Imóveis na Flórida: É a hora? Onde?



As oportunidades de investimento em imóveis na Flórida são grandes para os brasileiros. Os preços de imóveis nas regiões de Miami e Orlando, mesmo com uma pequena recuperação, são muito interessantes e não se comparam aos altos valores que ainda estão sendo cobrados no Brasil. Além disso, as duas regiões, Miami e Orlando, oferecem produtos bem diferentes uma da outra, com potenciais distintos, mas bem interessantes.

Para entender melhor as oportunidades, a situação atual e as características desse investimento, resolvemos falar com a Flórida Imóvel (www.floridaimovel.com), uma parceria de dois corretores imobiliários brasileiros, licenciados pelo estado da Flórida, que têm uma experiência combinada de mais de 25 anos no atendimento e consultoria imobiliária a brasileiros nos Estados Unidos. Os parceiros são o paulistano Marcos Napchan e o catarinense Carlos Eduardo Silva.

Nossa primeira dúvida: será que ainda é tempo para pensar em investir em um imóvel na Flórida? Quem respondeu foi Marcos: "A Flórida ainda é uma excelente opção. Os preços caíram muito e as pequenas elevações dos meses recentes, demonstram que existe muita procura e que o pior já passou, ou seja, o potencial para quem compra um imóvel por aqui, é de ter uma valorização do seu investimento". Carlos Silva arremata: "Mesmo a elevação do dólar, no Brasil, representa um encorajamento, pois mesmo com um câmbio desfavorável, as preços por aqui ainda são muito mais convidativos que no Brasil - e se o dólar continuar com valorização, valoriza também o seu investimento aqui nos EUA". Uma lógica oportuna, pois o investimento poderia sofrer, potencialmente, duas frentes de valorização: o valor real do imóvel e o valor pela alteração cambial. Ainda existe uma outra característica interessante: o estouro da bolha imobiliária nos EUA já aconteceu e, infelizmente, para alguns economistas, essa bolha no Brasil ainda está se formando...

OK, já estamos entendendo que a opção de investir nos imóveis da ensolarada Flórida ainda continua em alta. Mas existe uma dúvida: a praia em Miami ou os parques em Orlando? Foi a Florida Imóvel que respondeu à dúvida também: "Miami é uma opção para quem busca ganhar com uma potencial valorização do imóvel, ou que busca receita com aluguéis de LONGO PRAZO. Já Orlando, possui um estrutura e uma demanda, para aluguéis de CURTO PRAZO, e uma valorização do imóvel um pouco mais lenta que o que está sendo visto em Miami." comenta Marcos. "As restrições ao crédito, atualmente impostas aos americanos, têm feito que muitos desistam da idéia de comprar uma casa ou apartamento, passando a buscar um imóvel para alugar. Atualmente, Miami está com o mercado de aluguel com fortíssima demanda, uma oportunidade para quem quer investir em propriedades para renda" acrescenta Carlos Eduardo.

É que Miami, diferente de Orlando, possui uma população fixa que está em franca expansão - e essa população está optando por alugar um imóvel. Combinado a isso, as regras dos condomínios de Miami, são, na sua maioria, em favor dos aluguéis de longo prazo. "É muito comum existirem proibições de aluguel de temporada" comenta Marcos.

Em Orlando a situação é oposta: são mais de 25 milhões de visitantes por ano, com uma quantidade crescente de turistas que preferem optar por casas e apartamentos de aluguel do que os hotéis. "Principalmente se você está viajando com um grupo grande, faz todo sentido e toda a conveniência, optar pelo aluguel. Será mais barato" explica Marcos.

Orlando possui empresas e estruturas que se especializaram em administrar, cuidar e alugar essas propriedades, de uma forma que o investidor (proprietário) nem se preocupa com o dia-a-dia do imóvel. "Os exemplos que acompanhamos são de muito sucesso", esclarece Carlos, "As receitas não só pagam todos os custos anuais do imóvel, como também geram lucro, sem contar que o proprietário pode reservar o tempo que preferir para aproveitar o seu imóvel.". De fato, existe uma demanda forte, de todos os cantos do planeta, por Orlando e seu parques - e não só por casas ou apartamentos pequenos - a demanda por casas grandes (com mais de 5 quartos) é muito forte, pois interessa a quem viaja em grupos de famílias e as margens de lucro, nessas operações, são maiores.

É uma questão de por tudo na ponta do lápis, comparar com as opções tanto no Brasil, como em Miami ou Orlando e gostar de um pouco de risco (nesse caso, bem menor que outros investimentos).


Autor: Carlos Silva


Artigos Relacionados


Os Brasileiro EstÃo Aquecendo As Vendas De ImÓveis Em Miami

Fim Do Visto Americano Para Brasileiros Pode Ser Anunciado Nesta Segunda-feira Dia 22/10

Hotéis Baratos Em Miami? Dicas Para Encontrar Boas Opções

Imóveis Para Alugar: Pequenos Reparos Podem Garantir Grandes Negócios

Miami E O Amor Com O Turista Brasileiro

Compra De Imóveis Em Alta

Pontos Importantes Na Aquisição De Um Imóvel.