A enfermagem no cuidar de crianças com síndrome nefótica: Revisão bibliográfica



A ENFERMAGEM NO CUIDAR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME NEFRÓTICA:

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

            ALINE SANTANA REIS CERQUEIRA

GIOVANNA NASCIMENTO DANTAS

RESUMO

O objetivo desse artigo foi analisar a sistematização da assistência de enfermagem em crianças em crianças portadoras dessa doença. Foi realizada uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa de caráter descritiva. Foram revisados quarenta e cinco artigos, destes foram selecionados quatro artigos que apresentaram a relevância de acordo com o tema e todos informam a importância da sistematização da assistência de enfermagem em crianças com síndrome nefrótica, ressaltando a importância do profissional de enfermagem neste processo. Podemos encontrar a predominância de trabalhos que enfocam a carência de estudos na área de enfermagem cuidando de crianças com síndrome nefrótica, onde a sistematização assistência de enfermagem aparece como fonte principal de promoção do cuidado de enfermagem à criança e motivação para estudos que abordam esta temática.

PALAVRAS CHAVE: Enfermagem, profissão, criança com síndrome nefrótica, assistência de enfermagem.

ABSTRACT

 The aim of this study was to analyze the systematization of nursing care for children in children with this disease. We performed a literature review of qualitative descriptive character. We reviewed forty-five articles, these four articles were selected that showed the importance of keeping with the theme and all report the importance of the systematization of nursing care in children with nephrotic syndrome, highlighting the importance of professional nursing in this process. We can find the predominance of works that focus on the lack of studies in nursing care of children with nephrotic syndrome, where the systematization of nursing care appears as a main source of promoting nursing care to children and motivation for studies addressing this issue.

KEYWORDS: Nursing profession, children with nephrotic syndrome, nursing care.

CERQUEIRA, Aline Santana Reis e DANTAS, Giovanna Nascimento. A enfermagem no cuidar de crianças com síndrome nefrótica: revisão bibliográfica. Graduadas enfermagem Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana, 2012. Orientadora: Maria Margarete Brito Martins Docente da FAT. Este artigo faz parte da disciplina Metodologia da Pesquisa III, ministrada pelo Pro. Dr. Jocley Araújo.

 

 

Introdução

            A enfermagem sempre se fundamentou em princípios crenças, valores e normas tradicionalmente aceitas. A evolução da ciência, que possibilitou a compreensão da importância de pesquisar para construir o saber, levou os enfermeiros a questionar esses questionamentos aumentou fazendo surgir a necessidade de se desenvolver um corpo de conhecimento específico, o que seria possível somente pela elaboração de teorias próprias, Cianciarullo (2001).         A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é o modelo etodológico ideal para o enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos na prática assistencial, favorecendo o cuidado das crianças portadoras da síndrome nefrótica (MURTA, 2007).

A condição crônica tem sido um tema de extrema relevância para a reflexão do processo de viver humano. Define-se condição crônica na infância como aquela que interfere no funcionamento do corpo da criança em longo prazo, requer assistência e seguimento por profissionais de saúde, limita as atividades diárias, causa repercussões no seu processo de crescimento e desenvolvimento afetando o cotidiano de todos os membros da família e principalmente, altera a vida das crianças em todos os níveis, além de impor a possibilidade de abreviar a vida ou limitar atividades da vida normal (VIEIRA, 2002).

            A Síndrome Nefrótica primária ou idiopática é a forma mais comum na infância e pode ser decorrente de alterações genéticas primárias do rim que acometem principalmente a barreira de filtração glomerular. O desconhecimento da doença e a sua etiologia costumam levar os pais a buscarem explicações existenciais para a sua causa. Como na maioria das doenças crônicas na infância, a Síndrome Nefrótica (SN) altera as vidas das crianças em todos os níveis, além de lhes impor a possibilidade de abreviar a vida ou limitar atividades da vida normal (PORTO, 2007).

Segundo Lissaur; Clayden (2007), os principais sinais clínicos da síndrome nefrótica são: edema periobital o sinal mais precoce, edema escrotal ou vulvar, pernas e tornozelos, ascite devido ao derrame pleural e à distensão abdominal.

Para Smeltzer; Bare (2005), se o paciente está hospitalizado ou acompanhado pela enfermeira (o) em casa, observa-se o paciente para as alterações no estado hidroeletrolítico e para sinais e sintomas de deterioração da função renal. As alterações hidroeletrolítico e nos estados cardíaco. Os níveis de ansiedade são, com frequência, extremamente altos para o paciente a para a família. Durante todo o curso da doença e tratamento, a enfermeira (o) fornece apoio emocional, ao propiciar oportunidades para que o paciente e a família verbalizem suas preocupações, tenham suas perguntas respondidas e explorem suas opções.          

