Sonar - Investigação



Neste trabalho de laboratório de METAV, decidi fazer um teste com o apoio do SONAR baseado na queda de um objecto a uma determinada altura, neste caso uma borracha, obtendo resultados experimentais baseados na velocidade, posição e aceleração, tudo isto em relação ao tempo.

No primeiro teste foi calibrado o SONAR, onde escolhi uma distância/altura que me permitisse ter um resultado lógico e coerente.

Assim sendo após colocar, na posição vertical o SONAR como demonstra a Figura1, estabeleci uma distância de 0.600m, da superficie da mesa onde se encontrava uma placa que amortecia a queda, e durante alguns segundo tracei o gráfico de calibração(posição vs Tempo), sem nenhum objecto com o objectivo de verificar a altura exata.

Visto que o sonar só realiza medidas com confiança a partir do momento em que todos os objectos se encontrem a uma distância  superior a 15cm do aparelho, chamada zona morta, após calibrar o material iniciei a segunda traçagem, onde coloquei como ponto de queda/lançamento, o objecto a uma altura de 0.255m do SONAR, onde tracei o gráfico de posição, velocidade, e aceleração em função do tempo.

Para finalizar repeti o mesmo processo para uma altura superior mas mais proxima da zona morta, 0.150m.

De  referir que  como esplicado na figura1 o sonar tem o seu eixo do xx na vertical com o sentido da placa de amortecimento...

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


A Educação Continuada E O Ensino à Distância No Ensino Do Exército Brasileiro

A Fonte

Tenha Uma Banda Larga No Seu Cérebro

Ser Mineiro

Envelhecer

O Príncipe

Informática Basica