Sons da floresta



Um rei envia o seu filho à montanha distante para receber instruções com um mestre muito pragmático.

Primeiro treinamento; _”Pegue seu apetrechos e vá. Retorne quando ouvir todos os sons da floresta.”

Retornou três dias depois com uma lista enorme com todos os sons que ouviu na floresta com nomes catalogados de todas as aves daquela floresta. Estava radiante. Iria impressionar o mestre, pois se achava com a bola toda com tanto conhecimento.

O mestre agradeceu o esforço e com firmeza falou: “_de nada vai te servir esta lista. Volte e ouça os sons da floresta”. Jogou na fogueira sua lista e entrou para os seus aposentos.

O jovem percebeu que ser o primeiro em biologia e o primeiro no grupo de escoteiro não servia muito àquele mestre. Sem saber o que fazer foi meditar na grande pedra, próximo da cachoeira.

Duas semanas depois retorna com sua lista, estava radiante, porém contido para entregar o resultado de seu treinamento.

O mestre percebeu sua leveza.  Agradeceu e disse; “_Está progredindo, mas não é tudo, volte e traga todos os sons da floresta.”

Não havia mais sons ele pensava. “Vento, chuva, trovões, águas água correndo no riacho, da brisa, das folhagens caindo. Diferenciava até os sons dos diferentes ventos. O que mais faltava perceber? 

Três meses depois volta ele, sem lista, mas iluminado de sabedoria. Sem palavras e o mestre percebeu nele um novo ser. Maravilhados um dizia ao outro do júbilo, da alegria e da gratidão de poderem ouvir a orquestra da brisa na folhagem, da seiva subir pelos troncos nas árvores, da respiração dos animais, da respiração das plantas em sua fotossíntese - a materialização do nada; o crescer e o desenvolver perene na floresta.

Emocionado, o mestre despediu de seu iniciado: “Vá! Você está pronto. O rei precisa de um sucessor”.

Download do artigo
Autor: Paulo Rabelo Guimaraes Machado Diniz


Artigos Relacionados


Estudo Dos Logaritmos Parte 1

Desenvolvimento Dos Estudos Línguisticos: Uma História Sem Fim.

Musica Que Não Se Ouve...

Instrução Normativa N.º 001 De 27 De Setembro De 2010

Portaria Conjunta Nº 001 – Smf/smp, De 05 De Agosto De 2009

Sublime MatemÁtica Do Evangelho

Professar E Professorar