Para Smeltzer Bare (2005), a enfermagem tem um papel importante na assistência do paciente com Síndrome Nefrótica, além de direcionar atenção para o distúrbio primário do paciente, enfermeira (o) monitora para complicações, participa do tratamento de emergência de desequilíbrios hidroeletrolíticos, avalia a evolução e a resposta ao tratamento e fornece apoio físico e emocional. Além disso, mantém os familiares informados sobre a condição do paciente, ajuda-os a compreender os tratamentos e fornecer apoio psicológico.

Segundo Nettina (2007), a assistência de enfermagem para síndrome Nefrótica deve obter-se uma história do início da doença e dos sintomas, realizarem exame físico, focalizando os sinais vitais; ausculta dos sons respiratórios para determinar ruídos adventícios; áreas de edemas e sua extensão especialmente na região prioritária, membros, genitália e abdome; e perfusões periféricas, incluindo pulso, coloração e temperatura das extremidades. Observar a restrição de sal e líquido na vigência de hiponatremia, (o volume ingerido não deve exceder o volume da diurese atual do paciente), a dieta de baixo teor de gordura.

Já Wong (1999), a assistência de enfermagem tem que haver uma monitorização continua como: fazer balanço hídrico, medir e registrar com precisão a ingesta e a excreta, pesar a criança diariamente, medir a circunferência abdominal, monitorar o edema ao redor dos olhos e áreas pendentes, observar o grau de depressão, quando presente, observar coloração da pele, administrar corticóides conforme prescritos para reduzir a excreção de proteínas urinária administrar diuréticos, se prescritos. Proteger a criança de qualquer contato com pessoas infectadas para minimizar a exposição a microrganismos infectantes.

 Com base nestas constatações e reflexões, coloca-se como problemática deste estudo responder ao seguinte questionamento: Como a equipe de enfermagem sistematiza a assistência de enfermagem em crianças portadoras da Síndrome Nefrótica?

Considerando a grande importância de uma assistência integral e humanizada, principalmente em crianças com síndrome nefrótica, o presente trabalho tem como objetivo analisar a sistematização da assistência de enfermagem prestada à crianças portadoras da síndrome nefrótica.

Pretende-se com esse estudo viabilizar a todos os profissionais da área de saúde um novo olhar a cerca da síndrome nefrótica, a fim de identificar sinais e sintomas e contribuindo no diagnostico precoce e oferecendo aos seus pacientes e suas famílias uma assistência de qualidade.

O presente trabalho é composto por introdução, referencial teórico que apresenta sistematização da assistência de enfermagem a crianças com síndrome nefrótica.  Uma metodologia que utilizou os artigos científicos provenientes de buscas online, livros, manuais, protocolos, textos e publicações cientificam. Que foram analisados utilizando as palavras chaves: Enfermagem, profissão, criança com síndrome nefrótica.

Traz também os resultados e discussões e as considerações finais que evidencia as transformações da enfermagem no que se refere tanto os padrões e valores quanto à formação de sua base científica. E a assistência de crianças com síndrome nefrótica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodologia

 

Desenho do estudo

 

Este artigo foi produzido como base em uma  revisão bibliográfica de natureza qualitativa, de caráter descritivo. Para Immanuel Kant (2001), a pesquisa bibliográfica é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação, quer dizer, após a escolha de um assunto é necessário fazer uma revisão bibliográfica do tema apontado. Essa pesquisa auxilia na escolha de um método mais apropriado, assim como num conhecimento das variáveis e na autenticidade da pesquisa

Sobre pesquisa, Gil (2002) também fala em “procedimento racional e sistemático”, e para ser realizada é imprescindível métodos e caminhos técnicos, dentre os chamados procedimentos científicos. Pode-se dizer que neste alicerce funda-se o edifício da ciência, na qual a construção dos conhecimentos é forjada com rigor, cuidado e parâmetros que oferecem segurança e legitimidade às informações descobertas.

Lakatos e Marconi, (2006) afirmam que a pesquisa bibliográfica “abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema em estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo que já foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferências seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas quer gravadas.

Ressaltada a importância da pesquisa bibliográfica na edificação de um projeto de pesquisa, fica claro a pertinência de um trabalho voltado para esse primeiro passo. Assim como as demais etapas do processo investigativo possuem critérios, a pesquisa bibliográfica também os possui. O apontamento destes é um dos objetivos do nosso trabalho.

A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. Consistem no levantamento, seleção, fechamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa.

A pesquisa bibliográfica será realizada com levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisados, em artigos, em livros, revistas, jornais, boletins, monografias, teses, dissertações com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo o material já escrito sobre o mesmo e que o estudo descritivo consiste em descrever um fenômeno ou situação, mediante um estudo em determinado espaço de tempo.

