O uso de experimentos de baixo custo e atividades lúdicas no ensino de química
RESUMO
A Química é uma ciência fascinante, mas seu ensino pode se tornar muito complicado se resumido a teorias. Buscar métodos que simplifiquem este ensino é primordial. O presente trabalho procura entender se a aplicação de jogos e experimentos no ensino de Química pode amenizar este problema, fazendo do ensino-aprendizado desta disciplina um processo agradável. Para averiguar esta aplicabilidade foi realizado um estudo em duas escolas públicas da cidade de São Gonçalo do Amarante - CE, a saber, a Escola de Ensino Fundamental Maria do Socorro Gouveia e a Escola de Ensino Médio Waldemar Alcântara. Nestas escolas foram realizadas entrevistas com os professores e alunos por meio de questionários para verificar a situação das escolas e do ensino de Química por elas fornecido. As escolas não possuem condições adequadas de laboratório e nem aulas práticas periodicamente. Foram ministradas aulas em ambas as escolas, em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio. Em cada nível de ensino foi utilizada tanto a metodologia tradicional quanto aulas com jogos e experimentos. Cada aula foi avaliada com um exercício escrito, igual para as turmas do mesmo nível de ensino, e por meio de observação. Muitos alunos que estavam dispersos durante o início da aula se envolveram com o tema após o uso de jogos e experimentos. A utilização destes recursos promoveu tanto interação quanto um maior aprendizado. Assim, a Química deve contar com estas atividades para o seu ensino, uma fez que estas se mostraram eficientes neste propósito