Ouça o que tenho a falar : uma análise da aprendizagem significativa na metodologia de ensino de língua portuguesa para surdos: o caso do instituto pedagógico de apoio ao ensino do surdo de sergipe – ipaese.



Ouça o que tenho a falar: Uma análise da aprendizagem significativa na metodologia de ensino de língua portuguesa para surdos: o caso do instituto pedagógico de apoio ao ensino do surdo de Sergipe – IPAESE.

RESUMO

O ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos encontra-se ainda eivado de indefinições. Diante de vários elementos que subsidiam tal situação, surgiu um questionamento que serve de esteio para a nossa pesquisa: será que as metodologias voltadas para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para os surdos os conduzem a uma aprendizagem na qual conseguem abstrair a verdadeira essência do que é repassado para seu engrandecimento intelectual? Para a sistematização desta pesquisa, a metodologia empregada foi a observação das aulas ministradas no Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe – IPAESE, durante os meses de outubro a novembro de 2011, período no qual realizamos estágio de regência na instituição; a pesquisa bibliográfica e a web-bibliográfica das fontes e dos teóricos relacionados ao tema, objetivando analisar a metodologia empregada no ensino da língua portuguesa. Realizada a pesquisa, chegamos à conclusão que, apesar de evidenciarmos que a pedra fundamental foi lançada, há ainda muito que se fazer e pensar em relação ao ensino da língua portuguesa para surdos.
Palavras-chave: Aprendizagem. Bilinguismo. LIBRAS. Surdo.

Download do artigo
Autor: Almiro Rodrigues Santos Filho


Artigos Relacionados


Surdez Em Sala De Aula: Reflexões Sobre O Ensino De Língua Portuguesa Para Alunos Surdos

O Multiculturalismo Na Educação Dos Surdos

Como Funciona O Processo De Transmissão Da Língua Portuguesa Na Educação Especial Para Surdos.

Ensino E Aprendizagem De Libras Na Educação Infantil

Educação Oralista Para Surdos

A Leitura Na Prática Escolar

Reflexão Sobre O Ensino De Língua Espanhola Para Brasileiros