Mapeamento De Processo



Qualquer organização é composta por um conjunto de processos – tanto de natureza técnica como social. Estes processos são as atividades de negócio típicas que a empresa desenvolve para gerar valor, satisfazer as necessidades dos seus clientes e criar rendimento.David A. Garvin, professor na Harvard Business School, refletiu sobre o assunto num artigo recente, "Quando uma empresa define os seus processos através do TQM1 ou de uma reengenharia, pretende obter processos superiores. Mas esses processos ainda têm que ser geridos para permitirem mais melhorias. A forma como são geridos irá determinar se a empresa realiza todo o seu potencial."

Uma gestão de processos bem sucedida requer documentação, análise e esforços de melhoria contínuos para otimizar e redesenhar de forma a manter a empresa competitiva num ambiente de negócios muito dinâmico.

Existem inúmeras ferramentas altamente sofisticadas de modelação e simulação disponíveis para avaliar, gerir e melhorar os processos de uma organização, mas todas elas devem começar com uma compreensão exata dos conceitos básicos: inputs, transações e outputs do processo e inter-relações entre estes.

Autor: Ricardo José Dias da Silva


Artigos Relacionados


A Importância Da Aplicação Da Administração Financeira

Gerenciamento Por Processos

Solução Qaweb Para Teste De Software

Fluxograma De Recebimento De Material GrÁfico Produzido Pela GrÁfica Tercerizada Contratada Pelo Inca

Uma Gestão Multidisciplinar

Planificar à Esquerda E Gerir à Direita

Estudo Para ImplantaÇÃo E ReestruturaÇÃo De Sistema Erp Para Gerenciamento De ProduÇÃo E DecisÕes Corporativas