Planejando A Mudança No Esporte



 

Planejando a Mudança : Processo e Velocidade

No Esporte Brasileiro

Diniz Aguillar

Uma organização é uma construção humana arbitrária com base lógica e racional, pela intenção explícita de se alcançar um objetivo. Essa construção, segundo Motta, com ação integrada, se torna efetiva á partir de seus membros, principalmente quando existe integração de personalidades, com os valores e concepções do mundo, influenciando as mudanças na realidade organizacional,

Várias organizações começam a definir as suas mudanças, através de uma intenção estratégica, desenvolvida pela sua direção, baseada nas deliberações e decisões de executivos envolvidos nesta reestruturação planejada. Esta mudança no esporte brasileiro tem que ser radical, á partir dos seus organizadores e planejadores, em função de uma nova estratégia moderna do esporte mundial.

Uma empresa, como um time de futebol, ou clube esportivo, que tem no quadro social, ou nos negócios de atletas, sua fonte maior de receita, está fadado a acabar. Com o potencial crescimento do mercado esportivo, como fonte de mudança de hábitos, comunicação de marcas e imagem de produtos e serviços, o histórico dos nossos executivos do esporte tem que mudar, imediatamente.

Nesta mesma linha, a formação, educação e preparação de executivos para o "negócio esporte" será o maior investimento e conseqüentemente o maior retorno, que as organizações esportivas vão ter nos próximos anos. Toda esta engrenagem, em determinado momento, atravésde seus executivos, terá que rever sua organização, suas equipes e principalmente seus objetivos empresariais.

Logo, uma mudança por critérios gerenciais estará se formando, além de uma reação adaptativa que será originada pela situação real de um clube, entidade ou empresa, com relação a sua subsistência, continuidade e desenvolvimento. A definição estratégica que vai ser tomada pelos novos executivos, com a visão empreendedora e de resultados, será a grande revolução esportiva nos próximos anos.

Neste momento, a inovação radical da administração, deixa claro que vai ser impossível administrar o esporte, sem formação, educação voltada para o conhecimento da estratégia competitiva da comunicação e tecnologia.

A ruptura violenta do processo organizacional do esporte brasileiro tem que partir dos novos "cérebros da organização esportiva integrada", onde atletas, dirigentes e apoiadores vão planejar com critério seu investimento humano. A partir disto, serão desencadeados os investimentos financeiros e de estrutura organizacional, que serão a base do sucesso de um projeto esportivo.

É preocupante ver todo o dia, em competições nacionais e internacionais, a justificativa do atleta para seu fraco desempenho, principalmente porque alguns podem ter num projeto de marketing e comunicação, suas habilidades e competências, valorizadas no mercado de competição esportiva.

Além disso, vários produtos e serviços, seriam muito mais reconhecidos e valorizados pelo consumidor, se fossem associados á nomes importantes do esporte e das atividades de competição esportiva. Os veículos de comunicação e as organizações de marketing e propaganda poderiam ter na sua receita de negócios, muito mais investidores e patrocinadores, se o caráter profissional e ético do esporte estivesse presente, com visibilidade nas organizações esportivas.

Quem quer investir, com um projeto de retorno a médio elongo prazo, em empresas voltadas para o esporte(Clubes, entidades e associações), que vivem neste momento um "inferno organizacional" ?

Precisamos investir no capital humano, para que os projetos tenham sucesso no seu desenrolar. Se não, como apresentar um plano de marketing esportivo para uma grandeempresa ou para um investidor ?

Sem dúvida, incentivar cursos de especialização em "Marketing Esportivo", formar profissionais na área esportiva, oriundos de organizações estruturadas funcionalmente e discutir em seminários e congressos de administração do esporte, vai fazera diferença nos próximos anos.

.Essa vai ser a decisão estratégica do país, nos próximos anos, que vai modificar nossa performance em várias competições, e vai apresentar para o mundo um país que pode competir e vencer a sua maior dificuldade no esporte; a falta de "inteligência no esporte do futuro".


Autor: Diniz Aguillar


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