Conflitos desencadeados no processo de separação



FACULDADE DE SORRISO – FAIS/UNIC

CURSO DE DIREITO

 

Acadêmico: Kleyton Proenço de Oliveira

 

Conflitos Desencadeados no Processo de Separação

 

De acordo com uma pesquisa se notou que os conflitos vindos do processo de separação devem ser analisados baseando-se na percepção dos ex-cônjuges que se inter relacionam com alguns conceitos como:idade, sexo,idade, duração do casamento , motivo da separação, guarda dos filhos e com que intensidade esses conceitos  afetam ou não psicológico das pessoas.Mostrando que a intensidade do desgaste emocional dependera da complexidade da separação conjugal.

Os motivos que levam as pessoas a constituírem família não são mais como os de antigamente, onde a única razão era a união de nomes e interesses, pois houve alterações nos valores culturais e no ambiente social e econômico.Pois hoje há um individualismo do ser humano e não mais aquela divisão de papéis:marido –papel de dar sustento a família e mulher- cuidar da casa e dos filhos.A partir daí começam a haver mudanças no critério de escolha do parceiro, que não se da mais por conveniência e sim pelo bem estar,diminuição quanto ao numero de filhos, aceitação social da separação,freqüência troca de parceiros.

O bem estar de da união se da de acordo com a satisfação de cada cônjuge e a autonomia de cada um para lhe dar com os conflitos na família. Quando não há mais a possibilidade de mudança do que é insatisfatório dentro da relação o meio de lhe dar com isso é a substituição pelo que o satisfaça, ocasionando assim cada vez mais separações.

As lesões causadas no psicológico da pessoas variam de acordo com a complexidade da separação, podendo se agravar ainda mais se houver disputa de guarda,onde envolve  um laço de afetividade muito maior e desgastante. Esses e todos os outros interesses em comum do ex- cônjuge como a separação de bens causam distúrbios em vários aspectos como: depressão, desgaste emocional, ansiedade, intolerância e Disposição amorosa.

O que se deixa claro é que quanto maior a ligação entre o casal, abrangendo todos os aspectos, maior serão também as dificuldades posteriores a separação. Caso não haja resolução dos conflitos ainda dentro da união, o desgaste posterior será inevitável.


Autor:


Artigos Relacionados


SeparaÇÃo E DivÓrcio - Dicas PrÁticas

Diferenças Entre Divórcio E Separação

Diferenças Entre Separação E Divórcio

SeparaÇÃo Litigiosa. - Perguntas E Respostas

Emenda Constitucinal 66 ? Lei Do Divorcio.

Casamento E Separação Senado Aprova Pec Do Divórcio Que Extingue Tempo Para Se Casar Novamente

A Dissolução Dos Vínculos Afetivos Entre Casais