Relacionamento afetivo



Relacionamento Afetivo

Wanderson Boareto

Resumo

Os relacionamentos afetivos dos adolescentes têm muito a nos ensinar.  O amor existe de verdade? Esta pergunta vem estimulando poetas e pensadores durante todos os períodos da história da humanidade. E na verdade quase todas as pessoas querem se relacionar afetivamente.

Palavras Chaves           

Relação Afetiva, Adolescentes, Fases, Amor.

O relacionamento afetivo é o desejo de grande parte das pessoas nas várias fases da vida. Entre todas as fases da vida dos adolescentes, essa é muito interessante, já que o adolescente tem por característica a ociosidade. Nessa fase os adolescentes sofrem muito, amam muito, querem muito e neste sentido eles se consideram o centro do mundo e tudo é para e ao redor dele.

O teólogo e escritor Frei Betto diz que o adolescente é o revolucionário sem causa. Sendo assim, os namoros surgem de maneira simples, o rapaz chega perto da menina e diz: quer ficar comigo? E assim, se ele tiver uma boa “pega”, como elas dizem, nasce o namoro. No entanto, é recheado de muito ciúme, proibições e crises, este namoro vai ganhando mágoas até que se finda.

Uma das coisas que me chama atenção como professor de ensino médio, ou seja, no convívio de perto com diferentes grupos de adolescentes, é quando terminam um namoro e conversando com as meninas pergunto o que houve? A resposta é sempre bem parecida: “Professor nós terminamos”. Eu quero morrer! E alguns dias depois ela está radiante, toda animada. Pergunto: qual motivo de tanta alegria? Já sei, voltou com o namorado... A resposta vem em tom enfático: estou em outra, a fila anda, afirma a adolescente.

Pensando nas relações afetivas de nós adultos como seria mais fácil se tivéssemos esta facilidade para resolver nossas paixões, mas a vida com o tempo vai sendo cada vez mais difícil no sentido das responsabilidades e da vida a dois, já que para ter um relacionamento sério e verdadeiro, depende transparência da relação e cumplicidade do casal.

Nesse sentido, os relacionamentos na adolescência são muito mais simples, e desfrutados com muito mais vivacidade, mesmo sendo mais superficiais no sentido do que querem para a suas vidas, mas sem dúvida são lindos de se observados por nós adultos.

Quando penso em relacionamento vem sempre à pergunta temos tempo para amar neste mundo competitivo? Muitos pensam que sim, outros pensam que não, e ambas as justificativas tem suas razões. Os que afirmam que o amor é vivido fundamentam-se no mundo dos sonhos e da poesia, que é tão real como nossa vida cotidiana. Os que afirmam que é impossível fundamentam-se nas desilusões, nas traições e na falta de tempo para dedicar ao outro de corpo e alma. Quem pensa assim, entente que os casamentos são contratos social de interesses e de conveniência e não de amor.

No entanto, todos nós amantes do amor, temos os dois pensamentos, dependendo da fase da nossa vida. Porém, viver uma grande paixão é algo mágico, fantástico e único, e tão verdadeiro que quando terminamos um relacionamento procuramos outro. Essa é a beleza da vida!


Autor: Wanderson Boareto


Artigos Relacionados


A Elite

A Vida E Seus Dilemas

Deve Ser Amor...

Frases De Reflexão

Poesia

Amor E Sua Dependência

Vida De Adolescente