Reestruturação Comercial: Começa Com Auto-avaliação
Muitas
empresas ao longo do tempo, vem adotando algumas
estratégias para tentar melhorar seu desempenho.
Umas procuram resolver suas necessidades
ou dificuldades através do termo: REESTRUTURAÇÃO.
Mas o que significa o termo? Simples, reorganizar, adotar novas
políticas, adotar novas práticas, avaliar o desempenho dos profissionais
envolvidos, e outras usam o termo como demissão de funcionários.
Sabemos que, à área comercial, seria mais
ou menos como o coração da empresa, é por ai que
flui o chamado recurso, onde os profissionais
envolvidos vão em sua busca, para manter o equilíbrio e
a saúde da em- presa. Então quando falamos de reestruturação, cabe
avaliar todos os setores envolvidos não só essa área.
Principalmente por onde se dá o primeiro contato entre cliente e
empresa: Telemarketing, ou atendimento ao cliente ou SAC, é por ai
que se ganha ou se perde clientes e, consequentemente recursos.
Como esse serviço esta funcionando? As pessoas envolvidas foram bem
orientadas, treinadas, conhecem os produtos e serviços que a
empresa oferece? Sabem exatamente quais os setores envolvidos
em cada situação? Estão dispostos a esclarecer dúvidas,
anotar sugestões, pedidos, informar o que
se passa constantemente durante as ligações atendidas?. Deveriam,
pois é ai que começa uma empresa a se diferenciar de outras. O
atendimento rápido e educado é fundamental. Depois
disso feito, cada solicitação tem que ser encaminhada ao departamento ao
qual compete à solução, de preferência o mais rápido possível.
Departamento de vendas, ou área comercial. Seus profissionais de vendas
atendem com rapidez e segurança os clientes que
os solicitam? Estão por dentro de todas as normas, objetivos,metas
e políticas que a empresa adota? Conhecem bem os
produtos ou serviços que são fornecidos? Tem por obrigação, pois são eles que
transmitem ao cliente, credibilidade e confiança na empresa. E os clientes,
qual o retorno que esses estão proporcionando ? Notem, tudo esta
entrelaçado. Começa de dentro para fora.
O departamento de crédito e cobrança, tenta solucionar
os problemas de maneira que seja satisfatória para a empresa e o cliente?.
Tudo tem que funcionar, não devemos esquecer, que, o bom
cliente de hoje pode vir à se tornar o trabalhoso do
futuro,assim como o inverso também é verdadeiro. Então chegamos à
conclusão de que o maior patrimônio de uma empresa além de
seus funcionários, são também, os seus clientes.
Não é só trocando profissionais, claro, porque a palavra reestruturação
é normalmente utilizada quando há à necessidade de redução de
profissionais e custos. A análise do desempenho da empresa,
equipes, funcionários, está diretamente
ligada com a palavra "reestruturação".
É ai que se começa realmente o uso correto da
palavra.
Os responsáveis pelo processo de reestruturação, antes de
mais nada, devem começar pela avaliação de seus colaboradores, procure
identificar todos os fatores que levam estes, ao
melhor desempenho possível.
Depois de analisado os parâmetros, é necessário definir e identificar
os meios para atingir o maior grau de eficiência, porque na
realidade é isso que a empresa procura, menor gasto com maior
lucratividade. Também não podemos esquecer o desperdício que
existe, tanto dentro como fora da empresa, principalmente
de tempo.
Cortar gastos desnecessários, reuniões que não levam a lugar algum,
falta de planejamento, metas, objetivos, sobrecarga de tarefas, enfim tudo tem
que passar por uma avaliação.
Estipular responsabilidades para cada setor e cada profissional
evitando que se cobrem resultados de áreas
erradas, relatórios que não indicam nada e nem ajudam em uma
tomada de decisão.Tem que ter objetividade. Todas as áreas
precisam funcionar como engrenagens de um mesmo
relógio.
Então quando se trata de reestruturar uma empresa é como se fossemos
construí-la novamente, começar do zero, parte da direção da empresa até o
pessoal da limpeza. Lubrificar essas engrenagens e começar a colher
os frutos esperados, pois com tudo devidamente em seu
lugar, dificilmente ocorrerá situações que tomem muito
tempo ou sejam de difíceis soluções.
A todos vocês que leram e possam concordar ou discordar, gostaria muito de ouvir seus comentários à respeito principalmente dos que discordam, pois a cada dia nós adquirimos maiores conhecimentos e novas experiências.
Nelson B de Sousa.
Gestão Comercial
Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA
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