Qualidade



Em nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentamos um assunto que deixou de ser privilégio de algumas empresas e passou a ser obrigação de todas: A Qualidade. Dentro desse tema abordaremos a importância e história da qualidade, o planejamento e controle da qualidade e a importância da padronização produtos e serviços. Abordaremos também as principais ferramentas utilizadas pelas empresas para a obterem a qualidade como: Cinco Sensos, Seis Sigma e o Benchmark. Nosso objetivo é demonstrar como a qualidade influência em uma empresa, e sua importância para a empresa se manter no mercado. Apontaremos à qualidade como uma estratégia de desenvolvimento e estratégia. Realizamos também uma enquête na escola Jose Sant’na de Castro, com aproximadamente cento e cinquenta pessoas, para saber sobre a qualidade no atendimento da cantina, onde em seguida propomos em um projeto algumas hipóteses e sugestões de mudança necessárias. Sendo assim concluímos que a qualidade é de grande importância e que atualmente o cenário do mercado é outro onde a qualidade passou a ser indispensável e não mais um fator de diferenciação. Entretanto é de grande importância que a empresa toda deve se comprometer com os objetivos de qualidade, voltados a um processo de melhoria continua.


Palavras chaves: qualidade, ferramentas da qualidade, padronização, processos.

Download do artigo
Autor: Ana Elisa Ribeiro Vieira


Artigos Relacionados


Gestão Democrática _ Um Desafio Para A Melhoria Da Qualidade Do Ensino

A Qualificação Permanente Do Servidor Da Uespi: Desafios E Perspectivas

Inclusão Escolar: Uma Práxis Possível?

A Importância De Atividades De Lazer Para Qualidade De Vida Dos Idosos Asilados

A Logística Como Arma Da Competitividade

Empreendedorismo – Iniciativa E InovaÇÃo

A Questão Da Qualidade No Ambiente De Trabalho