 

Amostra

A amostra foi feita utilizando a busca sistematizada em bancos de dados eletrônicos como: Medline, Bireme e Scielo, artigos, dissertações, e livros, que tratam sobre a Enfermagem, e o Cuidar de Crianças com Síndrome Nefrótica. Os artigos selecionados foram submetidos a dois testes de relevância (Teste de Relevância I e Teste de Relevância II), a fim de determinar se estes estariam inclusos no universo amostral.

 

 Coleta de dados 

É muito importante a busca da literatura porque serve também para próprio autor do trabalho, aumenta seu conhecimento do assunto e torna mais claro seu objetivo, pode até mesmo perdê-lo, se este não estiver bem formulado. O contato com os desenvolvimentos já alcançados por outras pesquisas pode reforçar a necessidade do cumprimento dos objetivos anteriormente propostos ou, pode, ao contrário, torná-lo insignificante em função dos mesmos avanços mencionados.

Para o pesquisador, notadamente no momento da pesquisa bibliográfica, a revisão de literatura é uma ferramenta importante para otimização do trabalho de investigação, pois “[...] propicia ao pesquisador tomar conhecimento, em uma única fonte, do que ocorreu ou está ocorrendo periodicamente no campo estudado, podendo substituir a consulta a uma série de outros trabalhos. [...]” (NORONHA; FERREIRA, 2000,).

             Os documentos usados para esta pesquisa foram coletados em fontes on line e impressas. Considerando o critério de publicação no período 1995 a 2010 em língua portuguesa e inglesa, relacionado ao tema. As palavras-chave utilizadas para a busca via Internet foram: Enfermagem, profissão, criança com síndrome nefrótica,assistência de enfermagem.Os documentos oriundos das fontes impressas foram pesquisados na biblioteca da Faculdade Anísio Teixeira  em Feira de Santana, Bahia ,considerando sua relação com o tema de pesquisa e publicados no período 1995  a 2010 em língua portuguesa.

  Foram utilizados nesta pesquisa 45 artigos, 29 livros que foram submetidos ao teste de relevância I, o qual determinou quais os artigos seriam incluídos na pesquisa e quais serão excluídos.

A pesquisa realizada em fontes on line e impressa resultou em 45 resumos, submetidos ao Teste de Relevância I, o qual determinou quais artigos seriam incluídos na pesquisa e quais artigos seriam excluídos da mesma. O Teste de Relevância I foi aplicado aos 45 resumos por dois avaliadores (A.S.R. e G.N.D.), os quais identificaram 26 resumos aprovados no Teste de Relevância I e 19 reprovados no teste.

Os resumos selecionados tiveram seus artigos lidos na íntegra pelos avaliadores, que aplicaram o Teste de Relevância II segundo os critérios descritos. O Teste de Relevância II foi aplicado a 26 artigos, o que resulto em 4 selecionados e 22 excluídos devido a não especificação do tipo de estudo e objetivos, bem como a não especificação do tratamento aplicado aos pacientes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

 

A pesquisa buscou identificar e analisar a metodologia utilizada nas publicações em saúde. Os quatro (4) artigos selecionados para a pesquisa bibliografia em questão, serão apresentados em forma de quadro e analisado a fim de responder a nossa pergunta e o objetivo que é analisar a sistematização da assistência de enfermagem em crianças com síndrome nefrótica.

 

Quadro:

Título do artigo

 

Autoria, local e ano da publicação

Formação profissional dos autores

Objetivos

Tipo de estudo

Discussão

 1-Enfermagem e famílias de crianças com síndrome nefrótica: novos elementos e horizontes para o cuidado

 

Rosa Lúcia Rocha Ribeiro

 

Semiramis Melani Melo Rocha

 

Florianópolis – 2007

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enfermeiras Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP/USP

O artigo apresenta a síntese de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender o cuidado às crianças com Síndrome Nefrótica.

Pesquisa qualitativa

Os autores trazem como a equipe de enfermagem , teve compreender que o dialogo com a família da criança é a primeira condição para o entendimento da patologia da criança.

2-Síndrome nefrótica primária grave em crianças: descrição

clínica e dos padrões histológicos renais de seis casos

Márcia Camegaçava Riyuzo

 

 Rosa Marlene Viero

 

 Célia Sperandeo

 

Macedo Herculano Dias Bastos

 

RJ - 2006

Professoras-assistente; doutora da Disciplina de Nefrologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina

Os autores relatam os casos de seis crianças com síndrome nefrótica primária grave de padrão histológico

renal incomum na rotina cotidiana dos nefrologistas e patologistas.

Pesquisa exploratória

Os autores afirmam que uma classificação e diagnóstico da Síndrome nefrótica deve se baseada em vários critérios e sinais e sintomas.

