Por Que Muitas Empresas Não Aparecem Para O Mercado ?



Com a competitividade que existe hoje no mercado brasileiro, e  com a influência   do mercado externo, a globalização, muitas empresas  tem desaparecido,   ou não atingem  seu  consumidor final por alguns fatores que, talvez, ainda  não foram observados pelos  seus diretores ou proprietários. A maioria de seus consumidores hoje exigem, além da qualidade em seus produtos,um que seja, talvez o principal deles , o  custo final de aquisição , seja em bens de consumo ou serviços.

No entanto algumas dessas empresas podem dizer: "nós reduzimos nosso custo,  melhoramos a qualidade  de nossos produtos e  serviços e, mesmo assim continuamos a brigar por um espaço maior que não conseguimos". Aí entram algumas perguntas: Pararam para analisar a qualidade de seus profissionais? A sua área comercial procura cumprir as metas estabelecidas? Seus clientes estão sendo bem atendidos? Umas respondem essas perguntas afirmativamente, outras não conseguem       responder  simplesmente  porque  possuem  sim, ou  acham que sim,  tudo o que o mercado  exige  hoje para um bom atendimento. Mas, afirmo que, à maioria das empresas, hoje, querem consolidar sua marca e seus produtos e atingir topo  do mercado brasileiro, para isso procuram os profissionais que executem esse trabalho, levar aos seus clientes  os  melhores produtos ou serviços com a competitividade exigida pelo mercado.  Só que se  esquecem de uma coisa muito importante: Estão dando condições desses profissionais os chamados, representantes comerciais, vendedores autônomos ou simplesmente  vendedores  de atingirem  a sua própria satisfação e realização pessoal?
Pelo que tenho observado e até mesmo vivenciado, não. Elas querem que  esses profissionais atuem de forma eficaz , sem dar o mínimo de condições para esses meios. 
Muitas procuram profissionais com carteira  de clientes formada, para que eles  tentem, e  na  maioria das vezes não conseguem, introduzir seus produtos nesses  clientes  ou  por falta  de condições ou por excesso de representadas.  É obvio que se esses profissionais já possuem uma fonte de renda segura que pode ser uma de suas representadas,  as outras seriam  complementos de renda. Outra situação também encontrada é que,  a maioria dos clientes, não gostam  e nem tem paciência suficiente  para  atender  um  representante  que possua muitas pastas, como gostam  de  chamar,  isso demanda  muito tempo  e  deixam  as vezes  de atender seus próprios clientes.
Hora,  empresas querem  representantes  que comercializem seus produtos ou serviços,  preferencialmente  que  possuam veiculo próprio, carteira de clientes etc.  E aí  pergunto: O que elas oferecem para tal trabalho?  O representante é que arca com estes custos, e caso não consiga, é ele que não serve.  Não são devidamente valorizados.  Só que tem uma questão que gostaria  de uma resposta:  Se não houvesse
representantes  ou  vendedores  que  executasse  esse trabalho,  o    chamado corpo a corpo, quem faria?  Como as empresas colocariam ou apresentariam  seus  produtos  no  mercado? Será que seus diretores ou seus proprietários estudados ,exigentes teriam essa competência e paciência? Como eles valorizam esses profissionais? Será que sabem quanto custa  a manutenção de um veiculo para esse trabalho?   Será que eles suportariam ficar  2  ou  3 horas no trânsito louco das grandes cidades para  realizar  esse  trabalho?   Como   vocês vêem esse profissional?     Será que é aquele que passeia o dia inteiro e ganha o dinheiro?   Que vantagens tem hoje um profissional desses?   O que a empresa faz para reconhecer seu trabalho? Como a empresa o trata?  É ai  que  esta um dos maiores problemas,  representantes ou vendedores  com   muitas   representadas  não  se  dedicam 100% a nenhuma.  Só as que realmente dão o retorno esperado.  Largam as que não dão  apoio  e continuam com as que oferecem um mínimo de estrutura   e valorizam seu trabalho.
Os representantes  ou  vendedores também,   esta  na hora  de atuar com profissionalismo e dedicação.  Para tudo é necessário que haja alguém que vá até o ponto de venda, visite esses clientes constantemente, negociem , apresente esses produtos ou serviços.
As empresas precisam  valorizar esses profissionais.   E estes, por sua vez,  também  tem que  começar a valorizar as empresas. Vale à pena  investir  em  empresas  que você depois de 2 a  3 meses viu que não tem retorno do que gastou?   E as empresas:  Vale a pena ter um profissional que não se dedica inteiramente a ela ?  Tem certeza que é mais fácil contratar profissionais que representam várias?  Será que se as empresas parassem e analisassem o investimento no profissional,   não seria mais vantajoso?
Será que o retorno que conseguiriam não seria muito melhor?


Nelson B. de Sousa 
Coord.Comercial. email: [email protected]


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


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