Curriculo e avaliação



Profº Alexandre Costa da Silva*

Este currículo vem propor uma reflexão sobre os aspectos da avaliação escolar presente no cotidiano da mesma. O termo avaliação é bastante amplo e complexo, pois a mesma se encontra em um processo continuo e constante no ambiente educacional.

Desta forma a avaliação é uma atividade que requer legitimidade técnica e legitimidade política na sua execução. Sendo que cada profissional que esteja no papel de avaliador deve agir com a legitimidade da sua profissão, contudo o educador deve instituir e respeitar princípios e critérios pensados coletivamente, mencionados no projeto político pedagógico, no currículo e em suas convicções da sua posição social que desempenha a educação da escola.

A sociedade tem a concepção de que não se pode avaliar sem a obtenção de uma nota por sua produção. Avaliar pelo senso comum, se dá como medida, onde a mesma atribui um valor em forma de nota ou em conceito. Porém os educadores têm o dever de ir além do senso comum distinguindo avaliar do medir.

  Segundo Fernandes e Freitas (2008) fazem uma discussão interessante entre medir e avaliar. Para os autores a avaliação e uma atividade voltada para o futuro. Medir é parte da avaliação e refere-se ao presente e ao passado, visando obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes. Avaliar refere-se, aos autores, á reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro. Os autores ainda nos mostram uma nova perspectiva de avaliação possível, marcada pela lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da participação, da construção da responsabilidade com o coletivo, visando uma escola mais democrática inclusiva. Acabando com a concepção daquela avaliação punitiva, classificatória e excludente, pois o papel da escola é o de promover o crescimento, desenvolver possibilidades para que os sujeitos realizem aprendizagens de vida afora, socializar experiências, perpetuar e construir cultura. Uma avaliação capaz de auxiliar professores e estudantes a compreenderem de maneira mais organizadas seus processos de ensinar e aprender. Uma avaliação interativa, dialógica e formativa.

No processo avaliativo os educadores devem ser cautelosos para que este não se torne um processo seletivo e que o mesmo promova a exclusão dos estudantes, pois cada sujeito possui um ritmo diferenciado para assimilação dos conteúdos que por sua vez devem ser respeitados, pois à escola não devi ser vista como um local onde se aprende conteúdos definidos, mas devi ser considerada como um local onde se pensa e constrói relações com os objetos, pessoas e a sociedade, visando a inclusão de todos e o desenvolvimento da autonomia e auto-direção dos educando, com o intuito que esses estejam inseridos na construção de uma vida social inovadora.

No cotidiano na sala de aula, há uma estreita relação entre educador e educando que permiti a continuidade da manifestação de juízos de valor que é expresso nas observações e comentários no que se refere ao desempenho acadêmico, a conduta em sala de aula, valores e atos executados pelos educadores ou pelos estudantes. Estes juízos de valores intervêm para o bem ou para o mal, na relação professor e os educando, podendo a prejudicar a auto-imagem do estudante, o que causa a desmotivação no processo ensino-aprendizagem e do desenvolvimento do mesmo.

Os instrumentos avaliativos devem ser usados de forma cautelosa, pois os resultados decorrentes do mesmo não devem ser tomados de maneira definitiva e sim provisória, nesse caso o que o estudante não conseguiu atingir em um determinado momento poderá conseguir em outro, vale salientar a questão do tempo de aprendizagem que poucas vezes é levado em consideração no processo de aprendizagem. Na construção de instrumentos , quando é realizados a partir de programas e objetivos gerais, se distancia do propósito de se obter uma aprendizagem voltada para o respeito do tempo de aprendizagem dos estudantes, se preocupando somente com o cumprimento dos conteúdos programados que se espera que a escola ensine em um determinado tempo aos seus estudantes. Por tanto o educador não devi se restringir a esse tipo de instrumento, podendo elaborar outros que estejam de acordo com a realidade e as possibilidades de aprendizagem de seus educando, visando à valorização do potencial do estudante.

A auto-avaliação ainda não esta incluída na cultura brasileira. No entanto se quisermos formar cidadãos autônomos, críticos, ativo da sociedade, deveram ter consciência que esta pratica devi ser inserida no ambiente escolar, desde o planejamento realizado pelos educadores quanto no currículo. Apesar dos discursos pedagógicos terem tidos um avanço significativo, ainda se insiste em uma avaliação que desfavoreci a aprendizagem, pois e tida apenas como uma verificação, excluindo do processo de aprendizagem. Contudo determinar a avaliação com o intuito de uma prática formativa, considerando a auto-avaliação, torna-se imprescindível para o avanço em direção ao preenchimento das necessidades atuais do ensino aprendizagem.

O conselho de classe tem um papel muito importante no ambiente escola, este por sua vez deveria se destinar a criar estratégias para as intervenções pedagógicas com os educando, e com os grupos, propondo também  a criação de uma espaço voltado para o estudo e reflexão sobre as questões teóricas e os desafios encontrados no cotidiano escolar,tais como:a violência na escola,a forma de avaliação utilizadas pelos professores, as necessidades de estudantes  especiais, a avaliação das metas e princípios contidos dos PPPs e na execução junto aos estudantes construindo um vinculo entre a família e a escola. Por tanto o conselho de classe deixa de ser visto como um momento fechado, destinado a aprovação e reprovação e passa a ser trabalhado de maneira coletiva no trabalho docente, compartilhando assim as suas decisões.

Por fim deve-se ter o processo avaliativo como uma prática de aprendizagem, pois a avaliação esta inserida no processo ensino aprendizagem, como afirma Fernandes e Freitas (2008) “não ensinamos sem avaliar, não aprendemos sem avaliar”. Assim se desfaz o falso conceito da separação entre ensino e avaliação, vendo como o fim de um processo.

 AVALIAÇÃO

 No que se refere ao Sistema de Avaliação praticado nas escolas, entendemos que, da forma como ela se dá, faz da Avaliação um instrumento de classificação meritória e excludente, já que a Avaliação acaba por contribuir na definição de quem avança ou não, de quem fica ou se evade de quem “aprendeu” ou não “aprendeu”. Percebe-se, também, a utilização da Avaliação como forma de exercício de poder do docente na tentativa de promover a submissão do aluno (a).

 Entendemos ser necessário que todo (a) educador (a) compreenda e tenha claros os objetivos do Processo Avaliativo, as concepções de Educação e Avaliação, sua amplitude, os aspectos formais e informais, seus instrumentos e metodologias.

 A Avaliação, bem como todo o processo educativo, deve ser diagnóstica, tendo em vista uma tomada de decisão, deve servir principalmente ao professor, para conhecimento daquilo que precisa ser retomado.

 Devem ser discutidos e acordados com o aluno os conteúdos a serem trabalhados, os objetivos e significância de cada conteúdo, os critérios de avaliação, de forma a promover a autonomia do estudante, criando nele a responsabilidade por seus avanços e necessidades.

 A Avaliação deve respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem.

 Vale refletir sobre o tipo de avaliação que se efetua nos conselhos de classe, seus objetivos e resultados.

 É necessário que a Escola esteja aberta a ser avaliada pela comunidade que atende, pressupondo, com isso, a reflexão de uma prática pedagógica.

 A utilização de instrumentos avaliativos que possibilitem um acompanhamento maior por parte do aluno do seu processo de aprendizagem deve desencadear um processo de auto avaliação por parte do professor.

 Em resumo, algumas indagações necessitam ser claramente respondidas: avaliar o quê, para quê e como avaliar.

 

* Pedagogo pela Universidade de Pernambuco - UPE, campus Garanhuns


Autor: Alexandre Costa Da Silva


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