Por Que Muitas Empresas Não Aparecem Para O Mercado ?
Com a competitividade que existe hoje no mercado brasileiro, e com a influência do mercado externo, a globalização, muitas empresas tem desaparecido, ou não atingem seu consumidor final por alguns fatores que, talvez, ainda não foram observados pelos seus diretores ou proprietários. A maioria de seus consumidores hoje exigem, além da qualidade em seus produtos,um que seja, talvez o principal deles , o custo final de aquisição , seja em bens de consumo ou serviços.
No entanto algumas dessas empresas podem dizer: "nós reduzimos nosso
custo, melhoramos a qualidade de nossos produtos e serviços
e, mesmo assim continuamos a brigar por um espaço maior que não conseguimos".
Aí entram algumas perguntas: Pararam para analisar a qualidade de seus
profissionais? A sua área comercial procura cumprir as metas estabelecidas?
Seus clientes estão sendo bem atendidos? Umas respondem essas perguntas
afirmativamente, outras não conseguem
responder simplesmente porque possuem sim, ou
acham que sim, tudo o que o mercado exige hoje para um bom
atendimento. Mas, afirmo que, à maioria das empresas, hoje, querem consolidar
sua marca e seus produtos e atingir topo do mercado brasileiro, para isso
procuram os profissionais que executem esse trabalho, levar aos seus
clientes os melhores produtos ou serviços com a competitividade
exigida pelo mercado. Só que se esquecem de uma coisa muito
importante: Estão dando condições desses profissionais os chamados,
representantes comerciais, vendedores autônomos ou simplesmente
vendedores de atingirem a sua própria satisfação e realização pessoal?
Pelo que tenho observado e até mesmo vivenciado, não. Elas querem que
esses profissionais atuem de forma eficaz , sem dar o mínimo de condições para
esses meios.
Muitas procuram profissionais com carteira de clientes formada, para que
eles tentem, e na maioria das vezes não conseguem, introduzir
seus produtos nesses clientes ou por falta de condições
ou por excesso de representadas. É obvio que se esses profissionais já
possuem uma fonte de renda segura que pode ser uma de suas representadas,
as outras seriam complementos de renda. Outra situação também encontrada
é que, a maioria dos clientes, não gostam e nem tem paciência
suficiente para atender um representante que
possua muitas pastas, como gostam de chamar, isso
demanda muito tempo e deixam as vezes de atender
seus próprios clientes.
Hora, empresas querem representantes que comercializem seus
produtos ou serviços, preferencialmente que possuam veiculo
próprio, carteira de clientes etc. E aí pergunto: O que elas
oferecem para tal trabalho? O representante é que arca com estes custos,
e caso não consiga, é ele que não serve. Não são devidamente
valorizados. Só que tem uma questão que gostaria de uma
resposta: Se não houvesse
representantes ou vendedores que executasse esse
trabalho, o chamado corpo a corpo, quem faria?
Como as empresas colocariam ou apresentariam seus produtos
no mercado? Será que seus diretores ou seus proprietários estudados
,exigentes teriam essa competência e paciência? Como eles valorizam esses
profissionais? Será que sabem quanto custa a manutenção de um veiculo
para esse trabalho? Será que eles suportariam ficar 2
ou 3 horas no trânsito louco das grandes cidades para realizar
esse trabalho? Como vocês vêem esse profissional?
Será que é aquele que passeia o dia inteiro e ganha o
dinheiro? Que vantagens tem hoje um profissional
desses? O que a empresa faz para reconhecer seu trabalho? Como a
empresa o trata? É ai que esta um dos maiores
problemas, representantes ou vendedores com
muitas representadas não se dedicam 100% a
nenhuma. Só as que realmente dão o retorno esperado. Largam as que
não dão apoio e continuam com as que oferecem um mínimo de
estrutura e valorizam seu trabalho.
Os representantes ou vendedores também, esta na
hora de atuar com profissionalismo e dedicação. Para tudo é
necessário que haja alguém que vá até o ponto de venda, visite esses clientes
constantemente, negociem , apresente esses produtos ou serviços.
As empresas precisam valorizar esses profissionais. E estes,
por sua vez, também tem que começar a valorizar as empresas.
Vale à pena investir em empresas que você depois de 2
a 3 meses viu que não tem retorno do que gastou? E as
empresas: Vale a pena ter um profissional que não se dedica inteiramente
a ela ? Tem certeza que é mais fácil contratar profissionais que
representam várias? Será que se as empresas parassem e analisassem o
investimento no profissional, não seria mais vantajoso?
Será que o retorno que conseguiriam não seria muito melhor?
Nelson B. de Sousa
Coord.Comercial. email: [email protected]
Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA
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