Educação do campo: distâncias, limitações e seduções no curso de pedagogia da UEFS



O objetivo deste estudo é refletir acerca da discussão da temática Educação do Campo no processo de formação de educadores. Levando em conta que a Educação do Campo refere-se às políticas públicas voltadas para o trabalho educacional no rural, questionamos quão pertinente se faz a discussão dessa temática no processo de formação docente. Para comentar o debate, o presente trabalho pautou-se na abordagem da pesquisa qualitativa dentro da perspectiva do Estudo de Caso, no qual discutiu-se a formação dos graduandos em Pedagogia da UEFS. Para a coleta de dados, foi utilizado o instrumento questionário voltado para os alunos dos 2º, 4º, 6º e 8º semestres do curso da graduação em Pedagogia (matutina). Foram elaborados dois tipos de questionários com questões abertas: um para os alunos que já haviam cursado a disciplina Educação do Campo (com cinco questões) e outro para os alunos que ainda não cursaram esta disciplina (com seis questões). Ao término da pesquisa, constatamos que para os discentes do curso tal discussão faz-se pertinente e necessária no processo de formação docente. Um dos aspectos para chegar a esta conclusão é a localização da universidade no cenário acadêmico do semi-árido baiano.

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