Implicações das parcerias público-privadas na gestão das políticas educacionais de barcarena



RESUMO: O presente artigo é resultado da pesquisa desenvolvida durante o Curso de
Especialização em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação, cujo tema discorre
sobre a gestão das políticas educacionais e as parcerias público-privadas na educação,
que está relacionado a uma pesquisa maior, do Grupo Observe da Universidade Federal
do Pará, intitulada “Contribuições de parcerias público-privadas firmadas por
municípios paraenses e a Fundação Vale”. O objetivo deste estudo foi analisar as
implicações decorrentes da parceria público-privada, por meio do Programa “Escola que
Vale”, na gestão das políticas educacionais do município de Barcarena. Por meio de
pesquisa bibliográfica e documental, pudemos perceber a falta de proposta pedagógica
da rede de ensino municipal por parte do poder público, que transfere essa
responsabilidade à esfera privada de sua parceria, bem como a definição e direção da
educação pública barcarenense, é percebido ainda a ausência de investimento financeiro
de contrapartida privada, ficando o setor público responsável pelo financiamento dos
programas firmados por meio das parcerias.
Palavras-chave: Gestão das Políticas Educacionais - Parceria Público-Privadas –
Programa Escola que Vale.

Download do artigo
Autor: Rosineide Dantas De Sousa.


Artigos Relacionados


A Importância Da Atuação Da Gestão Democrática Na Escola Pública

As Modalidades De Provimento A FunÇÃo De Diretor: Sua Forte InfluÊncia E Principais PolÍticas Educacionais.

Segurança No Transporte Público (o Problema Não é (só) Da Polícia!)

A Função Da Escola Aliada à Gestão Democrática

Sistema Municipal De Ensino: Análise Dos Fundamentos Legais Da Gestão Democrática

A Gestão Do Cuidado Na Rede De Proteção Social De Araucária

A Lógica Do Mérito E A Educação