Psicologia da Educação



Por Josiane Gloria De Moraes Alt e Veronice Maria De Jesus
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO:
DO SENSO COMUM AO DISCURSO CIENTÍFICO


O que e Psicologia? Esta pergunta precisa se ser respondida antes que possamos passar nosso estudo sobre a Psicologia da Educacao. Neste texto, a compreensao alcancada sobre algumas teorias da Psicologia podera contribuir para que o educador perceba que mesmo que nao identifique seu saber com os conceitos da desenvolvidos pela Psicologia cientifica, ele de fato atua sempre tendo por base a construcao historica deste campo. Isto se configura em grande parte pelo fato de que muitas das praticas educacionais ja consolidadas foram estabelecidas ao tomar por base as concepcoes estruturadas nas varias teorias psicologicas.
Assim, quando o sistema educacional distribui os alunos por faixa etaria e estabelece os conteudos a serem trabalhados com cada grupo, ha nesta pratica uma nocao de o desenvolvimento inteligencia ocorre gradualmente e que as criancas menores, tem uma capacidade apreensao conceitual em funcao das caracteristicas que marcam a sua cognicao.
Diante disso, conhecer a Psicologia e sua explicacao sobre o desenvolvimento psicologico do ser humano, bem como as varias formas de explicacao sobre como ocorre o processo de aprendizagem, e uma condicao previa para que o professor possa embasar suas propostas e estrategias didaticas, bem como para que possa visualizar quais conteudos devem ser trabalhados com cada faixa, tendo por base o nivel de abstracao de cada grupo
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO:
CONCEITOS BÁSICOS, ASPECTOS FÍSICOS, COGNITIVOS E PSICOSSOCIAIS Uma vez que fizemos uma breve introducao sobre a historia da Psicologia e uma reflexao acerca da Psicologia da Educacao, conheceremos a partir deste ponto algumas das principais teorias da Psicologia.
Inicialmente, vamos a estudar conceitos fundamentais para que se possa compreender o desenvolvimento humano fazendo um breve passeio historico por esse campo de reflexao da ciencia psicologica, como tambem pela atuacao dos profissionais de educacao.
O estudo do desenvolvimento humano e fascinante e complexo, sendo influenciado por muitas variaveis psicologicas, psiquicas e sociais. Seu estudo e necessario e oferece interesse pratico e academico, pois e essencial para uma compreensao quanto aos processos da aprendizagem humana.
Os estudos desenvolvimentistas realizados por algumas correntes da Psicologia levaram a descricao sobre o desenvolvimento psicologico a partir de processos evolucionarios que ocorrem em periodos ou ciclos de vida, os quais referem-se a divisoes aproximadas e arbitrarias do ciclo de vida humano, com a caracterizacao de acontecimentos e preocupacoes especificas a cada um deles, e que sao denominadas de fases/periodos de acordo com o autor ou teoria.
Entender este processo evolutivo a partir de olhares distintos encontrados nas teorias psicologicas tem importancia para varios campos do conhecimento, mas em especial, no trabalho em sala de aula, haja vista que toda a sistematizacao do trabalho esta diretamente atrelada a um conhecimento acerca das caracteristicas cognitivas, comportamentais e psiquicas caracteristicas em cada faixa etaria.
Essa nocao de periodos do ciclo de vida tambem acarreta a nocao de idade media para a ocorrencia de certos fenomenos, ou seja a ideia de periodos de tempo (idade) onde sao comuns determinados comportamentos. Por exemplo: E comum, mas nao obrigatorio ELIZIÁRIO SOUZA ANDRADE periodo denominado de adolescencia6 seja caracterizado por comportamento de resistencia em aceitar regras, por instabilidade de humor e por crises de identidade.
Importante ressaltar que os ciclos de vida e a idade media sao simplesmente medias encontradas no contexto geral das pessoas. As diferencas individuais e que fazem essa media deslizar, para mais ou para menos, no que diz respeito ao ritmo e aos resultados do desenvolvimento.
Entretanto quando ha um desvio extremo, existe a possibilidade de haver um disturbio no desenvolvimento, o que somente podera ser afirmado com avaliacao diagnostica a ser realizada por profissional capacitado para esta tarefa, pois nao fazem parte do que entendemos como um "fazer pedagogico".
Assim, mesmo que um individuo nao apresente todas as caracteristicas descritas para sua idade, nao ha necessariamente que se pensar em um disturbio de desenvolvimento, haja vista que as descricoes das fases ou periodos permitem entender que ha muita variacao no ritmo com que cada individuo se desenvolve.
Neste sentido, em um processo de constituicao do sujeito e de sua identidade, podemos afirmar que ocorre desde o nascimento um processo de maturação, que e explicado de distintas formas pelas teorias psicologicas.
Entao, para compreender a concepcao que perpassa as teorias do desenvolvimento, devemos entender a nocao de maturacao e os aspectos inerentes a concepcao de desenvolvimento.

• Maturação Por maturação entenda o desdobramento de uma sequencia definida de mudancas fisicas, comportamentais e psiquicas, envolvendo prontidao para dominar novas habilidades.

