Pressão Arterial: você tira, mede, verifica ou afere – qual o termo mais correto?



“Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo”
(MATEUS, 8:7)
Em quanto isso, me disseram: “os médicos tratam e os enfermeiros cuidam!”

A saúde e a segurança é um direito de todos,1 logo abrange, também, os colaboradores,2 não exclusos, dos funcionários!3 O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO. É a parte integrante dos programas de higiene, segurança e medicina do trabalho “mais” envolvido nas ações prevencionistas4 das empresas. Inclusive, com a faculdade de serem adicionados, opcionalmente, atos preventivos com foco nas doenças, “consideradas”, não ocupacionais.5 Deste modo, sendo assistido pelo gerente de recursos humanos, o médico coordenador, pode promover ações de qualidade de vida e assistência aos empregados.6 Dentre tantas, como por exemplo, com as famosas campanhas de controle da Pressão Arterial (PA).

 

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), talvez, por se tratar de uma entidade clínica, etiologicamente, pouco conhecida e, a prova é que, não se conhece as causas do afinamento das artérias, consequentemente, não se conhecendo a própria cura. Em meio a outros os aspectos, verdadeiramente, é de se destacar o histórico familiar positivo – quiçá, afastando a sua correlação com o trabalho. Entretanto, porque não considerar os agentes etiológicos e os fatores de riscos de natureza ocupacional, que comprovadamente,7 temos como nexo causal o trabalho e o agravo, ou a doença e labor. Ao certo, as causas poderão ser evidenciadas, através de perícia médica8 ou por perícia técnica de engenharia de segurança do trabalho.9 Porquanto, isso, é assunto para outro estudo.

 

Diante dos argumentos apresentados, percebe-se que a expressão do termo correto, em todos os casos, será sempre um preceito de prevenção e segurança. Isto posto, não se eximindo do já existente jargão popular, confirmando, que: “se TIRARMOS a nossa pressão arterial, certamente morreremos”. Somente com isso, percebemos que não se deve tirar a pressão arterial de ninguém.

 

Considerando, as Diretrizes de Hipertensão Arterial (DBH VI, 2010, p. 4) versando que o diagnóstico da HAS é realizado “pela detecção de níveis elevados e sustentados de PA pela medida causal.”. Sendo, portanto, o termo: MEDIDA, o resultado “X” dessa equação. Ou seja, o carro-chefe do procedimento.  

 

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) envolve o obreiro como um todo. E, no âmbito familiar, devido às novas orientações a Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA), recomendada-se à identificação da hipertensão do avental ou jaleco branco10 Para tanto, podendo-se, seguir os métodos abaixo mencionados, por pessoal devidamente capacitado:

 

a)      Lavar as mãos; (...)



















Download do artigo
Autor: Erlon Cazumbá Cardoso


Artigos Relacionados


Pressão Arterial

A Importância Do Conhecimento Do Sal Na Comida Para O Controle E Prevenção Da Hipertensão

Conhecendo Parauapebas

Desenvolvimento Dos Estudos Línguisticos: Uma História Sem Fim.

Portaria Conjunta Nº 001 – Smf/smp, De 05 De Agosto De 2009

Resenha Do Filme ''uma Mente Brilhante''

Instrução Normativa N.º 001 De 27 De Setembro De 2010