Palmadinha no filhinho ...



Gostaria de saber a opinião dos senhores congressistas e governo federal, sobre o fato que vou narrar.

Caminhando a pé por uma calçada me deparei com uma criancinha de uns três anos que chorava alto e esperneava ao solo num ponto de ônibus diante da mãe que, desconfortavel e pacientemente esperava passar o "calundu" da criança. Parei e fiquei observando durante muito tempo e a criança continuava chorando alto, esperneando, assanhada, toda suada e sujando a roupinha. Nunca vi tanta paciência de uma mãe porque eu já estava impaciente e algumas pessoas no local já estava irritadas e reclamavam dizendo que a mãe deveria dar umas palmadas na criança e fazê-la calar a boca de uma vez, porque assim deixaria o costume.

Para os pais que convivem com os filhos no dia-a-dia, uma solução que realmente corrige "calundus" de filhos pequenos é a palmadinha. Não existem outras. Uma rede de televião já fez uma enquete sobre o assunto e a maioria dos pais foram a favor.

Entendemos que os pais têm a esperiência e a sabedoria que os psicólogos e outros profissionais da área não conseguem adquirir nas faculdades porque lá só aprendem a teoria e muitas vezes são obrigados a seguir aquilo que foi convencionado por iniciativa de  alguns "sabidos e inteligentes", convenção essa que passou a ser protegida pela ética profissional.

Sabemos que a grande maioria dos senhores congressistas é composta de cidadãos ocupadíssimos com os seus negócios pessoais, com a política e com suas muitas e complexas ocupações legislativas, o que certamente lhes impede de estar sempre presente no dia-a-dia dos filhos. Desta forma fica-lhes difícil adquirir a experiência de como agir num caso de "calundu" como o acima relatado. Mas, como a matéria legislativa sobre a "palmadinha" foi concebida, certamente teve análise de uma comissão legislativa, talvez tenha sido ouvido algum psicólogo ou outro profissional da área, estando no plenário deveria ser votada. MESMO SEM CONSULTAR OS PAIS, OS MAIS INTERESSADOS, OS MAIS CONHECEDORES SOBRE O ASSUNTO, os congressistas sem a experiência que exigia o assunto, votaram por proibir os pais de aplicar a palmadinha que serviria para corrigir os "calundus" das crianças. Aprovado no poder legislativo, foi sancionado pelo poder executivo, passou a ser lei: pais que apicam palmadinhas nos filhos agora desobedecem à lei e estão passíveis de punição.

Agora pedimos a qualquer um dos congresistas para se colocar na situação daquela mãe com o filhinho chorando com "calundu" na calçada diante do público e lhe perguntamos: O QUE O SENHOR FARIA?

 


Autor: Jose Milhome Sobrinho


Artigos Relacionados


Palmadas.

Criança Pirracenta: O Que Fazer?

O Comportamento Dos Pais E Sua InfluÊncia

Os Pais, Como SÃo Importantes!

Os Pais E A Escolha Da Escola Para Seus Filhos

Escola X Família

Filhos Do Crack