• Aspectos do desenvolvimento Entendidos como sendo as diferentes esferas da vida humana que sao entrelacadas e influentes entre si, e que podem ser divididas em quatro grandes grupos:

1. Desenvolvimento Físico: todas as mudancas que envolvam aspectos biologicos;

2. Desenvolvimento Cognitivo: mudancas na capacidade mental (aprendizagem, memoria, raciocinio, pensamento e linguagem);
6 Importante ressaltar que a concepção de adolescência é uma construção social, característica das sociedades ocidentais.
COLEÇÃO FORMANDO EDUCADORES

3. Desenvolvimento Psicossocial: mudancas na personalidade, ou seja, no modo particular do sujeito de sentir, reagir, se comportar, e se relacionar.

4. Desenvolvimento Moral: evolucao da capacidade de julgar sobre o certo e o errado e de considerar as regras sociais para balizar a propria conduta.
E importante considerar ainda as influencias de fatores multideterminados sobre o desenvolvimento humano, que podem ser internas, quando decorrentes de fatores hereditarios, ou externas quando os fatores influentes sao provenientes do meio externo, do ambiente.
E a partir deste contexto de multiplicidade de fatores e influencias que se deve proceder ao estudo do desenvolvimento individual de cada pessoa.
Maturacao, crescimento e desenvolvimento se correlacionam? Em Psicologia, o termo desenvolvimento, em sentido amplo, faz referencia as mudancas que ocorrem no ser vivo entre a concepcao e a morte, de modo ordenado e que se mantem por um periodo de tempo razoavelmente longo. Alem disso, estao atrelados a ideia de que resultam em comportamentos mais adaptativos, organizados, complexos e eficazes no sentido da sobrevivencia do individuo.
Diante disso, as teorias psicologicas que estudam o desenvolvimento se dedicam a estudar todos os tipos de mudancas observadas nos seres humanos. Porem, ao estudar o processo evolutivo, estas teorias acabaram por agrupar as mudancas por categorias.

1. As mudancas exigem da crianca um espaco para se processar, e este espaco assume duas caracteristicas:

a. Interna (espaco fisico, psicologico e afetivo)

b. Externa (toda a realidade objetiva na qual a crianca esta inserida) e e o corpo o meio de comunicacao entre esses dois espacos experimentados pela crianca.
ELIZIÁRIO SOUZA ANDRADE

2. As mudancas ao longo do desenvolvimento podem ser de dois tipos:

a. Quantitativa - diz-se daquela mudanca que se refere a numero ou quantidade, como, por exemplo, aumento de peso, de estatura, de n.o de palavras no vocabulario, etc.

b. Qualitativa - e aquela mudanca marcada pelo aparecimento de novos fenomenos na vida do individuo e imprevisiveis em relacao ao seu funcionamento anterior.
Sao mudancas de tipo, estrutura ou organizacao. Ex. aprendizado de uma lingua.
Entretanto, ainda que as mudancas ao longo da vida sejam esperadas e, inclusive, desejadas, o individuo apresenta o que se entende por consistência básica na personalidade e no comportamento. Este conceito diz respeito aos tracos de personalidade ou comportamentos que persistem moderadamente durante um determinado momento de vida, a despeito das mudancas de desenvolvimento que ocorrem nesse periodo.
Por fim, devemos assinalar que as teorias psicologicas do desenvolvimento tem por objetivo favorecer a descricao, explicacao, previsao dos comportamentos humanos, o que pode contribuir para estabelecimento de estrategias que permitam intervencoes quando se faz necessario tratar adoecimentos psiquicos ou se deseja adequacao de comportamentos.

