Projeto de pesquisa - Preservação do meio ambiente



Universidade Federal da Paraíba

Universidade Aberta do Brasil

Centro de Educação

Ciências Naturais (Licenciatura a Distância)

Pólo: “Jairo Vieira Feitosa”

 

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

Professora: Ana Claudia de Queiroz Lira

Aluna: Leilany Campos Barreto

 

 

 

 

 

Projeto de Pesquisa

 

 

 

 

 

 

Pombal, 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                     

 

 

 

  “Se destruir as matas e preservar as cidades, estas não sobreviverão, mas, se                                                                                          preservar as matas e destruir as cidades, elas ressurgirão”.

(Flancrim)

             

 

 

 

 

 

TÍTULO DO PROJETO                                                                                                            

Preservação do Meio Ambiente

TEMA

Conhecendo e preservando o meio ambiental do município de Pombal – PB, através de um método qualitativo de pesquisa.

 

INTRODUÇÃO

Pombal possui algumas riquezas, dentre as quais: A cobertura vegetal dominante na área é a do tipo caatinga, hiperxerófila. Trata-se de uma formação vegetal com parte arbustiva de densidade variável, caducifólia, rica em cactáceas e bromeliáceas, e que apresenta formas de adaptação natural a visível carência d’água. Seus principais cursos d’água são o rio o Peixe, Piancó e Piranhas; o município está localizado na zona fisiográfica do baixo Sertão do Piranhas, na fachada ocidental do Estado da Paraíba, integram microrregião  n.0 95 -Depressão do Alto Piranhas. Seus Rios proporcionam uma bela paisagem natural atraindo turistas das regiões circunvizinhas; existem no Município diversas jazidas de pedra calcária e grandes áreas com argila, essa última, normalmente utilizada na confecção de tijolos e telhas, para construção civil. “A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.” (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental Temas Transversais: Meio Ambiente e Saúde, página 15.) Há indicio da existência de jazidas de minérios de valor, como ouro e mica apesar de nunca ter ocorrido exploração nesse sentido. Estes fatores atraem turistas e garimpeiros de muitos locais do mundo. Os alicerceis da construção de uma política ambiental, do desenvolvimento e da sustentabilidade foram discutidos a partir da II Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992(a Rio 92). Tudo isso torna o cenário ideal para o desenvolvimento de projetos ambientais, devido, principalmente, a população não compreender sua possibilidade em relação à melhoria da qualidade de vida e conservação do ambiente, sendo habitual: desperdício de água (lavagem de carros, motos, calçadas, etc.); queimadas em florestas para aberturas de novas roças e para limpeza dos campos; desmatamento (principalmente em Áreas de Preservação Permanente); lixo nas ruas, terrenos baldios e cursos d’água. A pesar de esse município possuir uma secretaria de meio ambiente, nada faz a população para preservá-la.

 

JUSTIFICATIVA

Pode-se perceber a existência de um passivo ambiente que afeta o município de Pombal – PB, devido, principalmente, aos impactos decorrentes de ações predatórias. Daí a necessidade de se adotar um plano para analise os aspectos ambientais. Devem ser avaliados entre outros: Conservação de ambientes naturais; fauna e flora; alterações dos recursos hídricos; degradação dos solos; contaminação por químico; alteração dos meios de vida da população; perda das paisagens e patrimônio cultural; geração de resíduos. “as pessoas cuidam do meio ambiente por duas razoes apenas: por amor ou por temor. Valem dizer, algumas pessoas conservam a natureza porque gostam, porque acham bonita, independente para ela servir para alguma coisa. Elas conservam por razões puramente afetivas. Outras conservam porque já ouviram falar no equilíbrio ecológico, porque tem medo de cortar a mata, assorear os rios, acabar com o oxigênio, a poluição dá doenças, etc. Assim, basicamente nós temos um fator afetivo e um fator cognitivo, este depende do conhecimento. A preocupação maior de um educador ambientalista deve ser o de desenvolver no aluno esses dois fatores. (OLIVEIRA, 1990, p.18). Busca-se a correta identificação dos problemas sócio ambiental do município para assim atingir o objetivo principal, que é a adoção de medidas que visem à melhoria na qualidade de vida e a conservação ambiental partindo da ótica da população. É facilitando encontrar uma estratégia de ação que permita a participação da comunidade e dos alunos para a resolução desses problemas, e neste caso, permitirá que projetos alcancem os objetivos a que se propõem, por exemplo: se for realizar um plantio de arvores para recomposição da mata ciliar, a comunidade irá auxiliar na conservação da mesma os alunos se quiserem ajudar na arborização das escolas poderão colaborar para um bom ambiente escola, pois compreenderão, em primeiro lugar, as causas e conseqüências do desmatamento. “Nenhuma abundância de recursos resiste ao impacto de uma exploração sem retorno.” (Paulo Nogueira Neto)

 

METODOLOGIA

Pelo fato de diferentes pessoas atribuírem valores diferentes para as mesmas causas, vamos utilizar uma metodologia bem simples: Diagrama de Venn (Jogo dos Círculos). Essa técnica, explicada mais adiante, auxilia na discussão sobre os problemas sócios ambientais que, direta ou indiretamente, estão envolvidas com o grupo.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO (PROCESSO DE ATIVIDADES)

O trabalho com os alunos devera ser desenvolvido em turno inverso, na sala de vídeo da escola, duas vezes por semana, durante três meses.

