Trecho da reportagem da revista Guia Oficial ABF Franchising Expo 212



 Com crescimento em faturamento acima doa 10 % ao ano desde 2005, o segmento do franchising  tem sido um dos mais cobiçados pelos empreendedores . Em 2011, o setor faturou mais de R$ 88 bilhões e a expectativa é que ultrapasse  os R% 100 bilhões em 2012, com alta de 15%%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Hoje, o segmento conta com 2.031 redes, número que deve obter aumento de 8% neste ano.

 A economia mais estável dos anos 2000, comparada às décadas anteriores, permitiu esse crescimento. Agora, o planejamento no setor é mais estruturado e de longo prazo.

O modelo pré-formatado, que confere menores riscos aos empresários e investimentos mais controlados em relação aos demais segmentos, é um dos fatores que explicam o sucesso do franchising no Brasil. Mas não é o único. Especialistas em franquias são unanimes ao dizer que os executivos envolvidos na área, seja franqueador ou franqueado, estão mais maduros.

 Esse amadurecimento é reflexo da profissionalização do mercado de franquias. Com o tempo, os empresários perceberam que o cenário brasileiro, com forte potencial empreendedor, é propício ao crescimento sustentável do modelo.

E expectativa é que, em 2012, o segmento represente 3% do Produto Interno Bruto (PIB). Para acompanhar esse progresso, os franqueadores estão mais exigentes na escolha de seus franqueados e estes mais cuidadosos ao definirem a rede que querem representar.

“Claro que temos muito que aprender. Temos ‘gaps’ internos de formação de executivos e de mão de obra. Mas isso não é um problema apenas do franchising “ acrescenta a sócia da Vecchi Ancona , Ana Vecchi.


Autor: Vecchi Ancona


Artigos Relacionados


Franquia De Escola De Idiomas é Opção Para Empreendedor

Movida A Sorriso Saudável

Franquias Para Dentistas Recém-formados

Entenda Como As Identificar As Franquias De Dedetização

Entenda Como As Identificar As Franquias De Dedetização

Como Ter Uma Franquia Por R$39 Que Gere R$14.000 Em 90 Dias

“o Sucesso Das Franquias No Brasil”