• A Construção Social do Sujeito A nocao de uma construcao social do sujeito encontra-se implicita no termo psicossocial.
O ambiente social7 onde esta inserida a crianca exerce papel significativo na constituicao da sua personalidade, uma vez que a interacao pressupoe trocas e ha um sistema de retroalimentacao envolvido neste contexto.
Os papeis sociais tem uma significativa influencia no processo de desenvolvimento do eu, e sao, por seu lado, forte e decisivamente influenciados pela cultura - sistema de valores e crencas produzido e produtor das relacoes interpessoais num determinado contexto e tempo.
Embora se evidencie que na sociedade moderna, as criancas despendem menos tempo na relacao direta com os pais, o papel da familia permanece preponderante e decisivo, en 7 Por ambiente social devem ser entendidos todos os grupos dos quais a criança faz parte, especialmente a família.
COLEÇÃO FORMANDO EDUCADORES quanto fator interferente no processo de desenvolvimento psicossocial da crianca e em sua constituicao enquanto sujeito.
Obviamente, nao podemos negar que todas as mudancas estruturais que hoje observamos na constituicao familiar afetam diretamente as criancas, inclusive as que sao geradas por vicissitudes da vida moderna ocidental - ausencia do par parental por longos periodos, excesso de influencia da midia, processo agressivos de separacao parental, violencia urbana, crises economicas, mudancas nos valores sociais, dentre outros.
Tambem assume papel relevante no processo de desenvolvimento psicossocial do ser humano o grupo social exterior a familia, o que ocorre normalmente no ambiente escolar, onde sao constituidos os grupos de amigos. A escolha dos primeiros pares sociais, aqui denominados amigos, se vincula em um primeiro momento por relacoes de semelhanca quanto a sexo, idade, etnia, condicao socioeconomica e proximidade geografica de residencia. Estes fatores sao facilitadores da empreitada pessoal de desbravar o desconhecido ambiente social para alem das relacoes familiares.
Assim, o grupo social tem grande significado no desenvolvimento psicossocial da crianca, pois por propiciar relacoes saudaveis e positivas, impulsiona a aprendizagem de habilidades sociais, o sentimento de pertenca a um determinado grupo, o que fortalece o autoconceito e a auto-estima.
Por isso, o nivel de popularidade e aceitacao social tem influencia direta e significativa na auto imagem do individuo, e em contrapartida a rejeicao social contribui para o surgimento de problemas emocionais e comportamentais. O que chamamos de amizade da infancia e da adolescencia, acabam por se constituir em referenciais importantes para a construcao da identidade do sujeito, tendo repercussao ao longo de todo o seu processo de desenvolvimento.
De outro lado, contemporaneamente temos observado que mudancas relativas ao sistema de trabalho ocidental, impondo aos adultos uma elevada carga de trabalho e um crescente afastamento da dinamica familiar, associados a algumas situacoes caracteristicas de um mundo informatizado, tem gerado um modelo de vida que traz impactos ao desenvolvimento infantil.
Neste ambito, podemos citar uma exposicao das criancas em relacao a: midia e ao ciberespaco (internet), a pressoes sociais por exito, status e perfeicao, a uma excessiva mobilidade e instabilidade papeis sociais, a uma demanda por responsabilidade, ao convite por consumismo, ao medo crescentes em relacao a seguranca, etc.
Essa realidade que se descortina quotidianamente aumenta dia a dia, e na maioria das vezes e no seio das relacoes escolares que se apresentam as particularidades e consequencias deste cenario. Diante disso, a pratica educativa, escolar ou familiar, deve se fazer atenta e sensivel a estas questoes e aos seus impactos.
Freud e Educação A psicanálise surge com Freud como possibilidade de compreender o fenômeno educativo através da noção deinconsciente, oferecendo as bases para pensar em uma educação que vise diminuir os efeitos patogênicos da repressão e oferecer um modo de profilaxia àsneuroses. "Freud acreditava inicialmente que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação não-repressiva que respondesse aos questionamentos da criança à medida que eles fossem surgindo. Ele também percebia como os sintomas neuróticos poderiam resultar em certa inibição intelectual. É inquestionável que a pura liberdade não educa e não cria indivíduos saudáveis; pelo contrário, cria inadaptados, narcísicos que acreditam que o mundo gira à sua volta e que nada existe além de suas necessidades individuais." (SOUZA, 2003, p.144) Neste sistema de pensamento, pode-se compreender que a educação não ocorre sem estar vinculada à repressão; que a educação relaciona-se com a questão do controle dos impulsos através do processo civilizatório Piaget e Educação Jean Piaget, com o construtivismo, formula a ideia de que o conhecimento é resultado do processo de interação entre o sujeito e o ambiente circundante. Ele dedicou-se a pesquisas que resultaram na criação da Epistemologia Genética. "(...) Para explicar a interação construtiva da criança com o ambiente, utilizou os conceitos de assimilação, acomodação e adaptação. A assimilação é a incorporação de um novo objeto ou idéia à que existia anteriormente, ou seja, ao esquema que a criança possui. A acomodação implica na transformação do organismo para poder lidar com o ambiente; diante de um objeto ou nova idéia a criança modifica e aprimora esquemas adquiridos anteriormente. A adaptação representa a maneira pela qual o organismo estabelece um equilíbrio entre assimilação e acomodação, adaptando-se continuamente às imposições feitas pelo ambiente mas também sendo um sujeito ativo e modificando este mesmo ambiente." (GOULART, 2001, p.134)
REFERÊNCIAS ARAUJO, Carlos R.V. História do pensamento econômico: uma abordagem introdutoria.
Sao Paulo: Atlas,1998, p.13-20.
AZENHA, Maria. G. Construtivismo: de Piaget a Emilia Fererro. 7a ed. Sao Paulo: Editora Atica, 2003.
BITTENCOURT, Jane. Informática na educação? Algumas consideracoes a partir de um exemplo, Rev. Fac. Educ. vol.24 n.1 Sao Paulo Jan./Jun. 1998, disponivel em , acesso em 02/2007.
BOCK, Ana Merces et. al. Psicologias: uma introducao ao estudo de Psicologia. 13. ed. Sao Paulo: Saraiva, 2003.
CAMPOS, Dinah M. S. Psicologia da aprendizagem. 29. ed. Petropolis: Vozes, 2000.

 


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