Antropologia



l_ Conceitos elementares da analise antropologica

* culturas organicas

* diversidade> relativismo

ll_ Sociedades contemporaneas

* Como viver em sociedade na contradição?

* Relação entre grupos sociais

CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLOGICO

 

         Desde a antiguidade tem-se tentado explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas. O comportamento dos individuos depende de um aprendizado, de um processo chamado endoculturação ou socialização. A cultura como questão simbólica das representações. Os simbolos e a comunicação e a linguagem como representação de algo, expressando a compreensao de um grupo. Os rituais também como representações simbólicas de situações pelo grupo.

         Os ritos de passagem nas sociedades indigenas, o vestibular nas sociedades contemporâneas, o casamento e o batizado e etc.

         Muita gente acredita que os nordicos (estrangeiros) são mais inteligentes que os negros, que os alemães tem mais habilidades mecanicas, que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros, que os japoneses são crueis e traçoeiros, que os ciganos sao nomades e que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros e a luxuria dos portugueses. Os antropologos dizem que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Se transportamos para o Brasil, logo após o nascimento, uma criança sueca e a colocarmos aos cuidados de uma familia sertaneja, ela crescerá como tal e não se diferenciará mentalmente em nada de seus irmãos de criação. As pesquisas cientificas que os niveis das aptidoes mentais são quase equivalentes a todos os grupos etnicos. Endoculturação é o processo de aprendizagem. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormonios, mas em decorrencia de uma educação diferenciada.

         Há uma relação entre latitude e os centros de civilizações considerando o clima como um fator importante na dinamica do processo. Este tipo de determinismo demonstram que existe uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente fisico. A posição da moderna antropologia é que a cultura age seletivamente e nao casualmente, sobre seu meio ambiente “explorando determinadas possibilidades e limites de desenvolvimento para a nossa propria cultura.

Conclusão: A conclusão por ora é destinada a verossimilhança da cultura imposta entre os povos co-relacionando com a criação que cada um é destinado atualmente, tal fato deve-se inclusive a convivencia que os povos transmitem com suas crenças e religioes. Nao há o que questionar dos povos e de suas culturas, pois são pré-existentes a uma tradição que é imposta geração por geração, significando não intervenção etnicas, sociais, culturais e economicas.

 

 

 

 

 

 

 

Download do artigo
Autor: Lindamara Oliveira Souza


Artigos Relacionados


Encantadora

Disfarce

Abandono

Sem Comentário...

Sedutora

Se Você Me Quiser...

A Dor Eterna