O papel da educação



O PAPEL DA EDUCAÇÃO

 

 

Regina Rita da Silva Santos

*Profa. Especialista em Educação Especial pela UNESP/P.PTE - 2007 *Profa. Especialista em Gestão Educacional pela UNICAMP - 2007 *Mestre em Educação – UNOESTE/P.PTE -2011

 

 

 

“O homem só pode se tornar Homem através da Educação...”

Kant – Filosofo – Século XVIII

 

 

O papel da Educação é muito mais do que pensamos, vemos, vivemos e acreditamos ser.

A Educação é algo essencial, afinal é no processo interativo do aprender onde as pessoas se transformam, onde o processo de ensino-aprendizagem acaba por ser tão necessário quanto o respirar, alimentar-se.

Alimentar a alma, o entendimento do outro, levar o outro a conhecer, a descobrir o  novo, a questionar o porquê da realidade, eis aí a função da Educação.

A Educação é, fundamentalmente, uma constante busca de conhecimentos para produzir a vida em sociedade, o conviver com o outro, o  educador, ao trabalhar a educação de forma consciente e mediadora repensa a  própria educação e consequentemente repensa a sociedade.

Ao discutir o papel da educação estamos tocando numa ferida da sociedade, a escola não pode e não deve ser neutra, já que vivemos numa sociedade excludente, é na escola o cidadão vai ser preparado para a vida social inserida no sistema competitivo, o  capitalismo.

Nesse contexto conflitante e incerto, o papel da educação/educador necessita ser repensado. Segundo Gadotti (1998), faz-se mister que o professor se assuma enquanto um profissional do humano, social e político, tomando partido e não sendo omisso, neutro, mas sim definindo para si de qual lado está, pois se apoiando nos ideais freireanos, ou se está a favor dos oprimidos ou contra eles. Posicionando-se então  o educador não mais neutro, pode ascender à sociedade usando a educação como instrumento de luta, levando  a população a uma consciência crítica que supere o senso comum, todavia não o desconsiderando.

 A profissionalização do profissional da educação não refere-se apenas ao saber ensinar, mas a ter uma postura política frente à sua profissão, que requer: uma prática reflexiva, inovações tecnológicas, profissionalização, exige acima de tudo uma vontade comum e expressiva dos professores, dos gestores e dos políticos, a prática em constante formação.

A função da educação/escola neste caso é trabalhar com o conhecimento e a inclusão de “todos” os alunos com sucesso. Ter clareza de onde se parte, que tipo de aluno eu tenho, que aluno eu pretendo formar, partir da realidade local, não omitir problemas e contrastes sociais, ou seja é a escola que deverá se adequar para atender seus alunos e não o contrário.

A formação profissional do professor deve ir além do seu trabalho na sala de aula. A escola deve ser organizada para dar conta das aprendizagens dos alunos.

O professor para estes novos tempos terá que  repensar o seu papel de sujeito e passar a “mediar” o conhecimento, criando assim oportunidades para que todos seus alunos tenham direito à educação com qualidade e equidade.

Concluindo, comunga-se com as palavras de Gadotti (1998, p.90) que alia ao papel social de professores esperança em um futuro melhor para a educação brasileira: Ao novo educador compete refazer a educação, reinventá-la, criar as condições objetivas para que uma educação realmente democrática seja possível, criar uma alternativa pedagógica que favoreça o aparecimento de um novo tipo de pessoas, solidárias, preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração do trabalho. Esse novo projeto, essa nova alternativa, não poderá ser elaborado nos gabinetes dos tecnoburocratas da educação. Não virá em forma de lei nem reforma. Se ela for possível amanhã é somente porque, hoje, ela está sendo pensada pelos educadores que se reeducam juntos. Essa reeducação dos educadores já começou. Ela é possível e necessária.

“O papel da educação é de nos ensinar a enfrentar a incerteza da vida; é de nos ensinar o que é o conhecimento, porque nos passam o conhecimento mas jamais dizem o que é o conhecimento. ( …) Em outras palavras, o papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo”.   Edgar Morin (entrevista tve brasil - 02/12/02)

 

Bibliografia

Gadotti, Moacir (1998): Pedagogia da práxis, 2.ª ed., São Paulo, Cortez.

Morin, Edgar (entrevista tve brasil - 02/12/02)

      

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Autor: Regina Rita Da Silva Santos


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