renato Geraldes Eraclide


Artigos Relacionados


Vantagens Da Hospedagem Linux

Saiba Tudo Sobre Hospedagem Em Linux

Conheça Mais Sobre O Windows 8.

Conheça Mais Sobre Smartphones Linux

Linux, Um Sucesso, Mas Sem Funcionalidade Para Usuarios Windows

Virtualização Em Ti: Lidando Com Máquinas Virtuais

Sistemas Operacionais Dos Servidores De Hospedagem