Trabalho de metodologia para a faculdade univercidade castelo branco



 RESUMO

As pessoas com algum tipo de deficiência tem que à cada dia superar  novos desafios impostos a essas pessoas, como: calçadas com buracos, transportes  precários que não consegue obter o resultado que deveria ser obtido, e até na área  tecnológica essas pessoas ainda precisam que ajudem, para ter tal acesso. Algumas  restrições são impostas aos portadores de deficiência os inibindo de poder usufruir  uns de seus principais direitos, lembrando sempre que os deficientes sejam físicos  ou mentais não são incapazes de se ter uma vida pessoal ou profissional como  qualquer outra pessoa, isso se a mesma tiver a respeito de suas aptidões podendo  superar qualquer outra pessoa. Há muitos anos portadores de necessidades  especiais lutam para garantir o seu direito de viver com igualdade perante a  sociedade. Apesar de toda luta o preconceito, a falta de informação é seus maiores  problemas. Com isso os deficientes avançam no reconhecimento da igualdade de  seus direitos. 


1. CAPÍTULO

1.1 INTRODUÇÃO

Algumas restrições são impostas aos portadores de deficiência os inibindo de poder usufruir uns de seus principais direitos, o direito de ir e vir, lembrando sempre que os deficientes sejam físicos ou mentais não são incapazes de se ter uma vida pessoal ou profissional como qualquer outra pessoa, isso se a mesma tiver a respeito de suas aptidões podendo superar qualquer outra pessoa.
Desde o final do século XIX os deficientes físicos e mentais vêm se beneficiando das mudanças sociais ocorridas, embora as mudanças ainda não sejam o suficiente para a quantidade especificada de pessoas com deficiência, mas ainda a muito que se fazer sobre a acessibilidade tanto em nosso país quanto em nosso bairro.
Direitos humanos, democracia e acessibilidade são indissolúveis, cada pessoa é única e singular e precisa conviver com toda sociedade oferecendo seu saber na busca do aperfeiçoamento, sendo que para isso essas pessoas especiais também necessitam de ambientes adaptáveis ao seu estilo de vida.
Há muitos anos portadores de necessidades especiais lutam para garantir o seu direito de viver com igualdade perante a sociedade. Apesar de toda luta o preconceito, a falta de informação é seus maiores problemas. Com isso os deficientes avançam no reconhecimento da igualdade de seus direitos.
Começando a pesquisa referente à acessibilidade entre as pessoas com deficiência, foi verificado e analisado pelo grupo a parte em que a acessibilidade é muito precária em algumas partes e em outras já não se é tanto precário se tendo instalações preparadas para os usuários portadores de deficiência.
Andando um pouco por realengo no dia-a-dia, indo e voltando da universidade foi sendo avistado como esta a situação do bairro onde fica localizado nossa universidade separada pela região do centro do bairro e demais regiões.
O bairro situado na zona oeste fundando no dia 20 de novembro de 1815, hoje em dia é um bairro organizado em uma parte e em outra ainda esta em desenvolvimento.A maioria dos grandes estabelecimentos é adaptável, com rampas para cadeirantes e entrada especial para deficientes físicos, a maioria das empresas que tem isso como padrão em todas são as agências bancárias, porem internamente falta caixas eletrônicos adaptáveis para pessoas com deficiência motora, onde os caixas ficam em alturas cujo uma pessoa com deficiência motora não alcança os caixas. Embora o centro de realengo tenha acesso a rampa para cadeirantes, há o problema das calçadas com buracos dificultando o trajeto de quem tem deficiência, inibindo o trajeto e o uso de serviços que são de direitos de cada um.
Já olhando para o lado menos frequentado de Realengo onde se encontram os hospitais Albert Schweitzer e próximos a av. Brasil, foi feito uma pesquisa e o que foi visto foi algo surpreendente, as ruas são totalmente inacessíveis a deficientes, calçadas em mau estado e com má conservação das ruas, o que impossibilita uma pessoa com deficiência de poder se locomover pelo bairro onde reside.
Realengo como citado anteriormente é divido suas partes, o lado menos conhecido de realengo a situação referente a acessibilidade é totalmente esquecido calçadas são mau conservadas, inviabilizando totalmente a inda e vinda de pessoas portadoras de necessidades especiais.
A partir do próximo capitulo será abordado todo um trabalho focado a acessibilidade referente a situação dos deficientes físicos motores onde hoje a situação de preocupação se parece ser mínima próximo a outros estados do nosso pais e a países fora a situação do Brasil.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


A Inclusão De Pessoas Com Deficiências No Mercado De Trabalho

Visão Geográfica Das Dificuldades Dos Deficientes, Frente Aos Meios De Comunicação E A Comunicação Na Cidade...

O Uso Da Tecnologia Para Auxiliar Na EducaÇÃo De Pessoas Com DeficiÊncia Visual

A InclusÃo Do Aluno Com DeficiÊncia Visual No Ensino Superior

Visema E Fonema Na Comunicação Do Surdo

Inserção Dos Deficientes Visuais No Mercado De Trabalho

O Serviço Social E A Inclusão De Pessoas Com Deficiência