O que é um supercomputador?



Muitas pessoas quando se deparam com um programa ou jogo que o seu computador não consegue executar, na maioria das vezes reclamam que o seu equipamento não tem a capacidade necessária para tal recurso, e acabam externando sua decepção dizendo que precisam de um supercomputador para poder executar aquele aplicativo em particular.

Ao utilizar o nome supercomputador, normalmente o usuário se refere a uma máquina que tenha um maior poder computacional do que o seu o próprio equipamento. Pode se referir a uma máquina que tenha uma maior quantidade de memória RAM disponível, um processador mais rápido ou, como normalmente é visto, uma máquina que execute com qualidade todos os aplicativos que deseja.

Um supercomputador  é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória. Tem aplicação em áreas de pesquisa onde um grande processamento de informações se faz necessário. Normalmente, essa grande quantidade de informação é encontrada em pesquisas militares e cientificas. Muitas, nas áreas da Química e da Medicina. Estas máquinas poderosas são utilizadas para cálculos muito complexos e tarefas intensivas, como problemas que envolvem física quântica, mecânica, meteorologia, modelagem molecular, onde milhares, às vezes milhões, de operações são executadas ao mesmo tempo para a obtenção de dados referentes a estudos nessas áreas. Um grande exemplo destes estudos são as simulações físicas, onde é estudado o comportamento da matéria em determinada condição ou superfície ( simulação de aviões em tuneis de vento, simulação da detonação de armas nucleares, simulação da capacidade de deslocamento de um submarino, etc.).

Um supercomputador tem por características os seguintes aspectos:

Grande velocidade de processamento, em torno de trilhões de operações de ponto flutuante por segundo (TFLOPS). São chamados de supercomputador aqueles com processamento superior a 80 TFLOPS. Apenas para ter uma noção desta capacidade de processamento, uma calculadora simples, que faça as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) tem a capacidade de processamento de apenas 10 FLOPS. Enquanto que o supercomputador mais poderoso que se tem conhecimento, tem a capacidade de processamento de 10,51 PETAFLOPS(10,51 quatrilhões de operações de ponto flutuante por segundo).

Por ter um porte avantajado, seu uso requer instalações e condições de refrigeração especiais. Não se consegue o uso de um supercomputador em condições que não obedeçam estas premissas.

Seu uso, como dito anteriormente, é tido por especialistas nas áreas onde o volume de dados é essencial e também a velocidade com que estes dados são obtidos necessita ser rápida. Estes especialistas, em sua grande maioria, são os centros de pesquisas governamentais (Marinha, institutos de pesquisa computacional, NASA, e etc.), pelo fato de seu investimento ser demasiado alto, algo em torno de centenas de bilhões de dólares.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Você Usa Sua Intuição?

Filosofia De Bar

Aspectos De Segurança Envolvendo A Implantação Do Software Tmg 2010 Da Microsoft

Obvia Mente

Modulação Por Largura De Pulso E Correção Ativa De Fator De Potência

Biometria, Seu Corpo Sua Chave

Capacidade Térmica Mássica De Um Líquido