Disciplina escolar e a relação entre aluno-professor



 

*OLIVEIRA,Maria das Dores Pereira

RESUMO:

A principal característica entre a relação aluno-professor esta definitivamente ligado a uma disciplina escolar que facilitará essa relação do aluno com o seu educador de uma forma formalmente educativa respeitando consequentemente seus valores.

PALAVRAS-CHAVE : Educação, Aluno, Professor.

___________________________________________

*Professora graduada em ciências biológicas e pós-graduada em gestão ambiental

1. INTRODUÇÃO:

A disciplina na sala de aula hoje em dia é complexa em relação do aluno com o professor, com isso, a escola deve colocar normas para que essa relação entre alunos e professores seja de uma forma adequada, gerando assim, um meio de aprendizagem favorável que, consequentemente favorecerá o ensino, tanto para alunos como também para o seu meio de educação.

2. DESENVOLVIMENTO:

A passagem da vida familiar para a vida escolar é uma experiência marcante para a grande maioria das crianças. Suas referencias, seus valores, sua visão de mundo, permitem uma representação de mundo em si, cujos focos de significação são compartilhados. Essas referencias e os vínculos que constroem permitem a

certeza do seu enraizamento cultural. A relação dessas referencias com a vida escolar é de suma importância para o seu educador, que facilita assim um meio de ensino conforme o meio de vida familiar, no que se refere, se a criança vier de uma raiz comumente que não gera uma educação em casa, consequentemente dificultará esse meio de ensino, caso contrário, o ensino permanentemente será facilmente dominantes. (FOLLES & SANTOS, 2000).

A sala de aula reproduz em nível micro, o universo significativo da cultura como dimensão do processo social. Na sala de aula, os alunos aprendem novas dimensões significativas e com elas aprendem o mundo culturalmente significado e a ser desse mundo, ou seja, a se tornar parte dele. Esse micro universo é regido por normas, por regras que estabelecem limites. A relação entre a criança e esse universo começa inicialmente pelo deslocamento do meio familiar, que só assim, consequentemente a relação do aluno com o seu educador facilitara essa nova fase de processo social. (FOLLES & SANTOS, 2000).

FOLLES E SANTOS, 2000 diz:

Na interação a criança aprende intenções e cada vez mais os papéis e as representações das diferenças assumem importância nos processos de discriminação. Os seus quadros de referencia e os de seus pares apresentam, ou não, pontos de convergência e para muitas crianças apresentam uma dolorosa divergência como os quadros dominantes de referencia.

Por muitas vezes a criança se sentirá confortavelmente bem com o novo processo social, mas algumas é uma experiência, que com certeza será um meio dificultoso a ser adaptado.

Segundo ZANDONATO apud Aquino (1996) nos indica que a tarefa de educar em seu sentido lato não é de responsabilidade integral da escola. Para ele, esta tarefa é, essencialmente, da família.

De acordo com BELLOTI & FARIA, 2010 Apud AQUINO (1996, p. 34):

A relação professor-aluno é muito importante, a ponto de estabelecer posicionamentos pessoais em relação à

metodologia, à avaliação e aos conteúdos. Se a relação entre ambos for positiva, a probabilidade de um maior aprendizado aumenta. A força da relação professor-aluno é significativa e acaba produzindo resultados variados nos indivíduos

 

.

Com isso, é fundamental que o professor e a escola em si, transmita um senso que posicione relação entre o educador e aprendiz de uma forma positiva, pois assim, o meio de aprendizagem produzirá resultados positivos, levando o ensino escolar de uma forma concretizada e bem qualificada.

 

Desse modo, a reflexão sobre a importância e o papel do professor e do seu relacionamento com os educandos, vai bem mais além, pois, estamos diante de constantes mudanças, onde o "novo" sempre traz expectativas que muitas vezes são obscuras, preocupam e deixam os profissionais perdidos. Assim, o que tem a ser feito é a qualificação de mais profissionais para que o novo não se torne uma escuridão a esses profissionais, que provavelmente sim, favorecerá a relação entre esses alunos. (SILVA & SANTOS, 2002)

 

 

4-CONSIDERAÇÕES FINAIS

A perspectiva de aprendizagem esta se tornando mais preocupando no meio da educação, com isso, muitas vezes dificulta a relação entre o aluno e o professor na vida escolar. O fato de que isso não venha acontecer é que o meio familiar crie um vinculo juntamente com o meio social escolar dessa criança, para que facilite o aprendizado e a educação que, possivelmente a relação entre o educando e o aluno de torne uma possibilidade de estar conhecendo mais o saber, surgindo assim, oportunidades de pensar no seu futuro profissional.

Hoje é evidente que isso não é bem uma tarefa fácil entre os docentes e discentes de uma instituição escolar, mudanças as vezes se tornam possíveis mas muitas vezes não a vida pedagógica, ou seja, a prática escolar. Isso depende do educador criando meios para que se chegue a um objetivo, permitindo assim, que o aluno crie seu raciocínio, troque ideias, uma relação facilitadora mesmo entre o educando contribuindo para uma educação favorável.

BIBLIOGRAFIA:

BELOTTI, Salua Helena Abdalla; FARIA, Moacir Alves de.Relação Professor/Aluno. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 1 – nº 1 – 2010.

FOLLES, Cleidir Mariene de Barros Rondon, SANTOS, Maria dos Anjos Lima dos.Educação de Jovens e Adultos. Secretaria Municipal de Educação. Cáceres- MT. 2000

SILVA, Andréa Catarina da; SANTOS, Roseane Moreira dos.RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO. Uma reflexão dos problemas educacionais. Universidade da Amazônia. Belém – Pará. 2002.

ZANDONATO, Zilda Lopes.Indisciplina Escolar E A Relação Professor-Aluno: Uma Análise Sob As Óticas Moral E Institucional- UNESP .GT: Educação Fundamental/nº 13.

 

Download do artigo
Autor: Maria Das Dores Perreira De Oliveira


Artigos Relacionados


Afetos E Desafetos: A Relação Professor-aluno No Contexto Escolar E Sua Influência Na Aprendizagem

Transposição Didática: Divergências De Metodologia

''a Importância Do Relacionamento Entre Professor E Aluno No Processo De Aprendizagem''

O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil

A Aprendizagem E Os Seus Desafios

MediaÇÃo De Conflitos Professor Aluno: Uma Perspectiva Da PsicanÁlise

Entrevista Com Professor E Aluno De Língua Inglesa - A Problemática Do Ensino De Inglês Hoje.