Reestruturação Comercial: Começa Com Auto-avaliação



Muitas empresas  ao  longo do  tempo, vem adotando algumas estratégias  para  tentar  melhorar   seu  desempenho. Umas procuram resolver   suas   necessidades  ou   dificuldades  através do termo: REESTRUTURAÇÃO.   Mas o que significa o termo? Simples, reorganizar, adotar novas políticas,  adotar novas práticas, avaliar o desempenho dos profissionais envolvidos, e outras usam o termo como demissão de funcionários.
Sabemos que, à  área  comercial,  seria  mais  ou    menos como o coração da empresa, é  por  ai que flui  o chamado recurso,  onde  os   profissionais envolvidos  vão em sua busca,  para manter  o equilíbrio  e a saúde da  em- presa. Então quando falamos de reestruturação, cabe avaliar todos os setores envolvidos não só essa área.
Principalmente por onde se dá o primeiro contato entre cliente  e empresa:  Telemarketing,  ou atendimento ao cliente ou SAC, é por ai que se ganha ou se perde clientes e, consequentemente recursos.
 Como esse serviço esta funcionando?  As pessoas envolvidas foram bem orientadas,  treinadas,  conhecem os produtos e serviços que a empresa oferece?  Sabem  exatamente quais os setores envolvidos  em cada  situação?  Estão  dispostos a esclarecer dúvidas, anotar  sugestões,   pedidos,   informar o que  se passa  constantemente durante as ligações atendidas?.   Deveriam, pois é ai que começa uma empresa a se diferenciar  de  outras. O atendimento   rápido  e educado  é fundamental. Depois disso feito, cada solicitação tem que ser encaminhada ao  departamento ao qual compete à solução, de preferência o mais  rápido possível.
Departamento de vendas, ou área comercial. Seus profissionais de vendas atendem  com rapidez  e segurança  os clientes  que  os solicitam?   Estão por dentro de todas as normas, objetivos,metas e políticas  que  a empresa adota?   Conhecem bem os produtos ou serviços que são fornecidos? Tem por obrigação, pois são eles que transmitem ao cliente, credibilidade e confiança na empresa. E os clientes, qual o retorno que esses estão proporcionando ? Notem, tudo esta entrelaçado.  Começa de dentro para fora.
O departamento  de  crédito e cobrança,  tenta  solucionar os problemas de maneira que seja satisfatória para a empresa e o cliente?.                         
Tudo  tem  que funcionar,  não devemos esquecer, que, o bom cliente   de  hoje pode vir à se tornar o trabalhoso do futuro,assim como o inverso também é  verdadeiro. Então chegamos à  conclusão de que o maior patrimônio  de  uma  empresa além de seus funcionários,  são também, os seus clientes.
Não é só trocando profissionais, claro, porque a palavra reestruturação é   normalmente utilizada quando há à necessidade de redução de   profissionais e custos. A análise do desempenho da empresa, equipes,   funcionários,  está  diretamente  ligada  com a palavra  "reestruturação".
É ai que se começa realmente o uso correto da palavra.             
Os  responsáveis  pelo processo  de reestruturação, antes de mais nada, devem começar pela avaliação de seus colaboradores, procure identificar   todos  os  fatores que levam estes, ao  melhor desempenho possível.  
Depois de analisado os parâmetros, é necessário definir e identificar   os   meios para atingir o maior grau de  eficiência, porque na realidade é isso que a empresa procura, menor  gasto com maior  lucratividade. Também  não  podemos  esquecer o desperdício que existe, tanto dentro como  fora  da empresa, principalmente  de  tempo.   
Cortar gastos desnecessários, reuniões que não levam a lugar algum,
falta de planejamento, metas, objetivos, sobrecarga de tarefas, enfim tudo tem que passar por uma avaliação.
Estipular responsabilidades para cada setor  e cada profissional  evitando  que se cobrem resultados de  áreas erradas,    relatórios que não indicam nada e nem ajudam em uma tomada de decisão.Tem que ter objetividade.  Todas as  áreas  precisam  funcionar  como engrenagens  de um mesmo relógio. 
Então quando se trata de reestruturar uma empresa é como se  fossemos   construí-la novamente, começar do zero, parte da direção da empresa até o pessoal da limpeza. Lubrificar essas engrenagens e  começar  a colher os frutos esperados,   pois  com  tudo devidamente em seu lugar,  dificilmente ocorrerá  situações  que tomem muito tempo  ou sejam de difíceis soluções.

A  todos vocês que leram e possam concordar ou discordar, gostaria muito de ouvir  seus  comentários  à respeito   principalmente dos que discordam, pois a cada dia nós adquirimos maiores conhecimentos e novas experiências.


Nelson B de Sousa. 
Gestão Comercial


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


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