A ética e o velho filósofo



Ética é uma virtude do dever e das boas ações, do homem para com o próximo, é conduta indiscutível aos olhos de um conjunto de forças culturais. Para o Filósofo e Teólogo Leonardo Boff, a ética é a dimensão de responsabilidade e a vontade de construir condutas por meio da participação coletiva, por força de um discurso político social e acolhedor, fazendo que a sociedade abandone a exclusão como meio de construção de valores e princípios (no caso do ocidente, podemos dizer que devemos abandonar as dimensões materiais do capital), para que insumos materiais (capital e meio ambiente) não se configurem como instrumentos de destruição da dimensão humana.

Conforme o discurso de Leonardo Boff, estamos vivenciando uma crise ética, por causa da atuação e super valorização do capitalismo como estrutura política e de poder, em detrimento de mecanismos simples de cidadania. Então, este mecanismo está condenado à exercer uma função altamente predatório. E o neoliberalismo implantado por esse sistema com seus modelos excludentes e que privam o homem de exercer sua cidadania, passando a destruindo o bem comum.

Em sua filosofia da inclusão ele tenta agregar novos valores para que o homem possa mudar seu destino terreno, convivendo em harmonia com a natureza e dentro de um novo conceito de riqueza.


Autor: Leonildo Dutras De Oliveira


Artigos Relacionados


Capitalismo Divino

A Destinação Da Sabedoria

Opulência

15 De Outubro

Ja Ta Na Hora

Vento

Nos Seus Castelos