Dificuldades de aprendizagens



RESUMO 

Muito tem se falado sobre as dificuldades de aprendizagem que as crianças enfrentam na escola, os motivos que levam as mesmas a fracassarem e o papel fundamental da família. Mas e a escola?O que ela pode fazer para ajudar seus alunos? O professor, a coordenação pedagógica e outros membros da equipe da escola? A escola deve ser um lugar onde as crianças sintam vontade de ir, que peçam aos pais para levarem e acima de tudo, um lugar que possibilite o conhecimento, a aprendizagem. Foram sugeridas algumas formas de atuação da escola frente às dificuldades de aprendizagem, sugestão simples e que poderiam ser implantadas em todas as escolas. A escola deve ter aluno como um aliado e não como um inimigo , o que esta acontecendo muito.O trabalho busca orientar os profissionais no sentido de reflexão da ação pedagógica, para que não se cometa o erro de pensar que as dificuldades de aprendizagem são sempre de ordem do aluno. Ocorrem as investigações no aprendizado do aluno e esquecendo que elas podem ser geradas pelo professor , quando este profissional, não esta aparecendo comprometido no processo de ensino-aprendizagem. São reflexões que devem ocorrer durante todo o processo , o caminhar do aluno dentro das escalas .A dificuldade de encenarem está aparecendo nas escolas , mas precisa-se o olhar atento dos coordenadores para que sejam diagnosticadas e trabalhadas com os professores , este é o intuito deste tema.Verificou-se que a definição do conceito é ampla e ás vezes equivocada, pois alguns profissionais da área da educação interpretam tais dificuldades como sendo deficiências tendo como visão geral o enfoque das dificuldades da criança no armazenamento e reorganização da experiência de aprendizagem. A dificuldade de aprendizagem faz parte de um contexto amplo, no qual é necessário analisar o aluno em seus diversos contextos, sejas eles de fatores culturais, sociais e até mesmo educacionais. Ê importante apontar que cada sujeito apresenta características individuais únicas,as quais podem destacá-lo positiva ou negativamente em relação aos demais. Cabe a escola , entretanto, proporcionar condições favoráveis para que todos indivíduos tenham oportunidades de aprendizagem ,valorizando. 

Palavras Chave:Dificuldades de Aprendizagem, Distúrbio,Escola

Download do artigo
Autor: Eloide Aparecida Carvalho


Artigos Relacionados


A Aprendizagem E Os Seus Desafios

Escola X Família No Contexto Escolar

As Dificuldades De Aprendizagem E A Necessidade De Adaptações Do Currículo Escolar

Dificuldades De Aprendizagem E Interação Nos Grupos Sociais

Os Problemas De Aprendizagem E A Baixa Autoestima Do Aluno

O Psicopedagog E As IntervenÇÕes Nas Dificuldades De Aprendizagem

Análise Da Recuperação Paralela No Ensino Fundamental