3-Crescimento e composição  corporal em crianças e adolescentes com síndrome nefrótica cortiço -  dependente

 

Iza de Castro Oliveira

Vera Maria Santoro Belangero

SP - 2009

 

Medicas Nefrologistas pediátrica

Esse estudo avaliar crescimento e composição corporal em crianças e adolescentes com Síndrome Nefrótica Córtico-Dependente (SNCD).

Estudo retrospectivo e transversal

As autoras relatam que as crianças que fazem uso continuo de corticoides tem déficit importante no crescimento.

4-Síndrome Nefrótica em crianças : uma revisão histórica do século xx.

Marcelo Militão Abrantes, Eduardo Araújo de Oliveira, Joel Alves Lamounier, José Silvério dos Santos Diniz, Luis Sérgio Bahia Cardoso e Ryan Jefferson Villar Gonçalves

BH, 2004

Medicas e medicos Nefrologistas pediátrica

Artigo com objetivo de demonstrar os fatos históricos no conhecimento da

etiologia, patogenia, fisiopatologia e tratamento da Síndrome Nefrótica em

crianças.

Pesquisa

bibliográfica

Os autores faz uma compreensão que a síndrome nefrótica deve um grande avanço no tratamento principalmente nos quadros mais complexos da doença. 

 

Ao realizar a leitura dos artigos verificamos que todos apresentavam o processo metodológico utilizado, descrevia o tipo de pesquisa realizada, o método usado, bem como a forma de análise dos dados, fato que não dificultou a realização do estudo. Foi necessário realizar uma busca ao longo dos artigos para identificar o procedimento adotado. Acerca dos diversos aspectos da síndrome nefrótica na infância apresentou um grande progresso. Porém, a etiologia ainda permanece indeterminada e o conhecimento acerca das características relacionadas com resposta ao tratamento e prognóstico das formas histopatológicas mesângioproliferativa e glomeruloesclerose segmentar e focal ainda é escasso. Um grande avanço na compreensão da síndrome nefrótica, especialmente dos quadros complexos, poderá ser proporcionado pelos estudos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conclusão

Abordar o tema Síndrome Nefrótica em crianças não foi uma tarefa fácil. A busca de materias a respeito do tema foi bastante trabalhosa, pois encontramos estudos a respeito da S.N. e estes não estavam relacionados à assistência de enfermagem.

            Com a experiência de realizar este estudo, obtivemos um conhecimento cientifico muito importante para nossa futura profissão. Analisar  as etapas da doença, os tratamentos utilizados, os efeitos colaterais dos tratamentos, assim como o fator psicológico na abordagem dessas crianças com S.N., é algo que todos os profissionais de saúde e principalmente da enfermagem deveriam se aprofundar.

Considera-se também a importância e a necessidade do profissional enfermeiro no assistir a criança com intuído de prestar uma assistência integral e humanizada proporcionando apoio biopsicossocial, mediante do dialogo, orientações e atenção tanto para o paciente quanto para a família, utilizando os preceitos humanos, éticos e legais que lhe são conferidos.

Ao analisar os quatros artigos científicos sobre o tema estudado, todos informa a importância da sistematização da assistência de enfermagem em crianças com síndrome nefrótica, ressaltando a importância do profissional de enfermagem neste processo.

            Consideramos, diante do que foi proposto como objetivo deste estudo, que a enfermagem tem feito por meio do SAE, conseguir determinar as intervenções que lhe são cabíveis de acordo com os diagnósticos e quais são os resultados esperados para cada intervenção aplicada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

 

CIANCIARULLO, T.O. O desenvolvimento do conhecimento na enfermagem e sua importância para o cuidado. São Paulo, 2001

 

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de etiologia

científica. São Paulo: Atlas, 2006.

 

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São

Paulo: Atlas, 2006

 

PORTO, Celmo Celeno. Síndrome Nefrótica. Vademecum de Clínica Médica, 2007,

vol. 145. 2. edi., pag. 849- 850 - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan

 

SMELTZER, Suzane C.; BARE, G. Brunner & Suddarth. Tratado de enfermagem

médico-cirúrgico. Tratamento de pacientes com distúrbios urinários e renais.

v. 2, p. 1085-1132. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

 

WALEY e WONG. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção

efetiva. 5ª edição. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 1999

 

MURTA, Genilda Ferreira. Saberes e Práticas: Guia para Ensino e Aprendizado de Enfermagem. 3 ed. vol 3. São Caetano do Sul : Difusão Editora, 2007.p.253-266.

 

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,

2002.

 

Revista de Pediatria SOPERJ Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro

Composição Comitês Científicos SOPERJ Revista de Pediatria SOPERJ - v.7, no 1

(suplemento), abr. 2006.

 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA Departamento de Nefrologia da

AMB, Fundada em 1960 Biênio 2005 / 2006 Órgão Oficial trimestral da Sociedade

Brasileira de Nefrologia


Autor: Aline Santana Reis Cerqueira


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