Madonna - um estudo sobre a construção da personagem



FERREIRA, Luis Cláudio Sassarão. 

1. Apresentação 

            Primeiramente, é de extrema importância esclarecermos que a escolha da cantora Madonna como ponto de partida para estes estudos se deu pela grande influência que a mesma detém nos mais diversos meios culturais e pela expressiva manipulação dos valores sociais, que vão desde simples questões familiares à questões religiosas, sexuais e políticas.

            Atualmente, ela se constitui na personae[1] feminina de maior fama no mundo, sendo alvo de estudos dentre grandes e importantes universidades norte americanas, dentre elas, Harvard.

            Minha pessoal admiração pela cantora deu-se no ano de 1998, ano em que percebi sua irreverência e principalmente sua maneira camaleônica de ser. Nunca veremos Madonna igual, nunca irá repetir um trabalho, por mais satisfatório que ele tenha sido, ela está em constante processo de evolução, ela acompanha as mudanças adaptando-se da melhor forma possível.

            Ao longo dos anos de graduação sempre ambicionei desenvolver este estudo, que para mim é apenas a ponta do iceberg, mas por questões curriculares, não foi possível, mas estes anos me serviram para amadurecer a ideia e também, possuir maiores atributos no quesito de tentar compreender essa fabulosa artista, enquanto personagem.

            Para tal realização, proponho aqui uma visão imparcial e clara, desmunida do afeto, normal dos admiradores.

            Com atenção voltada para sua performance na turnê Blond Ambition[2]de 1990, analisaremos a estruturação necessária para a construção desse fascinante ícone, personagem, mas principalmente mulher, que há 30 anos influencia gerações...

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Sem Comentário...

Fatboy Slim

Apresentação De Deus A Ateus

A Fonte

Ser Mineiro

A Construção Do Projeto Político-pedagógico

Filosofia De Bar