As contribuições do coordenador pedagógico na prática do professor no ensino fundamental do colégio “X” no município de Riachão das Neves



LEONARDO DE SOUZA SILVA
RONDINEY CUNHA DE ALMEIDA

RESUMO

O eixo norteador desta temática foi "As contribuições do coordenador pedagógico na prática do professor". O objetivo geral compreende as contribuições do coordenador pedagógico na prática do professor no Ensino Fundamental do Colégio Estadual no Município de Riachão das Neves/ 2011. Sendo assim, trabalhou-se com os seguintes objetivos específicos: Identificar as funções do coordenador pedagógico e do professor na escola; Descrever a participação do coordenador pedagógico e do professor durante as AC's / ou prática; Analisar as contribuições do coordenador pedagógico na prática do professor; Analisar os momentos de reflexão do professor e sua prática. Desta forma, este estudo traz alguns conceitos sobre o coordenador pedagógico e a prática do professor, bem como a questão do envolvimento e participação destes profissionais nas tomadas de decisões da escola em parceria com o gestor e demais membros da comunidade escolar. Além disso, apresenta uma análise sobre a legislação nacional, as funções e atribuições do coordenador pedagógico na prática do professor, bem como as legislações pertinentes à coordenação pedagógica e à prática docente.
Os teóricos que fundamentaram a linha de pesquisa foram Lück (1986 e 2006), Libâneo (2001, 2002, 2007 e 2008), Alarcão (2004 e 2005), Veiga (1992 e 1998), Minayo (1996), Laurinda (2001), dentre outros. Além desses, documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, a Constituição Federal de 1988, Plano Nacional de Educação (2001). Para responder à problemática, utilizou-se a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram o gestor, coordenador pedagógico e os professores do já referido colégio. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação, o questionário e a entrevista. Através da pesquisa em questão, evidenciou-se que o coordenador pedagógico tem contribuído com a prática docente de forma satisfatória e eficaz e que este é visto por todos os membros da comunidade escolar como uma peça fundamental nos trabalhos pedagógicos e administrativos da escola. Isso significa que o coordenador pedagógico é responsável e comprometido com todas as questões escolares.
Assim, percebe-se que ele busca cada vez mais nortear e melhorar as condições de trabalhos dos educadores, bem como proporcionar aos educandos um ensino de qualidade.

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Autor: Leonardo De Souza Silva


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