Análise de Projeto Politico e Pedagógico



INTRODUÇÃO 

Pensar em educação hoje é ter como fundamento que a escola é como uma corrente presa em um cadeado e a chave deste cadeado estão fragmentados com várias pessoas que tem princípios e interesses distintos. Unir os fragmentos não é uma tarefa simples, não depende de um só profissional. Este é um desafio que requer muito mais do que uma atitude individualizada, um cooperativismo muitas vezes sem diretividade.

A escola como instituição formal de transmissão e aquisição de conhecimento deve ter como Corpos Docentes profissionais capazes de traçar uma prática dimensional, que saia da doutrina incrementada no modelo centralizador burocrático e seja um profissional intelectual transformador dialógico superando o velho magister e adotando uma Co-gestão Educacional Participativa.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº. 9394/96,. Apresenta um caráter inovador e baseando-se nos princípios da flexibilidade, autonomia e descentralização, delega à escola a tarefa de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Isto corresponde a uma vinculação legal entre autonomia escolar e projeto pedagógico.

A escola torna-se, portanto, o lócus privilegiado de organização do processo de aprendizagem tendo como pressupostos ensino centrado no aluno e em sua realidade social; professor como facilitador e estimulador; gestão participativa da escola. Aspectos que a escola tem plena autonomia, mas que devem estar bem detalhados em sua Proposta Pedagógica e legalmente embasados no Regimento Escolar. Portanto, torna-se importante ter amplo conhecimento da atual LDB e de sua regulamentação pelos Conselhos Nacional, Estadual e/ou Municipal, de modo a identificar e utilizar os mecanismos mais adequados e compreender as finalidades e a estrutura da Proposta Pedagógica e do Regimento Escolar.

O objetivo Central deste trabalho é fazer uma análise do Projeto Político Pedagógico do CEINF Laura Vicunã, porém antes de analisar o projeto será elucidada questão sobre o que é o Projeto Político Pedagógico? E quais as leis e deliberações que nos orientam em sua formulação. Depois faremos à análise do projeto da escola nos seguintes aspectos:

  • Fins e princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico;
  • Uma abordagem racional e cientifica dos problemas;
  • Análise da determinação dos objetivos e recursos;
  • Análise da determinação de metas específicas a atingir em prazos bem definidos;
  • O desenvolvimento dos meios mais eficazes para implantar a política escolhida;
  • Análise geral do Projeto Político Pedagógico.

A escolha em encaminhar a análise do Projeto Pedagógico nestes seis tópicos levantados acima é por considerar que eles são os elementos fundamentais e que estruturam o projeto político Pedagógico.

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Autor: Solange Santiago Coelho


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