Espiritualidade, base sustentável da vida



            O nosso planeta passa por tantas turbulências, que geram grandes catástrofes, dizimando vidas e mais vidas. Nos últimos tempos está sendo operada uma grande transformação para que haja um restabelecimento do equilíbrio e da ordem planetária.

 

            Os seres humanos, habitantes deste planeta,  por quantas e quantas vidas por aqui passaram, vivendo grandes experiências, umas tristes e amargas, outras boas e alegres Mas ainda não foi o suficiente para o seu despertar, pois a grei humana ainda carece de muitos conhecimentos , os quais sabem que existem, mas não os querem procurar, por preferirem ficar na comodidade do cotidiano, na mesmice do passar das horas, sem nada fazer, nada pensar, nada progredir. E por isso sofrem pelo desconhecimento das realidades da vida, que foi dada ao ser humano em uma dualidade de corpo e espírito, exatamente para que este se posicione neste ambiente sustentável e faça bom uso de tudo que o planeta oferece para que possa processar a sua evolução.

 

            Mas infelizmente, muitos seres humanos trazem em seus espíritos, a selvageria de agredir e matar a sua própria espécie, traz a ira das guerras por alimentar a vaidade e a mania do poder para subjugar os povos, traz a depredação que pouco a  pouco está enfermando e destruindo o planeta Terra. E assim vão vivendo incorrendo em tantos erros, vícios, crimes que nem sequer dão conta de que um dia terão de prestar contas de todos os maus hábitos a atos praticados, assim como de suas  próprias imperfeições. Deixam que o mal crie raízes em seus espíritos de tal forma, que os leva a uma degradação social, no qual deparamos com cenas terríveis que envolvem inocentes crianças que são vendidas para se prostituírem, sendo que elas nem começaram a viver a infância e os folguedos que lhes são por direito e fazem parte do início da vida do espírito neste mundo. E assim cada vez mais, vão se imiscuindo em tantas situações das mais calamitosas possíveis, achando que basta viver esta péssima qualidade de vida e que tudo está bom.

 

            Mas, o que não sabem é que todo o Universo é regido por Leis Naturais e imutáveis que à elas tudo está sujeito, pois são irrevogáveis, nem por si próprias não se derrogam jamais, pois se fosse o contrário estariam em contradição ao seu ordenamento emanado da Força Criadora, ou Deus, como se conhece. E quando é chegada a lei de causa e efeito, do retorno e suas consequências. São estes elementos nocivos à sociedade que se precipitam e caem no mais profundo  dos abismos, que é o abismo espiritual, onde conhecem o sofrimento a tal ponto de sentirem a dor espiritual que é muito maior do que uma dor física, pois é a dor da consciência, queimando continuamente e assim se tornam estes elementos completamente perturbados, por terem entrado  na corrente vibracional totalmente negativa e deletéria do astral inferior, e quando vem o falecimento, o desvencilhar do espírito aos grilhões da matéria, o sofrimento ainda é maior, em função que para aquele espírito não terá paz, pois, pelas suas ações nefastas, poderá ficar por muito tempo juncado à superfície ou a atmosfera da Terra, agregando a falanges avassaladoras, formadas por outros espíritos também quedados no planeta Terra.

 

            Porém, quando há o inverso de tudo isto, quando os seres humanos são voltados para as boas ações, bons hábitos e costumes, cumpridores dos seus deveres, estes mão perdem tempo na sua trajetória terrena, pois lutam, trabalham, estudam. Têm consciência o que vieram aqui fazer mesmo que ainda não conheçam a espiritualidade a fundo, mas no seu foro íntimo a centelha de luz está sempre acesa, brilhando, exercendo seus atributos para que não se perca tempo, este tempo tão precioso para uma efêmera passagem do espírito neste planeta escola, o qual faz o seu percurso evolucional.

 

            E quando muitos destes, chegam às portas das Casas do Racionalismo Cristão, não importando o seu credo religioso; os aprendizados anteriores, estes notam a grande diferença, pois sentem imediatamente que estão dentro de uma escola redentora, de alto nível de conhecimentos voltados para a espiritualidade; e muitos que estavam à procura de ensinamentos que saciassem o seu âmago espiritual, na sua busca acabam encontrando um campo farto para saciarem a sede de saber, de conhecer, de se esclarecer e se orientar. E assim vão pouco a pouco assimilando com grande descortino espiritual, os ensinamentos tão belos e confortantes da grande doutrina de Luiz de Mattos. E dessa forma passam a perceber que estão vivendo uma outra realidade, aquela que complementa e traz felicidade e paz espiritual.

 

            Atualmente, no mundo, muito se fala em sustentabilidade ambiental, social, financeira, etc. . Porém jamais haverá maior sustentabilidade para os seres humanos do que a SUSTENTABILIDADE ESPIRITUAL encontrada dentro do Racionalismo Cristão, que forma a base sustentável da vida do ser humano como elemento do Universo em plena evolução.

            Lília Rodrigues da Silva Paiva

Presidente da Filial Belo Horizonte do Racionalismo Cristão

Rua Guajajaras, 1975, Barro Preto, B.Hte- MG


Autor: Lília Rodrigues Da Silva Paiva


Artigos Relacionados


Até Onde Vai A Degradação Humana

Ao Encontro De Uma Filosofia Para Viver Melhor

Esclarecimentos Sobre O Espiritismo

Pensamento E Realidade Da Sociedade E Perspectivas SustentÁvel

Espiritualidade

Evolução Espiritual

Escrito Nas Estrelas (novela)