Fofoca afeta o caráter



Qual o papel da fofoca nas relações interpessoais.

Deus tinha razões específicas para criar o homem, primeiramente criou os céus e a terra com manifestações da sua glória, majestade e poder.

Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Salmos 19.1).

Quando olhamos para os cosmos criados com toda a imensa expansão do universo, à beleza e à ordem da natureza, ficamos tomados de temor e reservas da majestade do Senhor Deus.

Criado o ser humano como um ato especial de Deus, o qual comunicou o modo específico à vida e o fôlego ao primeiro homem, destaca que o homem está acima de toda a forma de vida, pertencendo a uma categoria a aparte.

A comunicação é fruto da interação do homem que busca o conhecimento como parte dos estudos acadêmicos, modos de comunicação dos seres humanos como parte das atividades humanas, a comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações entre as pessoas. Esse método bem utilizado pode ser uma conversa face-a-face com ou sem gestos, ainda podem enviar mensagens através da tecnologia da informação, mensagens escritas entre as pessoas permitem uma interação. Os homens são fascinados com a capacidade da comunicação, faz uso do sistema mantendo suas convicções em dia, se emociona com as coisas as quais Deus o fez para isso, criando, facilitando a vida de todos os demais seres humanos, o conhecimento transforma a pessoa. O papel da fofoca na integração da comunidade. O que é fofoca? É uma dialética independente? Um fenômeno do ponto de vista de um grupo em relação ao outro grupo! Qual a melhor forma de fazer uma fofoca de informações privilegiada, a comunidade acredita em fofocas nas relações comunitárias. Toda fofoca é acompanhada de alguma vontade, com uma falsa informação com objetivo de atingir a outra pessoa ou ao grupo que se quer depreciar. É um desejo estúpido de denegrir uma imagem, quem fofoca não deseja elogiar, quer atingir o grupo ao qual é membro. Toda fofoca que se aplica na vizinhança tem um fundo de verdades com leves distorções de informações. Na realidade é uma informação complexa e confidencial, que é dirigida a uma comunidade, todos pedem segredos do boato que corre.

Para uma análise do estudo da comunicação, é preciso pensar na materialização do pensamento/sentimento. A interpretação pelo receptor atinge a sua atualização no processo de informação. O início da fofoca é sempre por uma pessoa, do grupo que atua sozinho divulgado um segredo que quase ninguém tem o conhecimento. Circula na comunidade o mexerico que não é uma figura de linguagem, fofoca tem uma função específica, seu nome sugere ser mais genérico, porque é feito por um grupo para atingir uma pessoa ou outro grupo de pessoas. A fofoca tem um tempo determinado para atingir seu ideal, causar uma impressão de aparência suspeita ou com disfarce de verdade. Um grupo bem integrado pode sugerir uma fofoca para seu próprio benefício, pode inclusive facilitar as coisas falando livremente como se fosse uma realidade.

O homem é um ser social, se fascina com as comunicações entre seus pares, nos meios de comunicação as novidades são sempre em bisbilhotar o que está acontecendo na vida de outras pessoas, insinuando algo que esteja acontecendo. Fofocas sobre a vida das celebridades, esporte, novela política, mercado financeiro, transportes público, fiscalização das políticas públicas e os fatos da vida cotidiana.

Falar mentiras ou verdades às escondidas por traição, ou em publico pode expor a vida de outras pessoas, alterando seu caráter.

O homem que serve a Deus não deve ser igual ao mundo, nas especulações da vida cotidiana, nos objetivo principal deve agradar a Deus, promover a paz.

A fofoca não agrada a Deus não produzem honras de ações de graças ao Senhor criador e redentor. Você honra a Deus pela obediência? Confiança e oração, lealdade e fé em Deus? Viva para a glória de Deus como algo a ser vivenciado e fundamentado em sua vida, tenha como alvo uma conduta santa (1º Coríntios 10.31-32).

Não trate os assuntos como quem tenha o olho altivo, língua mentirosa, que derrama sangue inocente, coração que maquina pensamentos agressivos, pés que andam para a escuridão (Provérbios 6.17-19).

Os sentimentos intencionais inspirados pelos ímpios, palavras que invocam imagens e mentiras, ativam partes do cérebro que registram o mundo quando realmente é percebido. Incluem todos os aspectos da vida em sociedade desde as roupas até os simples detalhes, um som pode invocar uma parte do cérebro para uma ação prejudicial.

As animações cinematográficas nos canais virtuais produzem informações e sensações. O despertar das ilusões funcionam nas ficções, é idênticas aos fatos reais, pois tudo isso são percebidas do ponto de vista da metáfora da vida, arriscamos uma simulação para que caia em nossos sentimentos a tristeza. Suportamos diariamente bombardeio de emoções.

Nosso desejo é incompatível que apressa nossa história com final imprevisível, mantendo a ilusão batendo em nossa porta, onde está nossa história com final feliz? Observando o que agrada ao Senhor Jesus!

É possível alguma história em que o homem alcance respostas as suas indagações, ou nunca sentirá o suspense e o alívio com salvação. A sensação do mundo é conhecimento, implica em obter informações especiais para aplicar na vida, pode ser uma informação para explorar uma oportunidade.

Os negócios atende as necessidades do mercado? Equivale aos conhecimentos sociais da mentira ou verdade, quem está na frente leva o prêmio. As imagens que temos das coisas fictícias, objetos virtuais mostram a possibilidades de conhecimento da realidade. Os dramas das pessoas em seus conflitos produzem mentiras ou verdades, geram aspectos nebulosos, pois o ser humano foi criado para uma vida de paz e quietação.

Por causa da queda da humanidade no jardim do Éden, todos sofrem influências malignas, as quais enfraquecem suas convicções espirituais. Seu testemunho de Cristão torna se em crise, sua fé em Deus tem interferências, cessa o desejo de orar.

O Apóstolo adverte para cada um cuidar da sua fé e evitar as questões loucas e contendas, debates inúteis (Tito 3.9). 

Espedito Siqueira dos Santos


Autor: Espedito Siqueira Dos Santos


Artigos Relacionados


A Sinceridade Com Cristo.

O Selo Da Origem

Fofoca "funcionÁrio EspiÃo"

CÂntico

Caminhada Dificil

Tudo é Para Glória De Deus

A Natureza Mostra A GlÓria De Deus