Profissionais Com Mais De 40. Investimento Ou Prejuízo



Hoje, a maioria das empresas, vem desprezando os profissionais com mais de 40 anos. Uma das justificativas é que tais profissionais, pela idade estão sujeitos, assim como os mais novos também, a uma série de problemas de saúde que pode vir a causar prejuízos as empresas com faltas, planos de saúde que geralmente são mais caros a partir dessa faixa etária, além de outros fatores.

Então por esse ou outros motivos que, ainda não descobri, mas com certeza, assim que descobrir relatarei à vocês, procuram profissionais com idade de no máximo até 35 anos, com experiência de 5 anos ou mais, nas funções pré-estabelecidas. Isso são fatores de corte para o envio e analise de currículo, que quando chega até o responsável pela triagem, já elimina muitos candidatos. País da incoerência.

Existe no planalto uma nova lei, que por motivos de eleições, ainda não foi enviada para câmara, estipulando aumento do período de contribuições e idade para poder se aposentar. Tudo isso porque segundo as pesquisas realizadas pelo nosso governo, a idade média de vida do brasileiro subiu de 65 para 70 e até 75 anos, logo o INSS teria que pagar mais tempo de benefícios com menos tempo de contribuição.

Sendo assim, como esses profissionais se manteriam no mercado de trabalho contribuindo mais tempo se as empresas não os estão contratando?

Profissionais que estudaram, formaram-se, adquiriram anos de experiência e conhecimento e agora são vistos como "velhos" para o mercado.

Na cultura oriental porém, eu que convivi dentro de uma empresa de chineses, eles valorizam e muito não só a experiência como o tempo de empresa que estes profissionais possuem, segundo eles são estes que vão ensinar os mais novos, com pouca ou nenhuma experiência, os segredos e os atalhos de cada profissão ou função, encaram como investimento.

Alguém que precisasse de um tratamento para doenças do coração, ou até mesmo de uma cirurgia, tendo a opção de escolher entre um profissional médico como Dr. JATENE com uma experiência e prática inquestionável, já que este é de idade acima dos 40 anos e, provavelmente conhece tudo o que possa se relacionar com sua área de atuação e profissão não o escolheria? Ou preferiria um médico com menos de 35 anos? Consegue responder?

Então, será que profissionais acima de 40 anos com toda sua experiência não agregariam para empresas maiores valores e conhecimentos, treinando e preparando profissionais mais novos e ensinando-lhes os atalhos e segredos aprendidos durante anos de prática. Porque os empresários agem dessa forma, ou os RHs ninguém sabe, e se sabem, não falam. Mas de olho no mercado nos próximos 10 anos, vem por ai empresas orientais, com novas filosofias e métodos de trabalho que darão muita dor de cabeça, e serão de uma competitividade e determinação, que nossas empresas terão que repensar e analisar suas políticas e estratégias. Basta ver, quem acompanha, o que esse povo com sua metodologia de vida, determinação, dedicação e constantes treinamentos, estão evoluindo a cada olimpíada que se participam.

Atletas novos ou com pouca experiência são treinados e orientados pelos seus treinadores mais velhos e com mais experiência, com determinação e confiança, assim eles agem e estão complicando o desempenho de outros competidores de países mais fortes como USA, AUSTRÁLIA, entre outros. É só observar o mercado automobilístico no mundo, as empresas orientais estão começando a dominar esse mercado com suas marcas e modelos. Principalmente a China, tem que se prestar muita atenção, pois é uma economia que vem crescendo dia a dia, e provavelmente dentro de 10 a 20 anos será a primeira economia no mundo. É o objetivo deles e ninguém duvide se isso acontecer realmente.

Nelson B Sousa – Gestão Comercial


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


Artigos Relacionados


Diferencial Competitivo

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Recolocação Depois Dos 45 Anos

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

PolÍtica ComunitÁria

Meditação Piramidal

Graduação Senac Torna Profissionais Aptos Ao Mercado Globalizado