Nas primeiras reuniões será explicada a dinâmica dos trabalhos, aos professores e alunos. Na terceira semana reunião já começa o desenvolvimento do projeto com um dos problemas sócio ambientais do município e sua importância. O encontro seguinte já servira para iniciar as discussões sobre causas e conseqüências para cada um dos problemas mencionados pelos alunos. Essas discussões devem ocupar dois a três encontros. Depois se inicia a fase de discussões sobre as possíveis soluções que poderiam ser adotadas pela própria comunidade, que deve durar de dois a três encontros. Os alunos discutem livremente o assunto, cuidando apenas para que haja reflexão critica sobre os problemas e também estimulando a pesquisa extraclasse.

JOGO DOS CIRCULOS

Os alunos da Escola CAIC começam discutindo quais os principais problemas sócios ambientais são enfrentados no seu cotidiano e a importância desses problemas. O grupo vai representar cada problema por um circulo recortado em cartolina. O grupo de importância é representado pela distancia do circulo maior, o circulo da comunidade, que leva o nome do município. Ao redor ou dentro desse círculo são colocados os “círculos” representando os problemas, ou seja, quanto mais perto do centro do “circulo da comunidade” aparecem, maior é a sua atuação naquele local e vice-versa. O que se procura é estimular a discussão sobre cada problema citado pelos alunos, de forma a compreender melhor o seu inter-relacionamento, suas causas e seus efeitos. A possível identificação de soluções coordenadas para os problemas é o objetivo final de técnicas, visando reflexão de conhecimento e mudanças de hábitos.

 

 

HIPÓTESES

Considerando a devastação e a má conservação do meio ambiente do nosso município, procuramos através de nossa investigação verificar:

- se está havendo a construção da consciência ecológica na preservação do meio ambiente.

- a contribuição da exploração da área verde para a melhoria de vida da comunidade.

- a conservação dos patrimônios históricos do município.

 

OBJETIVO GERAL

- estimular a reflexão sobre os problemas ambientais (causas, conseqüências e soluções), para a mudança de hábitos que vivem a melhoria da qualidade de vida e conservação ambiental.

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS

- pré diagnosticar os principais problemas ambientais do município;

- avaliar metodologia em educação ambiental;

- incentivar o processo de sensibilização e tomada de consciência;

- chamar o poder público para a discussão e resolução de problemas.

 

CRONOGRAMA

Março de 2010 – reuniões preliminares com a direção da escola, secretaria de educação e professores; inicio dos trabalhos (discussões, causas e conseqüências);

Abril de 2010 – discussões sobre as possíveis soluções; inicio do desenvolvimento do projeto do grupo;

Maio de 2010 – encerramento do projeto na escola;

O projeto poderá se estender até o fim do ano letivo, dependendo do trabalho proposto pelo grupo.

 

ORÇAMENTO – RECURSOS NECESSÁRIOS

Sala, Xerox, impressão de material: disponibilizados pela escola;

Transporte: disponibilizado pela prefeitura de pombal;

Cartolina, pincel atômicos coloridos, papel sul fite, maquina fotográfica digital;

Professores – apoio na procura de materiais, tirar duvidas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRANCO, Samuel Murgel. O meio ambiente em debate. 3º Ed.. São Paulo: Moderna, 2004.

REIGOTA, M. Meio ambiente e representações sociais. São Paulo: Cortez.

BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001. 142 p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Coordenação de Educação Ambiental. A implantação da Educação Ambiental no Brasil. Brasília,1998. 166 p.

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental. Duque de Caxias: Editora UNIGRANRIO, 2000, 61p. (Coleção Temas em Meio Ambiente, n.1)

SITES

Informações sobre a cidade de Pombal. Disponível em: Pombal> Acesso em 27 maio de 2010

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Disponível em: . Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pombal_(Para%C3%ADba). Acesso em: 27 maio de 2010

O seu portal de Biologia e Ciência. Disponível em: Acesso em 27 de maio de 2010

Diagrama de Venn (“Jogo das Bolas”) Disponível em: < http://www.lead.org.br/article/view/398.>Acesso em 27 de maio de 2010

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Autor: Leilany Campos Barreto Campos


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